Instalando o Home Assistant OS (HassOS) em notebook, desktop e mini pc!

Saudações cordiais automatizadores/as de coisas!

Tenho percebido nos grupos de Whatsapp e Telegram dos quais faço parte que existe bastante interesse na instalação direta do Home Assistant no hardware, de maneira dedicada, através da versão OS (Sistema Operacional). Essa versão é um sistema operacional pequeno e otimizado para rodar exclusivamente o Home Assistant e os serviços que ele necessita. Portanto, se pretende usar o hardware para outras coisas além do Home Assistant esse certamente não é o tipo de instalação recomendada para você. Veja aqui as diversas maneiras de instalar o Home Assistant.

Dito isto vamos ao tutorial. Antes de começar verifique se você tem os pré-requisitos para prosseguir com a instalação.

PRÉ-REQUISITOS:


a) Pendrive de 4gb;
b) Imagem iso de uma distribuição Linux live usb (que roda a partir do pendrive) - neste tutorial usamos o Debian 11 Cinnamon - Baixe aqui a imagem apropriada, já com todos os drivers. Clique na versão xx.x.x-live+nonfree/ e depois clique em amd64 (ou i386 se o hardware for de 32 bits). Em seguida clique em iso-hybrid/ e por fim clique na versão debian-live-xx.x.x-amd64-cinnamon+nonfree.iso (ou debian-live-xx.x.x-i386-cinnamon+nonfree.iso se for de 32 bits);
c) Rufus ou Ventoy (programas para gravação da imagem iso do Debian Live no pendrive - clique nos nomes para baixar);
d) Hardware dedicado para a instalação (notebook, netbook, desktop, mini pc).

Nota: Se você não sabe como instalar o Debian Live USB no pendrive dá uma olhada aqui.

Começando…

“A partir daqui considerarei que você já instalou o Debian (ou qualquer outra distro) no pendrive”

1 - Espete o pendrive na máquina na qual vai instalar o Home Assistant OS;
2 - Ligue a máquina e pressione a tecla correspondente para entrar na Bios (isso pode variar de máquina para máquina, de fabricante para fabricante, então pesquise na internet para saber qual é a tecla para o seu modelo de PC, notebook ou mini PC);
3 - Coloque o pendrive como a primeira opção de boot e salve a configuração (a máquina deve reiniciar e entrar na tela do GRUB, que nada mais é do que um menu com as opções disponíveis para inicialização). Basta teclar Enter na primeira opção selecionada;
4 - Quando o Debian iniciar vá nas opções de wifi e conecte-se a uma rede (pode usar cabo também);

5 - Abra o menu de aplicativos e inicie o navegador de internet (Firefox);

6 - Acesse a página de pesquisa do Google (www.google.com.br) e pesquise por “home assistant”;

7 - Entre no site e procure o menu “Getting Started” e depois “Installation”;

8 - Clique na opção “Generic x86-64”;

9 - Desça a página até encontrar o título WRITE THE IMAGE TO YOUR BOOT MEDIA e depois clique em Balena Etcher (Opção 2 - ou clique aqui.) para acessar a página de download da aplicação;

10 - Baixe a versão para Linux;

11 - Depois que o download finalizar abra a pasta onde o arquivo foi salvo;

12 - Dentro da pasta clique com o botão direito do mouse ou touchpad sobre o arquivo e clique em “Extract Here” (extrair aqui);

13 - Após finalizar a descompactação confira se o programa está com a permissão de execução habilitada clicando sobre ele com o lado direito do mouse ou touchpad e depois em “Properties” (propriedades). Se a caixinha “Execute” não estiver marcada, marque-a e feche a janela;

14 - Dê dois cliques no arquivo para executá-lo e clique na opção “Flash from URL” (vai abrir o campo para colar um link);

15 - Volte na página do Home Assistant aberta anteriormente para baixar o Balena Etcher e copie o link disponível lá (opção 4);

16 - Cole o link no campo indicado no Balena Etcher e clique em Ok (vai demorar alguns poucos minutos para o programa fazer o download da imagem, então pega um café e aguarda);

17 - Quando o download finalizar clique em “Select Target” (é aqui que você vai dizer ao Balena Etcher onde ele deve gravar a imagem do Home Assistant OS;

18 - O programa vai listar as mídias disponíveis (Pendrives, HDs, SSDs, Cartões de memória e tudo mais que estiver conectado na máquina). Ele geralmente oculta as mídias nativas da máquina (Hds e SSDs), assim é necessário clicar em “Show hidden” (mostrar o que está escondido, oculto). Nesse caso o notebook que testei tem duas mídias, um HD e um SSD, então apareceu Show 2 hidden (mostrar 2 ocultos);

19 - Selecione a mídia alvo da instalação. O Balena vai mostrar um alerta de que a mídia selecionada faz parte do sistema e que selecioná-la irar apagar todos os dados, mas como essa é uma instalação dedicada do Home Assistant não tem problema em apagar a mídia, então selecione o HD ou SSD disponível e clique em “Select”;

20 - O Balena vai exibir um último aviso de que a operação irá pagar toda a mídia. Apenas clique em “Yes, I’m sure” (declarando que você está ciente e quer prosseguir);

21 - O Balena vai iniciar a gravação da imagem do Home Assistant OS na mídia selecionada anteriomente;

22 - Em poucos minutos a gravação vai estar completa;

23 - Desligue a máquina, retire o pendrive e ligue a máquina novamente. Se não ocorreu nenhum erro no processo de gravação o Home Assistant Os iniciará normalmente;

24 - Home Assistant OS instalado diretamente na máquina;

25 - Iniciando a brincadeira;

Talvez alguém possa perguntar se não existe outra maneira de instalar o Home Assistant OS sem usar uma distribuição Linux Live USB. E a resposta é, sim, existe. Outra forma de fazer a instalação descrita no tutorial é retirar a mídia (HD, SSD) da máquina na qual vai instalar o Home Assistant e conectá-lo em outra máquina. Estando conectado basta baixar o Balena Etcher e seguir os passos descritos no tutorial. O problema de fazer dessa forma é que na maioria dos casos será necessário abrir a máquina que receberá o Home Assistant (para remover a mídia) e possivelmente a máquina na qual será feito o procedimento de gravação, a menos, é claro, que se disponha de um cabo adaptador Sata para USB, permitindo assim conectar a mídia sem precisar abrir a segunda máquina.

O método descrito no tutorial é relativamente simples e não requer conhecimentos avançados, apenas um pouco de tempo e atenção aos passos descritos.

Sucesso a todos/as!

Vídeo:

12 curtidas

Excelente, parabéns pela iniciativa! :clap: :clap: :clap:

2 curtidas

Obrigado pelo post, irei precisar assim que adquirir um T4 pro !

1 curtida

Fiz igual até o passo 8. A partir daí, executei o seguinte comando no terminal: xz -dc /media/sdc1/haos_generic-x86-64-7.5.img.xz | dd of=/dev/sda bs=4M conv=fsync e aguardei finalizar para reiniciar a máquina. Lembrando que neste caso /media/sdc1 era o meu pendrive onde estava a imagem do home assistant, mas poderia ser /home/laercio/Downloads, por exemplo; e dd of=/dev/sda é o local em que será gravado o sistema. É preciso verificar corretamente, mas geralmente é em /dev/sda.

2 curtidas

Muito legal. A versatilidade que “o Linux” proporciona é impressionante. Boas automações meu nobre. E obrigado por acrescentar novo conhecimento ao post.

2 curtidas

Galera, segui o tutorial do fórum para a instalação do HA Os e nao tive nenhum problema durante o processo. Apos conclusão da instalação via balena etcher, reinicio o notebook e HA não inicia. Ja refiz o processo diversas vezes e sempre a mema tela. Alguém pode me dar uma luz do pode ser?

Confere as configurações de boot na bios do notebook… Tem que estar setado para bootar em UEFI, se não me engano as verões mais novas do Home Assistant OS já não funcionam mais em modo CSM, só em UEFI mesmo. E caso o note ou computador seja muito antigo, sem suporte a UEFI, não vai funcionar mesmo.

É importante também desabilitar na BIOS as proteções de segurança. Se tiver ativado o security bios ou security boot ou security OS não vai subir de jeito nenhum.

Veja aqui.

Conseguiu resolver? Como os colegas já falaram, é provável que seja algo relacionado a UEFI ou Secure Boot. Dá um feedback aí se deu certo ou se não.

1 curtida

Olá pessoal, olhando esse post pois instalei há pelo menos um mês em um notebook que tenho, a ideia de usar HassOS é ter o sistema dedicado, em um notebook básico de 8gb, SSD 250gb CPU i5 realmente sobra performance, além disso temos o recurso da bateria que dá tempo de manter os serviços rodando e desligar apropriadamente. Essa minha visão. mas como nosso amigo @gmesquita autor do post falou: “Portanto, se pretende usar o hardware para outras coisas além do Home Assistant esse certamente não é o tipo de instalação recomendada para você.”

Eu realmente estava pesquisando a procura de informações para utilizar os demais recursos que notebook pode oferecer, O Wireless, Bluetooth, portas USB.

Não há nada que se possa fazer?

Talvez me volte a usar os HA em uma VM rodando num linux mint, já fiz isso num PC e gostei também do resultado.

O que vocês me dizem, Tem como usar os outros recursos do meu notebook, mesmo usando o Home Assistant OS?

Parabéns pelo Post @gmesquita

1 curtida

oi tudo bem.

duvida essa versão tem suporte.
o linux pode ser usado também exemplo interface eo HA instalado.

1 curtida

Olá @gaitolini
Se a ideia for utilizar o notebook para tarefas como acessar a internet (usando um browser como firefox ou chrome), usar editores gráficos de texto (LIbreOffice, WPS Office…) e outros aplicativos de área de trabalho, não tem como se você usar esse método de instalação. Mas se a ideia for utilizar os recursos como Wireless, bluetooth e portas USBs a partir do Home Assistant é possível sim. Não sei se era essa a sua dúvida. Caso não seja escreve aqui novamente.

1 curtida

Pra usar a máquina com o Home Assistant instalado esse não é o método recomendado. É possível instalar o Debian com interface gráfica (Gnome, Cinnamon, XFCE, etc.) e instalar o Home Assistant. Mas se for para usar dessa maneira eu recomendo partir para virtualização, isto é, instalar o Virtualbox ou Virtmanager e instalar o Home Assistant numa máquina virtual. Assim consegue usar a máquina para outras tarefas normalmente.

Olá @gmesquita

Sim era para esse fim que você mencionou, usar os hardwares periféricos do notebook rodando um hassos, descobri que o OS detecta o Dongle Bluetooth automaticamente, maravilha! Confesso que não fui a fundo como usar a conexão via WIFI que o notebook tem integrado, mas de qualquer forma via cabo RJ45 é muito mais eficiente.
Agradeço a sua resposta.

Meu feedback do uso do notebook dedicado para HA é positivo, tenho um hardware “parrudo” e eficiente para rodar minhas automação e demais dispositivos.

1 curtida

George , oi, tudo bem? Eu tenho um projeto de desenvolvimento baseado no HASSOS você pode me ajudar? Diz respeito a automação desse tipo de instalação. Eu contratei uma pessoa mas ela não conseguiu resolver o problema.

1 curtida

Olá @Ruidepaula
Explica melhor o que você está pretendendo fazer que talvez consigamos te ajudar.

Bom dia George. Eu pretendo contratar um programador para desenvolver uma aplicação. Essa aplicação será iniciada quando acontecer o login (ou abertura de tela) da máquina Linux que vai instalar o HASSOS. O objetivo dessa aplicação é fazer a instalação do HASSOS de forma totalmente automatizada. O resultado dessa construção seria disponilizado gratuitamente aqui no site.

