App do Home Assistant! Tenha seu HA no seu Smartphone! Sensores do Smartphone no HA! (Android e iOS)

favicon-192x192-full Sem título

Android / iOS

Com o aplicativo do HA além do acesso ao HA pelo seu smartphone também são importados os sensores do seu smartphone como entidades para o uso em automações!
São equipes diferentes que programam as versões de Android e iOS então pode ter algo diferente.
A quantidade de sensores varia de aparelho para aparelho.

Para esse tutorial é essencial ter acesso externo ao seu Home Assistant:

Baixe o aplicativo:

Para Android:
Pode ser usado em celulares e tablets Android.

Para IOS:
Pode ser usado em Iphone, Ipad, Mac e Apple Watch.

Vá até a loja de aplicativos do sistema do seu smartphone e baixe!

Com ele já instalado. abra e coloque a URL do seu acesso externo ao Home Assistant, como no exemplo: https://xxxxxx.duckdns.org:8123

Coloque seu usuário e senha do seu Home Assistant e clique em Próximo.

Preencha um nome para o seu smartphone e habilite a localização do seu smartphone.

Agora tem acesso ao seu Home Assistant.

Para ter os sensores do seu smartphone no Home Assistant clique no menu e vá na opção “Configurações”.

Vá em “Aplicativo móvel”.

Clique em Gerir Sensores.

Para habilitar os sensores precisará entrar em um por um e ligar a opção para habilitar.

No seu Home Assistant vão aparecer os smartphones.

7

Vão aparecer os sensores habilitados.

Para dispositivos com MacOS é só baixar na loja da apple!

8

Vai ter os sensores do dispositivo também.

Um abraço!

Vídeo:

Dica de automação:

Extensão do Home Assistant para Chrome/Edge e Firefox!

5 Likes

Meus parabéns e muito obrigado pelo ótimo tutorial e por ajudar a nos que temos menos conhecimento no home assistant.
Grande abraço

1 Like

Tutorial atualizado! O aplicativo do Home Assistant mudou!

2 Likes

É possível criar no HA um perfil para outros usuários da família “somente leitura” ? O intuito é instalar o app nos celular da família para utilizar esses sensores como gatilho de automações. Porém, teria que ser um perfil "somente leitura, sem nenhuma possibilidade de alteração. Alguém sabe como proceder ? Obrigado !!!

Acredito que é possível fazer isso pelo HA e vc define quais abas são visíveis pra qual usuário.

1 Like

Eu fiz isso aqui para minha filha, criei um usuário no HA especifico para ela e deixei desmarcado a opção de Administrador, desta forma ela não consegue alterar nada e também não consegue acessar alguns Menus. Da também para outros menus que aparecem ainda, serem removidos da visualização do usuário.

1 Like

Vou testar aqui, muito obrigado !!!

1 Like

@luizhgois , poderia compartilhar um passo a passo de como fez o procedimento, fiz vários testes para criar um usuário restrito, mas sem sucesso:
1 - Se o usuário logar, mesmo sem perfil administrador, consegue atuar em 90% dos menus e dispostivos, ligar, desligar, excluir, etc;
2 - Se bloquear o usuário para que ele não consiga logar no app, mesmo que o aplicativo informe “Mesmo excluindo o usuário, você conseguirá rastrea-lo”, mas não funciona. Sem login, sem atualização dos sensores do celular no HA…

Criei um usuário em Configurações > Pessoas & Zonas, aba Usuários. O print é como fica o usuário após a criação:

Fui no iPAD e fiz o login usando o usuário que criei. No menu apareceu apenas o dashboard que criei, energia, registros, logs, mapa e media, o resto dos menus não aparece.

1 Like

Valeu @luizhgois pela resposta. Fiz exatamente essa parametrização e no “android” abre normal, todos menus. Mesmo sem perfil administrador, pouquissímos recursos são bloqueados, tornando-se inviável instalação do app em alguns celulares da familia a qual a intenção era criar automações basedas nesses sensores…
O problema é que para os sensores dos celulares serem detectados, sempre o app deve estar “logado”, em caso de “logof”, os sensores não são detectados.
Enfim, contornei a situação, instalando o app H.A. em todos os celulares da familia, e mais um app android que “bloqueia o acesso ao app Home Assistant”. Resolvido !

Boa.
Acabei esquecendo de avisar, que to usando o app do HA no celular da minha filha. Sorry

Pessoal, estou com um pequeno problema, instalei o HA no meu celular (Android), está rodando liso e atualizando os sensores a cada 5 minutos, porem no iphone (ultima versão do IOS) da minha esposa, ele só atualiza quando eu abro o HA no cel, já dei todas as permissões possíveis incluindo a permissão para rodar em segundo plano, mas nada. Alguém tem alguma solução para isso?

Conseguiu resolver? Abraços

Olá, estou usando um tab e que instaleo via root o Android 7 nele… tanto versão dtos e linage os… nas duas versões o app do HA, na página incial fica “inicializando”. Mais não entra. Alguém pode me ajuda? Nas duas versões via crhormw funciona de boa!

Estou testando um tablet antigo com Lineage e instalei o app HA, esta rodando normal.

Vc conseguiu inserir o endereço para acessar o HA?

Se sim, ta usando endereço interno ou externo?

Meu HA esta configurado para acesso externo por HTTPS e se não me falha a memória, com o HTTPS habilitado o app não aceita endereço interno ex 192.168.0.200:8123.

Você testou em outro aparelho rodando o android original?

Sim, só consegue usar o que tem pronto.
Não consegue criar novas funcionalidades e nem excluir.

Valeu amigo! Testei sim com outros aparelhos… Fiquei sábado “fuçando”… Aí nem sei direito o que fiz que deu certo ,:joy:… mas agora tá funcionando… no meu caso é interno msm… mais de qlqr forma muito obrigado pela ajuda…

Tentaria isso que disse… valeuuu

Boa noite ! O App HA para IOS, tem os sensores de “notificação de aplicativos” ?