Automatização Bomba

Bom dia galera. Estou aqui hoje pra compartilhar um projeto que achei pouca informação na internet e pode ser que tenha mais alguém interessado em fazer ou ajudar a melhorar o meu.

Aqui em casa uso uma cisterna (reservatório inferior) para receber a água “da rua”, depois essa água é bombeada para a caixa d’água elevada. Pelo que percebi esse esquema não é muito comum em terras gringas, talvez por isso achei poucas aplicações com o HASS.

Primeiro preciso acionar a bomba via HASS, para isso ultilizei uma chave de partida (contactor integrado com um relé térmico) e um sonoff basic para acionar a chave de partida.

Essa parte recomendo chamar um eletricista para fazer a correta montagem da chave de partida e fazer a instalação, podendo ser próximo a bomba ou próximo ao quadro de distribuição.

Conversando com o eletricista ele vai descobrir o melhor jeito para que o sonoff basic acione a chave de partida. Mas basicamente o sonoff vai ligar e desligar os terminais da bobina do contactor (geralmente A1 e A2).

Utilizando o firmware ESPhome no sonoff a integração fica mais ou menos assim (não achei um ícone apropriado rsrs):

image

A partir daqui já posso acionar a bomba diretamente pelo Lovelace, no app ou no PC e as possibilidades aumentam.

Mas quero que a bomba ligue automaticamente quando necessário, e foi nessa parte que mais tive dificuldades. Primeiro pensei em utilizar um sensor ultrassônico para medir a quantidade exata de água nos reservatórios.

image
(https://jeonlab.wordpress.com/2017/06/11/sump-pump-water-level-monitor-ultrasonic-sensor-hc-sr04-wifi-module-esp8266-and-gmail-sender/)

Porém não conseguir fazer funcionar corretamente, já que o ambiente do reservatório é bastante úmido, e o sensor fica com bastante ruído. Então parti para uma solução mais simples e que já é bastante usada comercialmente: As boias níveis. (Mas ainda não desisti do sensor ultrassônico, qualquer ajuda é bem-vinda)

image

Funcionamento dela é bem simples: ela possui três fios um comum, um normalmente aberto e outro normalmente fechado. Com a boia bem regulada, quando o reservatório encher a boia fecha o contato entre comum e normalmente aberto. Esse link explica melhor o funcionamento.

https://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/boia-automatico-regulagem/

Como fechar contato e abrir contato é basicamente o mesmo funcionamento de um botão (binary_sensor), só precisamos de algo que verifique se o contato está aberto ou fechado para sabermos de a caixa secou ou encheu (não vai dá pra saber os níveis intermediários). Para isso eu utilizei um ESP-01 com firmware ESPHome, pois fica bem barato.

Uma opção mais fácil seria utilizar os terminais S1 e S2 de um sonoff mini, por exemplo. Já que com o ESP-01 você vai precisar de uma fonte, um conversor dc-dc e um resistor pull-up para funcinar:

Instalado o sensor superior e inferior fica mais ou menos assim:

image

Agora só usar o Node Red para acionar e desligar a bomba sem se preocupar.


Usei um input_select para alternar entre o funcionamento entre Automático e Manual, e o Node Red checa de 2 em 2 minutos o estado das boias níveis decidindo ligar ou desligar a bomba. Como ainda está em teste, manda também uma notificação pelo telegram.

É isso galera, só fui até aqui. Ainda está em teste aqui, mas por enquanto tudo funcionando. Se alguém tiver uma ideia para melhorar agradeço, principalmente a parte do Node Red e o Lovelace.

3 Curtidas

Muito bacana! Quanto tiver um tempo quero fazer aqui em casa, valeu!!