Plex + HD Externo + Samba Share + Transmission no HassOS

Queria compartilhar com vocês meu setup Plex que consegui fazer aqui no HassOS.

Eu tinha um HD externo (USB 3.0) sobrando e queria deixar ele com filmes e séries pra poder acessar com Plex.
Os problemas dos add-ons oficiais, que impossibilitavam isso são:

• Samba Share: Não suporta HDs externos, somente o drive do próprio HassOS
  • Plex: Não suporta drives de rede usando SMB

Pra resolver isso eu usei os ótimos add-ons do dianlight.

Samba NAS

Usando o add-on Samba NAS, você consegue conectar um HD na USB do seu Raspberry/NUC/etc e compartilhar ele na rede.
Pra isso porém o HD tem que estar formatado como ext3 ou ext4. Eu tentei com exFat mas não funcionou. Mas você ainda assim vai conseguir acessar ele de qualquer pc, aqui eu consigo usar com Mac e Windows.

Pra instalar ele eu só adicionei o repositório no Supervisor e instalei de lá, bem tranquilo.

Plex

Pro plex, o dianlight também tem um repositório, mas eu não consegui instalar direto do Supervisor.
Eu acabei fazendo um fork dele e instalando como add-on local.

Pra instalar como add-on local, eu fiz o seguinte processo:

1. Acessar o home assistant por ssh
  2. entrar na pasta /addons com cd /addons
  3. clonar o repositório com git clone https://github.com/marciogranzotto/addon-plex.git
  4. na aba Supervisor, entrar em Add-on store e dar um Refresh no menu superior direito
  5. o repositório deve aparecer no topo da lista, só instalar e configurar
  6. na configuração, adicionar o endereço do drive SMB e as credenciais, tipo assim:
networkdisks:
  - //homeassistant/meu-hd/pasta-reservada-pro-plex
cifsusername: homeassistant
cifspassword: 'minha-senha'
  1. DESABILITAR O PROTECTION MODE. Isso é necessário pra que o add-on tenha acesso aos drives de rede

Depois disso o plex deve funcionar e enxergar os arquivos colocados na pasta indicada do HD externo!

Um único problema é que se você reiniciar o sistema todo, provavelmente esse add-on vai tentar montar o drive de rede antes do add-on do Samba NAS ter terminado de iniciar. Mas é só reiniciar o add-on do plex depois que ele vai conseguir montar com successo.

Transmission

Eu queria já poder baixar os filmes/séries direto no HD externo, sem ter que usar um cliente torrent no meu computador e depois transferir os arquivos. Então eu modifiquei um add-on do transmission pra dar suporte a drives de rede também, assim como o add-on do Plex.

ATENÇÃO: Somente baixe torrents de arquivos que vocês tem o direito de baixar, não faça pirataria!!

Pra instalar é só fazer o mesmo processo de instalação local do add-on do Plex, mas com esse repositório:

Então o passo 3 ficaria:
3. clonar o repositório com git clone https://github.com/marciogranzotto/hassio-addon-transmission.git

As minhas mudanças nesse add-on foram:

• Adicionar suporte a discos de rede (SMB)
  • Desativar pasta de downloads incompletos - isso poderia encher o HD principal do Home Assistant
  • Se alguma drive de rede for adicionado, usar ele como pasta de download padrão

Bonus: você pode instalar o Transmission Remote GUI no seu computador e conectar ele com o Transmission que roda no HA, assim os links magnéticos abrem direto nele.

Com esses 3 add-ons juntos o HassIO fica ótimo pra ser também um servidor Plex, sem ter que complicar a instalação com uma distro linux, vm, proxmox, etc.

---- EDIT
Eu rodo tudo isso no meu NUC, que da conta do recado. Não sei como isso tudo roda em outros sistemas!

3 Curtidas

Aqui no meu quando tento subir o Transmission fica dando esse erro:

image

Tens como me ajudar?

manda print da tua configuração (escondendo as senhas) pra ver se tá tudo certo!
lembra de também rodar ele com o Protection Mode desativado, pra que ele consiga montar o drive de rede

image

Depois da sua dica pelo telegram, consegui resolver aqui, eram os arquivos do HA corrompidos. Vou ter que refazer todas as configurações. Valeu.

1 Curtida

O Addon do Plex continua funcionando depois dessa atualização 0.112.0 ?

Quando clico no refresh após fazer as configurações e salvar, não acontece nada.

Aqui tá funcionando!
O que acontece quando reinicia o sistema todo, é que o add-on do Samba pode iniciar depois do Transmission e do Plex, dai eles não conseguem montar o drive.
Mas é só reiniciar o Transmission e o Plex que eles montam o drive certinho