Instalando o Home Assistant OS (HassOS) em notebook, desktop e mini pc!

Oi Ariel, tudo bem? Obrigado pelas suas informações. Deixe-me explicar de outra forma. Uma imagem ISO (independente se é Windows, Linux ou HassOS) é um arquivo de computador com muito Gigabytes, certo. Como acontece em qualquer arquivo ele pode ser gravado em vários lugares inclusive em um arquivo ISO do Linux, certo. Ou seja, se você tem um programa capaz de criar um pen-drive de arranque com um arquivo ISO (coisa que eu já tenho) você é capaz de rodar ele. Depois de instalar o Linux você aciona o instalador do HassOS e instala ele no PC que tem um disco rígido interno (HD, SSD, etc…). Isso que eu me refiro de instalação. Uma máquina Linux que está na memória do PC que inicia um processo de instalação do Home Assistant OS (HassOS). Faz sentido para você. Quando eu me referi que não há cabo de rede eu queria dizer que para esse processo não precisa de download. É claro que nada impede que o cabo esteja conectado, foi só um exemplo. E é claro que depois de instalado outros processos de instalação terão que ocorrer. Espero que agora eu esteja ajudando.

Como eu falei voce poderia criar uma imagem linux que ja venha com balena e o iso do haOS. Mas vai te economizar dois minutos de abrir o navegador e baixar. Mesmo sem um instalador customizado voce so precisa baixar isso uma vez a cada alguns meses e ai usar mesmo pen drive que ja tem iso do hass os, por isso praticamente não faz diferenca. As vantagens de uma ferramenta assim seria mínimas (se nao forem nulas), tanto em facilidade quanto em tempo. O que sim faria uma diferenca maior era o haOS ter um instalador mas isso é um projeto complexo que deveria ser desenvolvido junto a equipe que mantem o ha.

Prezado Ariel, eu pretendo fazer algo para difundir o HassOs. Inclusive se for necessário eu pretendo vender PC’s do Tipo Nuc com o HassOs já instalado (sem cobrar que sistema é claro). Um outra forma de automatizar o processo seria o boot PXE, você acha que nesse caso daria resultado?

Olha eu pessoalmente não acho muito viável por dois motivos

Primeiro na minha opinião ha não é muito viável como ferramenta comercial para um business, sim hoje ja existe gente que vende serviço de automação usando ha mas problema é que é muito difícil escalar o negocio. Mesmo vendendo mini pc em vez de servico, dado a natureza do ha e quantidade de devices compatíveis imamgina a dor de cabeça que vai surgir só de suporte a clientes com problemas tecnicos.

Agora ignorando o lado business e pensando so em facilitar a instalação eu acho que qualquer solucao teria melhorias marginais, primeiro que todas solucoes propostas ate agora ainda exigiriam algum conhecimento tecnico da pessoa que esta instalando (por exemplo criar o drive bootavel). Uma possivel solucao que facilitaria seria vender pendrive ja com balena e um script bra baixar ultima versao da image do haOS.

E isso traz ao segundo prblema que vejo, eu não acho que isso ajudaria difundir o HA, o ha traz necessidade de um mínimo conhecimentos técnicos para usar sem ter dor de cabeça, não é so pra instalação. Me parece ser um produto pra um publico alvo que não tem intersecção com publico alvo do ha por isso não vejo sentido.

Se seu principal objetivo é difundir o HA acredito que o caminho seja com materiais informativos/educativos, participar de comunidades como aqui no forum, criar conteudo em rede sociais …
O ha exige um conhecimento técnico mas não é um conhecimento muito dificil, a maior barreira hoje para mais pessoas usarem ha acredito que seja o mito que é muito dificil adquirir esse conhecimento.

Ja se o foco é comercial acredito que o caminho é desenvolver devicces iot compativeis com ha, qualquer outra coisa relacionada ao ha é dificil escalar.

é possivel utilizar os backup do meu atual HA que tenho em maquina virtual?

1 curtida

Sim, é possível. Recomendo tentar colocar o mesmo IP para evitar problemas.

Algum poderia me ajudar, fiz a instalação corretamente do HAOS no mini PC, porém eu gostaria de acessar a interface do HA pelo proprio mini PC?

2 curtidas

Não tem como.
A solução seria vc instalar um sistema operacional no mini pc e usar uma vm nele para rodar o HA

1 curtida

Usando HassOS instalado diretamente no hardware do mini pc não conseguirá acessar a interface através dele. A solução nesse é instalar windows ou alguma distro Linux no mini pc e criar uma maquina virtual com o HassOS. A outra solução é instalar o Debian com interface gráfica (gnome, xcfce, etc.) e em seguida instalar o Home Assistant Supervised (tem as mesmas funcionalidades do HassOS). Aqui no fórum tem tópicos sobre esse tipo de instalação.

1 curtida

O máximo que você consegue acessando diretamente essa distribuição é o terminal.

Sou novo no conhecimento do HA, poderia me explicar como poderia fazer isto?

gostaria de fazer meu projeto com o mini pc dedicado ao HA, evitando usar outros PC para acessar interface do HA.
Tem um video no youtube:

ECHO SHOW 15 PRA QUÊ? Montei um dashboard do Home Assistant em um Monitor 15" Touch e ficou demais!

que é o que eu gostara de fazer, com uma tela touch.

Talvez esteja confundindo algumas coisas.

Você acessa a interface do HA a partir de qualquer computador da rede.

Só abrir o endereço no navegador nesse computador e pronto.

O que o HA faz é subir um servidor web acessível por qualquer dispositivo da rede.

1 curtida

Pra acessar o terminal ?

Só pegar uma porta HDMI do mini PC que está rodando o HA e conectar num monitor/TV.

2 curtidas

Tive o mesmo problema aqui, computador não dá boot de forma alguma fiz todos os procedimentos na bios, testei também a imagem em outro computador e funcionou sem problemas. Esse que não deu boot é um netbook asus eeepc queria aproveitar ele como servidor porém não vai de forma alguma. Nem vai docker pq dá erro ao instalar o docker ce. Estou sem alternativa para ressuscitar esse pc, alguém sabe o que pode ser?

1 curtida

Você verificou se esse equipamento tem tem suporteba EFI na bios? O HassOS precisa desse requisito para funcionar.


Acredito que nao tenha uefi, nao tem nem uma forma de instalar nele?

1 curtida

Se não tiver UEFI não tem como instalar o HassOS. Mas se você conseguir instalar o Debian 12 é provável que consiga instalar a versão supervised. Qual a arquitetura desse netbook?

Ele é 32bit, eu instalei o debian porém precisou do docker para instalar e nao consegui instalar o docker ce e outros parece que só é compatível com 64bit