Acesso externo ao seu Home Assistant: Diversas formas!

Este tópico apresenta as diversas formas de configuração para obter acesso externo à instância do seu Home Assistant.

Mas antes de qualquer coisa primeiro verifique se a sua conexão de internet está em CGNAT!

Verificando CGNAT:

Mas o que é um CGNAT?

CGNAT, ou Carrier Grade Network Address Translation, é um intermediário entre sua rede doméstica e a internet, implementada a nível de provedor de acesso.

Provedores de acesso a internet estão compartilhando os escassos endereços IPv4 entre diferentes consumidores. Antes da crise de IPV4, existiam dois tipos de consumidores: aqueles com um IP dinâmico, que recebiam um endereço para seus dispositivos a cada conexão, e aqueles com um IP fixo, que pagavam mais caro, mas tinham sempre o mesmo endereço IP fixo e poderiam, se assim o desejassem, hospedar serviços de internet. A semelhança entre os dois tipos de clientes é que ambos contavam com um IP único, exclusivo, para identificação e conexão. Leia mais sobre aqui.

Entretanto, com a adoção do CGNAT, os provedores de acesso pode atribuir o mesmo endereço IP para diferentes usuários ao mesmo tempo, direcionando-os através de portas diferentes.

Então você pode estar compartilhando o mesmo IP externo com outros usuários e dessa forma não é possível realizar acesso externo ao Home Assistant, você deveria ter um IP único.

Mas como verificamos isso?

Para verificar se você está em CGNAT clique aqui e siga os passos abaixo.

1 - Verifique o endereço IP da interface WAN do seu modem (IPv4 Público):

Neste exemplo vamos assumir que seja 189.1.1.136.

2 - Acesse o site https://www.meuip.com.br/ e verifique o endereço IP que aparece.

Se o endereço IP mostrado no roteador for igual ao endereço IP mostrado no site, o seu endereço IP é público e você não está sob uma rede CGNAT.

Caso os endereços IP mostrados no roteador e no site forem diferentes você está sob uma rede CGNAT.

Sabendo se está ou não em CGNAT fica mais fácil escolher o tutorial em qual seguir para configurar o seu acesso externo! Temos diversas alternativas, existem pagas ou gratuitas, para usuários com ou sem CGNAT, veja a que mais se enquadra na sua situação olhando a tabela abaixo.

Resumo das alternativas:

Alternativa Tipo Modalidade Permite usar Alexa Smart Home Permite usar Google Assistant Funciona em Rede CGNAT Necessita Porta Aberta na Rede
1 Home Assistant Cloud Acesso Nativo Pago Sim, Nativo Sim, Nativo Sim Não
2 DuckDNS + NGINX Acesso Direto Gratuito Sim, com skill Smart Home Sim, com Projeto Não Sim
3 DuckDNS Acesso Direto Gratuito Sim, com skill Smart Home (desde que use HTTPS na porta 443 ou 8443) Sim, com Projeto (desde que use HTTPS) Não Sim
4 Cloudflare Tunnel Acesso via Tunnel Gratuito Sim, com skill Smart Home Sim, com Projeto Sim Não
5 DDNS usando domínio próprio + integração Cloudflare Acesso Direto Gratuito Sim, com skill Smart Home (desde que use HTTPS na porta 443 ou 8443) Sim, com Projeto (desde que use HTTPS) Não Sim
6 Tailscape VPN Acesso via VPN Gratuito Não Não Sim Não

Tutoriais de Acesso Externo ao Home Assistant:

1) Acesso nativo via Home Assistant Cloud (Nabu Casa) - Pago:

image

A forma mais simples e nativa de acessar o Home Assistant externamente, porém com custo mensal. Assinando o Home Assistant Cloud vai estar apoiando o projeto open soucer que é o Home Assistant.

2) Acesso direto via DuckDNS + NGINX - Gratuito:

Acesso externo através dos add-ons DuckDNS e NGINX em HTTPS sem desabilitar o acesso interno via HTTP. Permite o uso do aplicativo móvel na rede interna mesmo em modens sem configuração de DNSRelay.

3) Acesso direto via DuckDNS - Gratuito:

Acesso básico através do add-on DuckDNS.

4) Acesso via Cloudflare Tunnel - Gratuito:

Acesso através do add-on Cloudflare Tunnel, é possível realizar o acesso mesmo se estiver em uma rede CGNAT.

5) DDNS usando domínio próprio + integração Cloudflare - Gratuito:

6) Acesso via VPN Tailscape - Gratuito:

image

Acesso gratuitamente através da VPN Tailscale.

Aplicativo do Home Assistant:

Agora que já tem acesso externo já pode utilizar o aplicativo do Home Assistant em qualquer lugar com internet para acessar externamente. Utilizando o aplicativo do Home Assistant terá os sensores do seu smartphone disponíveis no Home Assistant para criar automações.

1 Like