Desligar tomada automaticamente quando a corrente está baixa

Olá, possuo diversas tomadas inteligentes da Ekaza e estou tendo problemas em configurar uma rotina que desligue a tomada quando a corrente estiver baixa.

A ideia é que quando a tomada estiver ligada identifique que o dispositivo ligado a ela não está em uso (pelo baixo consumo de corrente por exemplo) e desligue sozinha depois de um tempo. Consegui fazer com um modelo de tomada que permite acionar um timer da própria tomada nas cenas, mas não são todas que tem essa função.

Para as tomadas sem essa função tentei fazer configurando cenas atrasando o desligamento pelo aplicativo, mas não tive sucesso. Eu criei uma cena para desligar a tomada depois de um tempo, uma cena para ativar essa cena anterior quando a corrente estiver baixa (tomada sem uso) e outra cena que desativa a cena inicial se a corrente estiver alta (tomada em uso). Mas quando a cena de tomada em uso ativa a cena com o timer ele não funciona.

Lembrando que eu quero que a tomada apenas inicie o timer quando identificar a tomada sem uso. Quando a corrente aumentar (eu estiver usando ela), quero que o timer seja cancelado até que a corrente baixe novamente.

Eu acho que essa é uma funcionalidade que já deveria vir nativamente no software que controla as tomadas, mas já que não tem queria ver se é possível confirgurar manualmente de alguma forma.

Agradeço a quem puder ajudar.

1 curtida
platform: numeric_state
entity_id:
  - sensor.climatizador_power
for:
  hours: 0
  minutes: 5
  seconds: 0
below: 10

Tentei exatamente desse jeito, nunca funcionou aqui…

Então esta fazendo algo errado.

Acabei de testar aqui:

alias: Teste numeric state
description: ""
trigger:
  - platform: numeric_state
    entity_id:
      - number.arthur_mmw_detection_delay
    below: 9.7
condition: []
action:
  - service: light.toggle
    metadata: {}
    data: {}
    target:
      entity_id: light.quarto
mode: single

No ex acima o gatilho só ocorre se number.arthur_mmw_detection_delay for igual ou maior que 9.7 e mudar para 9.6 ou menos.