Node-Red para Alexa , como?

Preciso fazer com que o Node-Red acione dispositivos no Alexa, atualmente eu não tenho a skill Home Assistant instalado na minha alexa, pois isso duplica quase todos os dispositivos que tenho instalado por suas skills originais, e como o Home Assistant é um servidor local, então o Up Time dele não é dos melhores, preferi que seja somente com as Skills originais mesmo.

O que isso me causa é que eu não consigo fazer o Node-Red acionar dispositivos que estão somente lá nela, inicialmente eu utilizava o iFTTT mas depois de 1k de execução, ele esta me obrigando a pagar.

Então preciso de uma solução alternativa.

Amigo, criar a skill personalizada é realmente um pouco trabalhoso, mas você terá o trabalho somente uma vez. Eu recomendo que invista nessa saída. A não ser que você não tenha acesso externo, que é pré-requisito.

é isso é bem trabalhoso.

meu problema no momento é que tenho uma Fechadura Tuya, que é BT a partir de um hub se comunica bem com o APP tuya, e com a Alexa, mas o HA não detecta como um dispositivo compatível, se eu resolvesse isso já resolveria a questão toda.

Não entendi muito bem a situação.

Ser local ou não influencia o uptime do software. Voce pode ter o mesmo software rodando em cloud ou local e a estabilidade é a mesma. E pensando no uptime do servidor, o de local é melhor ja que não depende de internet nem de cloud. O HA so vai parar de funcionar por algum breaking change de atualicao ou algum erro de usario configurando novas coisas. Ele parado quieto não costuma dar problema.

Mas independentemente de uptime não entendi por que isso levou ao uso das skills originais, se o servidor do HA cair, o node red vai cair junto, não adiantaria ter uma skill com uptime maior.

Tambem não sei se entendi exatamente o problema voce quer ter controle de um device alexa pelo HA, ou um device HA na alexa?

Se voce ativa a skill do HA voce cosnegue escolher quais devices HA vao ser expostos para a alexa, nao vai ficar duplicado. Se voce quer controlar device alexa pelo HA, não tem nada que solucione isso, nem a skill HA nem uma custom skill.

É um device Alexa pelo HA

No caso uma Fechadura Tuya BT que se demonstra incompatível com HA mas com Alexa ela funciona bem.

Pense que pode ser um dispositivo virtual, que a Alexa a encontre, e assim que eu o aciono pelo HA ele aciona na Alexa, fazendo com que ela acione a Fechadura… “apenas uma ideia”, o vetor contrário eu já consegui fazer com uma Skill Node-Red criando dispositivo virtual na Alexa, que o HA encontra, ae neste caso é a Alexa executando algo no HA, mas o que eu preciso… é o contrário.

Digo Uptime do HA, porque é uma maquina local aqui, não tenho num NoBreak nela, e qualquer pico ela pode ser tornar inativa, e não volta com retorno de energia, então sim é um risco de uptime, mas isso só definiu a decisão de eu não instalar a Skill HA na Alexa… isso duplicaria todos os dispositivos, tenho mais de 100 uma organização não seria tão fácil… mesmo que eu não descarte essa opção.

Me parece que não deveria ser tão complicado, eu conseguir atingir esse objetivo, o que eu entendo é que é uma ideia simples.

Vou comentar rapidamente sobre isso primeiro, porque na verdade isso não tem nada a ver com o que voce quer fazer. A skill HA na alexa serve para expor os DEVICES DO HA para Alexa e não o contrario, então aqui nao teria relevancia. Mas tambem caso algum dia voce queira configurar não ficaria duplicado. Na configuracao da alexa no HA voce pode escolher quais devices expor de maneira inclusiva ou exclusiva para cada tipo de entidade do ha… ou seja voce pode dizer inclui todos devices exceto uma lista ou exponha so os devices da lista. Então fica bem fácil de não duplicar.
E sobre queda de energia tem varias maneiras simples de fazer ha ligar sozinho. isso ai é muito edge case. Se pensar assim focando em queda de energia qualquer queda de internet tambem derruba integracao por cloud, é a mesma coisa.

Agora voltando no assunto da sua fechadura:

O caminho contrario que voce fez deve ser com lampadas certo? O node red tem um plugin para controlar lampadas na alexa emulando um hue bridge.

De resto não da pra expor device da alexa pro ha.

O que voce pode fazer é criar uma inputBoolean expor ela para alexa atraves da skill HA e ai na alexa criar um rotina que roda na mudanca de valor do inputBoolean e abra a fechadura.

1 curtida

A primeira questão ali, é se a maquina voltar, o HA volta automaticamente, mas em uma queda de energia, a máquina desliga e não volta sozinha, já os roteadores sim, e pra melhorar aqui eu tenho nobreaks nos roteadores, mas na maquina do HA não, se houver como configura-la para que assim que volte energia ela ligue, isso também pode resolver o problema do UpTIme, porque aí o HA voltaria também.

Mas voltando ao caso… é exatamente o que eu não queria, era expor os devices do HA para a Alexa, mas entre todas as questões, talvez essa do HA não expor todos e ser seletivo, acredito que isso vá solucionar o problema.

De qualquer forma sua atenção ariel_leventhal está sendo fundamental para um discovery mental, eu agradeço muito.

Já olhou se na BIOS do seu PC tem essa configuração? Tem post aqui no canal falando disso sobre ligar automaticamente com a volta da energia

Sobre pc ligar sozinho, como o André falou acima o jeito mais fácil é ver se tem essa opção na bios. Se não tiver você pode configurar um esp para enviar um pacote wake on lan.

Não olhei não… ele é um BeeLink, é até difícil acessa-lo visualmente, mas isso seria muito bom mesmo, vou deixar isso no radar.

1 curtida

Alguns Beelink necessita de uma atualização de bios para habilitar a funcionalidade…

Só para relatar aqui a forma como eu resolvi, o problema do tópico, não foi exatamente como eu queria

Para Node-Red existe essa biblioteca aqui: node-red-contrib-alexa-home-skill

Isso é uma Skill para a Alexa, porém ela só está disponível no ambiente Americano US só configurar a localização da sua conta amazon, para um endereço americano, seguir alguns tutoriais na internet pra isso, que ela passa a ler o repositório de skills de lá, fica até com algumas funções a mais, habilitadas que no Brasil não tem.

Essa skill vai aparecer, instala ela.
Depois vc pode voltar para a configuração nacional sem problema, a skill vai continuar instalada.

Nesse site aqui: Node-RED Alexa Home Skill Bridge
Vc consegue emular dispotivos virtuais para a Alexa.

Aí foi mole… se eu instalo essa lib no Node-Red consigo ler também esse mesmo device na Alexa, se fizer o acionamento do device virtual na Alexa, o HA vai saber… como o HA não enxerga a Fechadura, eu sempre que vou acionar a fechadura por alguma rotina o tenho que fazer pela Alexa, e acionar o dispositivo virtual em sequencia, para que o HA saiba… “e como se o HA agora enxergasse a Fechadura”.

E Voilà

ps: o HA deveria enxergar essa Fechatura… é um device Bluetooth, que conecta na internet por um Hub Bluetooth, e é Tuya, porém já fiz varias tentativas de fazer o HA enxergar essa fechadura e nada.