Acesso externo: DDNS usando domínio próprio + integração Cloudflare!

Este post tem o objetivo de mostrar como configurar um domínio próprío para ter o seu DNS atualizado pelo Home Assistant, seria um DNS dinâmico com domínio próprio em subsituição do DuckDNS ou outro serviço DDNS.

Para isso é usada a integração do Cloudflare para fazer alterações no DNS do seu domínio, logo é necessário a alteração dos DNS server do seu domínio para o Cloudflare. Caso você use o domínio para outras aplicações deve ter atenção se essas alterações não irá impactar o uso.

Com o domínio próprio você poderá usar as alternativas abaixo para acessar o seu Home Assistant externamente, sendo que apenas a alternativa deste post necessita do DNS dinâmico configurado. Eu recomendo configurar ambas para ter ambos os metódos para acesso externo disponíveis.

Alternativa Tipo Modalidade Permite usar Alexa Smart Home Permite usar Google Assistant Funciona em Rede CGNAT Necessita Porta Aberta na Rede
DDNS + NGINX (mostrado nesse post) Acesso Direto Gratuito Sim, com skill Smart Home (desde que use HTTPS na porta 443 ou 8443) Sim, com Projeto (desde que use HTTPS) Não Sim
Cloudflare Tunnel Acesso via Tunnel Gratuito Sim, com skill Smart Home Sim, com Projeto Sim Não

Criação de domínio próprio:

Uma alternativa de bom custo benefício para domínios próprios para uso com o Home Assistant é os domínio com categoria .NOM.BR. É uma categoria de domínios voltada para pessoas físicas.

A categoria .NOM.BR possui um formato específico com 2 campos, sendo que não podem ser utilizadas palavras reservadas, como por exemplo o “www”. O preenchimento deve ser realizado da seguinte forma: nome1.nome2.nom.br

Para consultar a disponibilidade e registrar seu domínio consulte o Registro.BR. Lembre que para domínios da categoria .NOM.BR deve ser usado o nome de domínio no seguinte formato: termo1.termo2.nom.br (o termo 1 e 2 pode ser relacionado ou não ao seu nome).

Configuração do DNS do domínio:

Acesse dash.cloudflare.com e clique em Adicionar um site:

Digite o endereço do site e clique em Adicionar site:

Selecione o plano Gratuito e clique em continuar:

Será feito um escaneamento dos registros DNS do seu site, certifique que exista um registro tipo A criado. Caso não exista, crie uma entrada com os dados a seguir e salve:

Tipo Nome Endereço IPv4 Status do proxy TTL
A @ seu endereço IP Ativo Auto

Após incluir a entrada DNS e salvar clique em Continuar.

Você será soliciitado a alterar os servidores do seu domínio para os servidores DNS da Cloudflare, será exibido no item 4 os nomes de DNS a serem configurados no domínio.

Você deve acessar a configuração do seu domínio e alterar os servidores DNS para os informados na Cloudflare:

Criação do Token da API Cloudflare:

Acesse a página de configuração do seu site no Cloudflare e localize na lateral direita da tela (parte inferior) as informações sobre a API e clique em Receba seu token de API:

image

Clique em Criar token:

Clique no botão Usar modelo para Editar DNS de zona:

Configure Permissões e Recursos de zona conforme a seguir e clique em Continuar:

Permissões:
Zona DNS Editar
Zona Zona Ler
Recursos de zona:
Inlcuir Zona específica selecione seu domínio

Revise as informações e clique em Criar token:

Será mostrado o Token de API que será usado no Home Assistant, copie o token:

Configuração da integração no Home Assistant:

Acesse Configurações > Dispositivos e Serviços > Adicionar integração e selecione a integração Cloudflare ou clique no botão image

image

image

Cole o token da API do Cloudflare e clique em enviar:

image

Selecione o registro que será atualizado com o seu endereço IP (pode ter mais de um registro dependendo da configurações dos seus registros DNS, selecione o que você quiser o seu Home Assistant fique acessível por ele) e clique em Enviar:

image

Se tudo ocorreu bem será apresentada a mensagem de sucesso.

image

Tempo de atualização:

A integração atualizará os registro DNS a cada hora, mas também é possível realizar a atualização manualmente ou via automações a qualquer momento usando o serviço cloudflare.update_records.

Configurando o acesso externo:

Para configurar o acesso externo você precisa apenas redirecionar a porta 8123 para a porta 8123 do IP do seu Home Assistant, por exemplo:

A partir daí você poderá acessar o seu Home Assistant externamente através da URL http://meu.dominio.nom.br:8123.

Lembrando que o acesso direto irá funcionar apenas se você não estiver sob rede CGNAT. Se esse for o seu caso as alterativa para você são: Home Assistant Cloud (pago) ou Cloudflare Tunnel (gratuito).

3 curtidas