Integrando o Sonoff com o App Casa (sem alterar o firmware do Sonoff)

Integrando o Sonoff com o App Casa (sem alterar o firmware do Sonoff)
A instalação pode ser feita no Windows ou em uma Raspberry.

Nesta postagem você vai aprender como controlar o Sonoff através do app Casa / Siri e poderá também manter o acionamento através do aplicativo eWeLink, Google Home e Alexa.

Homebridge

Desenvolvido por Nick Farina, o Homebridge é um servidor NodeJS que emula a API do Homekit e torna possível usar com o app Casa e com a Siri, dispositivos que não sejam certificados pela Apple. O servidor é leve, pode ser executado em uma rede doméstica e é modular, ou seja, suporta diversos plugins criados e disponibilizados por uma comunidade extremamente ativa no fortalecimento da ferramenta.

Será necessário a instalação e configuração do plugin Homebridge Config UI X e também do plugin Homebridge eWeLink Max.

Enquanto a iTead (fabricante do Sonoff) não consegue certificar a sua linha de produtos para o Homekit, vamos utilizando soluções como o Homebridge.

O status é atualizado em tempo real, independente se o acionamento é feito via app Casa / Siri ou pelo interruptor externo, seja liga / desliga, pulsador ou three way.

Para identificar os dispositivos compatíveis com o Homekit que estão ativos na rede e para configurar e controlar estes dispositivos, o usuário deverá ter o app Casa instalado em algum dos dispositivos Apple (iPhone, iPad, iPod touch, Apple Watch, Apple TV, HomePod ou Mac). Os dispositivos a serem integrados ao app Casa podem possuir uma etiqueta (QR code) que permite pareamento com o aplicativo Casa em seu dispositivo Apple.

Após configurar o dispositivo no app Casa, o usuário poderá fazer o controle do mesmo através de um atalho que é criado na tela principal do app ou poderá utilizar a Siri (assistente de voz disponibilizado pela Apple) e enviar comandos de voz para acionamento do dispositivo.

Os requisitos de hardware e software da Apple para uso do Homekit são:

– iPhone, iPad ou iPod touch (executando iOS 10 ou posterior);

– Apple Watch (executando o WatchOS 3 ou posterior);

– Apple TV (4ª geração);

– Apple HomePod;

– Macs (executando macOS 10.14 Mojave ou posterior);

Terminada a instalação e configuração do plugin Homebridge eWeLink Max, com o servidor Homebridge em execução, basta abrir o app Casa em seu aparelho Apple e aguardar que a tela seja atualizada com os dispositivos que o plugin conseguir listar para que você possa fazer o acionamento dos mesmos. Caso já esteja com app Casa aberto, encerre o mesmo, abra novamente e aguarde o carregamento dos dispositivos. Com os dispositivos listados no app Casa, basta fazer o acionamento deles pelo aplicativo e também pela Siri.

Fontes: