Comportamento estranho em leitura de sensor no Zigbee2MQTT

Olá pessoal, eu de novo passando raiva com Zigbee…
Tenho acompanhado os logs do meu Z2M tem alguns dias e reparei em um comportamento curioso de alguns sensores, toda vez que é recebida uma atualização de valores de alguns sensores me parece que a leitura é feita 3 ou mais vezes (ou pelo menos enviada 3 ou mais vezes para o MQTT).

Meu mapa de rede é bem louco e não acho que seja muito útil, mas vai que…

Minha rede é composta basicamente por:

  • Coordinator: Sonoff USB Dongle-E
  • 2x Router: Sonoff USB Dongle-P
  • Dispositivos diversos (Moes ZSS-ZK-THL, Gledopto GL-S-006P, Tuya SPM01, Tuya TS011F_plug_1 and others)

Alguém tem ideia do que poderia ser isso e/ou como investigar mais sobre?

Essas mensagens são apenas informativos. Altere a configuração do log para warning. Vai gerar menos informação no log. Esse tipo de mensagem não é problema.

Ah sim eu sei… A questão é que o sensor está sendo lido muitas vezes por segundo.

Bem vindo ao clube. Alguns medidores de energia da tuya possuem esse comportamento. Assim como sensores de presença mmwave.

1 curtida

Que bacana hein?! Minha rede zigbee que não gostou muito… Tive que colocar uma automação para reiniciar o Z2M a cada 3 dias, depois desse período ele começa a ficar meio rabugento e travar.

Eh rapaz complicado mais um como mesmo problema… Tenho 8 sensores de presença que acabaram com a estabilidade da minha rede, da tuya, os sonoff são uma excelente escolha eles não mandam mensagem alguma somente mandam quando detectam presença eles mandam o estatus de detectado mais o nível de iluminação (prefeito)

Os medidores de energia fazem a mesma coisa, atualizam a cada 5 segundos (possuo dois) iria instalar mais em alguns dispositivos chave mas desisti, uma solução boa seria usar um Shelly com conexão via cabo de rede para medir a energia geral da casa (meu quadro de distribuição está cheio tenho que trocar ele), wi-fi eu não gosto fujo a todos custo de dispositivo wi-fi (gosto de usar somente os construídos por mim mesmo DIY)

É uma pena esses sensores de presença terem esse comportamento. O sensor de luminosidade deles é muito útil, e os sonoff tem essa diferença, o sensor de luminosidade não indica um número, mas o nível, escuro ou claro.

Se observarem o uso de cpu do z2m durante os dias, dá pra concluir que a madrugada é o período que menos há uso de cpu, justamente porque o lux não tem variação.

Um bom teste seria tampar o sensor de luminosidade para avaliar o impacto.

@andregoncalvespires Interessante… Sua teoria eh que eles atualizam sempre que ha alteracao no valor do LUX? Acredito que eles tambem atualizam quando ha variacao na distancia do objeto detectado… Minhas automacoes da iluminacao estao baseadas no por e nascer do sol e nao nos valores de LUX (com excecao de um comodo) por isso pra mim os SONOFF seriam a melhor opcao (mas nao vou comprar tudo de novo :sweat_smile:)

Exatamente. Não dá pra jogar dinheiro fora.
Acredito que os dois sensores são relevantes para deixá-los tão “nocivos”. Mas durante o dia, em um cômodo vazio, eles não leem distância, mas continuam lendo a luminosidade