Duvida sobre Gateways

Boa noite pessoal,
Estou iniciando a pouco meu home assistant, atualmente só tenho alguns sonoff mini(tasmota) e ar condicionado midea configurado e funcionando.
Queria tirar umas duvidas, como pretendo aos poucos pegar sensor de presença, sensor de porta, e afins, creio que o ideal seria adquirir um gateway de conexão para não sobrecarregar de aparelhos wifi na rede.
Dei uma pesquisada mais não consigo decidir sobre qual o melhor gateway e o porque, fora que não consigo definir qual o melhor protocolo para trabalho, zigbee, z-wave, bluetooth e afins.
1 - Sabem informar qual gateway tem melhor integração com o HA agora em 2020?
2 - Eles funcionam apenas com os subdispositivos próprios(da mesma marca) ou é possível usar mais de 1 marca desde que tenham o mesmo protocolo?
3 - Qual desses protocolos seria melhor?

Obrigado :grin:

Tenho as mesmas dúvidas, vou ficar acompanhando.

@Flosi, me responderam e tiraram a minha duvida pelo discord, lá o pessoal é mais ativo que aqui no fórum, o que é uma pena as vezes localizar informações que já foram passadas para não repetir perguntas é mais fácil pelo fórum.

Mais vou deixar aqui o que o amigo Maxwell me respondeu no discord para ver se te ajuda ai.

Eu uso um CC2531 e addon zigbee2mqtt. Se você não adquirir o cc2531 com o firmware coordinator gravado, é necessário fazer via kit (meu caso) ou via esp822 (não conheço). Porém, no momento estou de olho no trabalho para suporte do Tasmota ao sonoff bridge zigbee. Tá avançado. Citei a pouco no tópico de zigbee aqui da comunidade.
Esse gateway vaibser bacana, pois tem esp e a conexão na rede será via wifi. No cc2531 a conexão é física via usb. Isso limita o posicionamento do gateway.
Obs: sou novato com Zigbee. Mas vejo um potencial no sonoff bridge zigbee com Tasmota.
Sobre os teus questionamento, o suporte é aberto, podendo parear dispositivos de diversas marcas e a integração ao HA é pelo ZHA. Nesse link tem uma lista dos dispositivos já suportados: https://zigbee.blakadder.com/index.html

Acho que vou acabar confirmando o que já te disseram… O protocolo zigbee é um dos mais legais porque vc tem uma variedade de dispositivos no mercado a um preço razoavel. Em casa eu uso os gateways da xiaomi, o que é legal porque o gateway em si é um dispositivo util (tem luz led e alto falante) e cada gateway suporta até 32 dispositivos. A solução com o CC2531 é ainda melhor porque vc não fica restrito aos dispositivos da xiaomi.
O Z-wave parece ter uma gama ainda maior de dispositivos, mas em geral são mais caros. bluetooth vc vai ter problemas de alcance. Wifi é legal MAS vc vai ter que investir no seu wifi de casa a medida que aumentar o numero de dispositivos e normalmente os tp-links da vida não aguentam muito dispositivo pendurado, mesmo que o consumo de banda seja baixo.
O que não falaram e é util tb é que vc encontra sensores de porta e de movimento BEM baratos mas que usam RF na faixa de 433mhz. Vc pode usar uma bridge sonoff 433mhz ou montar uma com o openmqttgateway/esp8266+receptor 433mhz. Possivelmente essa é a solução mais barata, mas tb é mais limitada.

p.s. aqui em casa eu só não tenho é o z-wave :-).