Queria compartilhar com vocês meu setup Plex que consegui fazer aqui no HassOS.
Eu tinha um HD externo (USB 3.0) sobrando e queria deixar ele com filmes e séries pra poder acessar com Plex.
Os problemas dos add-ons oficiais, que impossibilitavam isso são:
- Samba Share: Não suporta HDs externos, somente o drive do próprio HassOS
- Plex: Não suporta drives de rede usando SMB
Pra resolver isso eu usei os ótimos add-ons do dianlight.
Samba NAS
Usando o add-on Samba NAS, você consegue conectar um HD na USB do seu Raspberry/NUC/etc e compartilhar ele na rede.
Pra isso porém o HD tem que estar formatado como ext3
ou ext4
. Eu tentei com exFat
mas não funcionou. Mas você ainda assim vai conseguir acessar ele de qualquer pc, aqui eu consigo usar com Mac e Windows.
Pra instalar ele eu só adicionei o repositório no Supervisor e instalei de lá, bem tranquilo.
Plex
Pro plex, o dianlight também tem um repositório, mas eu não consegui instalar direto do Supervisor.
Eu acabei fazendo um fork dele e instalando como add-on local.
Pra instalar como add-on local, eu fiz o seguinte processo:
- Acessar o home assistant por
ssh
- entrar na pasta
/addons
comcd /addons
- clonar o repositório com
git clone https://github.com/marciogranzotto/addon-plex.git
- na aba Supervisor, entrar em
Add-on store
e dar umRefresh
no menu superior direito - o repositório deve aparecer no topo da lista, só instalar e configurar
- na configuração, adicionar o endereço do drive SMB e as credenciais, tipo assim:
networkdisks:
- //homeassistant/meu-hd/pasta-reservada-pro-plex
cifsusername: homeassistant
cifspassword: 'minha-senha'
- DESABILITAR O PROTECTION MODE. Isso é necessário pra que o add-on tenha acesso aos drives de rede
Depois disso o plex deve funcionar e enxergar os arquivos colocados na pasta indicada do HD externo!
Um único problema é que se você reiniciar o sistema todo, provavelmente esse add-on vai tentar montar o drive de rede antes do add-on do Samba NAS ter terminado de iniciar. Mas é só reiniciar o add-on do plex depois que ele vai conseguir montar com successo.
Transmission
Eu queria já poder baixar os filmes/séries direto no HD externo, sem ter que usar um cliente torrent no meu computador e depois transferir os arquivos. Então eu modifiquei um add-on do transmission pra dar suporte a drives de rede também, assim como o add-on do Plex.
ATENÇÃO: Somente baixe torrents de arquivos que vocês tem o direito de baixar, não faça pirataria!!
Pra instalar é só fazer o mesmo processo de instalação local do add-on do Plex, mas com esse repositório:
Então o passo 3 ficaria:
3. clonar o repositório com git clone https://github.com/marciogranzotto/hassio-addon-transmission.git
As minhas mudanças nesse add-on foram:
- Adicionar suporte a discos de rede (SMB)
- Desativar pasta de downloads incompletos - isso poderia encher o HD principal do Home Assistant
- Se alguma drive de rede for adicionado, usar ele como pasta de download padrão
Bonus: você pode instalar o Transmission Remote GUI no seu computador e conectar ele com o Transmission que roda no HA, assim os links magnéticos abrem direto nele.
Com esses 3 add-ons juntos o HassIO fica ótimo pra ser também um servidor Plex, sem ter que complicar a instalação com uma distro linux, vm, proxmox, etc.
---- EDIT
Eu rodo tudo isso no meu NUC, que da conta do recado. Não sei como isso tudo roda em outros sistemas!