Como a situação do “lag” estava ficando insustentável, algo entre 3 e 20 segundos em algumas ocasiões, principalmente com a sirene (os tempos de resposta mais longos) e com a régua de tomadas (tempo de resposta não tão longo, mas mesmo assim, notável - 6 a 10 segundos), busquei na internet alguma solução. A primeira coisa que achei foi que até a algum tempo, muitas pessoas estavam reportando esse tipo de problema (https://github.com/zigbee2mqtt/hassio-zigbee2mqtt/issues/76 entre outros tópicos sobre o assunto), e, que o mesmo se devia ao Mosquitto Broker, mas que o problema havia sido solucionado com a versão 6.0.0 do mesmo - “The problem with high latency has been solved in Mosquitto broker 6.0.0. The authentication was to slow and dropped connections.” Com essa informação, fui, cheio de esperanças, verificar a versão instalada no meu HA, e era a versão 6.0.1, portanto, não era uma solução para o meu problema.
Como passo seguinte, resolvi remover todos os dispositivos que eu havia pareado e, por qualquer motivo, havia desligado. Também não solucionou o problema, na verdade, não alterou em nada o problema do tempo de resposta.
Como último recurso, resolvi desconectar o Adaptador CC2531, aguardar 10 segundos, e reconectá-lo. Problema resolvido. Todas as integrações funcionando como esperado, com tempo de resposta menor do que 1 segundo, com excessão da sirene, que, agora, apresenta um tempo de resposta entre 3 e 6 segundos. Padrão Windows, quando tudo o mais falhar, desligue e ligue, que provavelmente irá resolver o problema.
Mas o que resolveu foi a desconecção física (Hard Reset), pois já tinha mandado reiniciar o Broker pelo HA (Soft Reset) e não havia resolvido o problema.