Extraia os números de seus cômodos do mapa do seu robô de limpeza Xiaomi Roborock!

Quando alguém que é entusiasta de automação residencial e utiliza a plataforma Home Assistant adquire um robô de limpeza, uma das primeiras características que se observa é se o mesmo integra-se ao Home Assistant (pelo menos foi assim no meu caso).
Neste tutorial, vou demonstrar uma maneira eficiente de recuperar os números dos cômodos configurados no Aplicativo Xiaomi Home, após a criação do mapa.
Os principais pontos de integração dos Robos estão brevemente descritos abaixo (não necessariamente todos):

  • Instalação e configuração do Aplicativo Xiaomi Home (há relatos que o aplicativo Roborock não funciona bem, pois altera o token em varios cenários).

  • Recuperação do Token para integração:

  • Integração do robo ao Home Assistant:

    • Esse item não tem muito segredo, e basicamente voce precisa inserir as informações (O token foi recuperado no item anterior) abaixo no seu arquivo Configuration.yaml, conforme exemplo abaixo:
      image
  • Configurar o card “Vacuum Card” para seu que seu robo seja exibido em seu dashboard.

Chegando até esse ponto, já é possível fazer com que seu robô funcione através do Home Assistant, e faça limpezas em sua casa.
Agora chegando ao motivo desse tutorial, uma das configurações opcionais do Card supracitado, é a possibilidade de através do Home Assistant, enviar o robo de limpezara para determinado(s) cômodo(s) específico(s), para isso uma das necessidades é saber o número do cômodo no mapa criado pelo Aplicativo no Servidor do seu robo.

Para recuperar os números dos cômodos, siga os passos abaixo:

Os testes para este post foram realizado em um ambiente Linux Debian 10, mas é possível realizá-lo em qualquer plataforma rodando Python.

  1. Acesse o host do seu servidor do Home Assistant, e execute a instalação do miiocli, executando o comando abaixo:
    image
    pip3 install python-miio

Se o comando for digitado com sucesso, você deve ver a tela abaixo, que refere-se à instalação do miiocli

Ao final da instalação, você está pronto para recuperar os números dos cômodos mapeados no mapa do Aplicativo Xiaomi Home.

  1. Selecione no Aplicativo o mapa que você deseja recuperar os números dos cômodos (lembre-se que algumas versões do Roborock armazenam vários mapas).

  2. De volta ao host do seu Home Assistant, digite o comando abaixo (os numeros abaixo sao apenas exemplo, substitua pelos seus):

miiocli vacuum --ip 192.168.68.132 --token 4d566652d5476586d4e715a4b45525434b get_room_mapping

Você deve receber o resultado conforme abaixo:

Na composição do número recuperado, [17, '871001021318'] , pegue apenas o primeiro número 17 e descarte o outro número após a vírgula 871001021318

Nesse caso, foram recuperados os números: 16, 17, 18 e 19. Esse piso da minha casa possui 4 areas diferentes mapeadas pelo Robô, assim sendo, fica mais fácil identificar entre elas qual é cada um dos cômodos.

De acordo com a documentação no site do Home Assistant ( Xiaomi Miio - Home Assistant (home-assistant.io)), os números de 1 a 15, são reservados aos mapas feitos pelo mapeamento inicial do robô, e à partir do número 16, às edições realizadas pelo usuário. Portanto como bem comum que você dê nomes aos comôdos, insira áreas para o robô não acessar, e etc, caso decidir fazer o processo como tentativa e erro, sugiro que inicie pelo número 16 (se tiver realizado alguma alteração nos mapas).

Agora basta voltar ao post sobre a configuração do Vacuum Card e completar sua configuração de comodos de acordo com o mapa.

Links interessantes:

Espero ter ajudado.

Abraço

Edvaldo Castro

2 Likes