1 curtida

Compreendo. Isso envolve um grau elevado de complexidade, haja vista que o HassOS é uma imagem (de disco) que é necessário baixar, descompactar e gravar na mídia de destino (HD, SSD, pendrive, SD Card, etc.). Utilizando Shell Script ou mesmo Python é possível fazer essas manipulações todas que fazemos manualmente (baixar a imagem, extrair e gravar), mas é necessário que as condições estejam todas prontas para que o instalador saiba o que fazer. Um exemplo: se a máquina alvo da instalação tiver mais de um disco físico, como o instalador escolherá em qual gravar a imagem? São coisas que precisam ser muito bem pensadas para que um programa como esse funcione adequadamente. Não seria mais fácil fazer isso usando a versão Home Assistant Supervised? Essa versão é a que é instalada sobre o Debian estável. A sequência de passos para a instalação dessa versão pode ser facilmente implementada num script shell ou python. Eu mesmo tenho um pequeno shell script que automatiza a instalação, desde o Debian (através de um arquivo de configuração lido pelo instalador = preseed) até o Home Assistant. Bom, são algumas provocações para você refletir.

Boa tarde George. Eu pretendo contratar um programador para desenvolver a aplicação mas… eu primeiro preciso entender alguns detalhes do processo, talvez seja possível simplificá-lo. O Hassos precisa de um download para cada instalação? Essa imagem Iso é de alguma forma customizada para cada instalação. Essa imagem Iso sofre atualizações diárias? Eu pensei em fazer um único download e incluir na imagem do Linux que está sendo utilizado no arranque. Dessa forma seria possível instalar o Hassos sem nenhuma conexão de rede. Por favor, me ajude a entender esse passo.

Olha tem algumas coisas que tá confuso na sua ideia e por algumas limitações acho que uma solução assim acaba não fazendo muito sentido.

Não tem necessidade nenhuma de instalar a partir do Linux poderia ser Windows ou Mac sem problema nehum.

O problema é outro, o hass os como próprio nome diz é um sistema operacional. Pra ser instalado ele tem apagar o sistema operacional que está no disco portanto não daria pra instalar ele pelo próprio pc a não ser que tivesse um segundo disco no pc. Assim um disco você boota um os qualquer e usa ele pra instalar HA no outro disco.

E isso já é a realidade hoje, você pode baixar um os bootavel num pendrive e usar balena ou qualquer outro software pra gravar a iso no disco do pc. O máximo que você poderia fazer é criar uma imagem Linux que já tem balena instalado s iOS baixada, baixar a assim que liga não seria mto prático porque demora e não ia ter representação visual de progresso. Ai que a ideia meio que perde sentido, a dificuldade seria a mesma do sistema atual, você ainda precisa criar um pendrive bootavel só não precisaria entrar bo Google pra baixar arquivo. Fora que essa imagem precisaria ser regrada com uma certa frequência.

O ideal mesmo seria que o haos tevisse instalador bootavel como maioria das outras distros Linux mas isso não é algo trívial que você pode achar um programador fácil pra fazer. E idealmente seria algo feito como contribuição no repo do ha.

Downalod do haOS em sim Depende aonde você baixar, é um software como qualquer outro se você qualquer ele numa pendrive você não precisa baixar toda vez. Mas o ha os vem sem o hã dentro, ele baixa depois de instalado.

Nao entendi exatamente o quer dizer com customizada pra cada instalação. Sofre atualizações sim mas não diárias, algo próximo de uma a cada dois meses, as vezes um pouco mais.

Isso não é possível, como falei o haos vem sem ha ele precisa baixar há depois. Você poderia instalar uma vez e gerar uma imagem clone do seu disco que na prática seria como um backup de uma instalação limpa, mas aí tem atualização praticamente semanal do ha, fora que sobre disponibilizar isso não é muito recomendado outras pessoas saírem baixando imagem de fonte nao oficial porque é risco de segurança.