Ajuda para configurar o SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus

Boa tarde.

Eu tenho um Dongle desse Sonoff no meu Raspberry via Docker com a integração do ZHA e funciona perfeitamente.

Porém na ultima atualização os botões zigbee não tem mais o status de clique, apenas de bateria. Alguem sabe aonde posso encontrar uma solução?

Estou com problema de Erro 502. Já realizei a atualização mostrada no vídeo, tanto que ZHA, consigo adicionar alguns dispositivos, gostaria de testar o Zigbee2Mqtt com SONOFF ZIGBEE 3.0, pois tenho um interruptor de dois canais, mas no ZHA quando ligo uma saída a outra tbm liga, quando faço acionamento físico status vai de forma individual. Utilizo HA no Pi4 4G instalado no Cartão de memoria classe 10

Fiz o mesm procedimento que o Marcos indicou e fucnionou perfeitamente. Só achei estranho porque o led da placa não pisca e com isso ficamos na dúvida se entrou ou não em bootloader.

1 curtida

Pessoal, vejam se alguem ja passou por isso, eu uso o HA em uma vm no virtualbox e meu usb dongle zigbee funciona normalmente se eu fisicamente desconectar ele e conectar, mas toda vez que reinicio a VM preciso fazer isso. Olhando no SO parece que a porta usb nao é reconhecida automaticamente ao iniciar a VM e o HA. Alguem já passou por isso?

2 curtidas

Hoje chegou o meu. Fui tentar fazer os procedimentos, mas no meu caso não aparece ali o Silicon Labs…etc… O meu aparece USB CH9102… daí deu erro rodando o script python pra fazer o bootloader, e tbm tentei fazer o boot físico, mas como o amigo @Oberdan falou, o led nao pisca e não da pra saber, resolvi não proceder pra não dar problema. Na placa tem a data de 2022-03, ou seja, parece ser uma nova versão, será que preciso fazer tudo isso aí que o Patrick fala?

@Doug, eu não tenho certeza, mas acredito que se ele não entrar em modo bootloader o software não vai conseguir gravar o novo firmware, pois depende do bootloader pra fazer isso (então acho que se não entrar em bootloader não tem risco de dar bo, mas… não tenho certeza. Eu não fui muito a fundo para tentar resolver o problema com o script, mas o processo com os botões foi muito simples e funcionou de primeira.

qual o seu modelo ? parece que saiu uma versão nova que ja vem preparada

Vocês estão usando o Zigbee2mqtt ou a própria integração do HA? Parece que nesta ultima versão do HA fizeram algumas melhorias.

zigbee2mqtt. Dois motivos básicos: 1) compatibilidade com dispositivos, e resposta na atualização; 2) Possibilidade de configurar uma maior potência do sinal da rede.

experimental:
  transmit_power: 20

Não consegui encontrar essa opção de configuração no ZHA.

Olá. Boa noite.
Eu comprei o Sonoff ZBDongle-E EF32MG21. Tentei instalar, mas não funcionou. Tenho que atualizar o Firmware deste também? Quando fiz a compra eu entendi que ele já estava atualizado.

Você conseguiu identificar se ele foi reconhecido no hardware? Verifica no HA.

Boa tarde Amigo.
No HA no item Sistema, Hardware só encontro a informação da memória e processador. É neste local que tem que aparecer o Sonoff? Em configurações , dispositivos o Sonoff Zigbee 3.0 USB Dongle Plus V2 aparece.

Ok, se apareceu nos dispositivos é porque você configurou com ZHA (Integração padrão do Home Assistant para redes zigbee). Com ela ativa usando este dongle, você não consegue iniciar o zigbee2mqtt. Dois serviços não podem utilizar o mesmo hub.

Para iniciar o Zigbee2mqtt, você precisará excluir a integração do ZHA. Para identificar qual porta indicar no ajuste do addon, na tela de hardware, no canto direito superior tem três pontinhos. Nele vocês encontrará o detalhamento de todo o hardware.

Mas você pode usar o ZHA também. Neste caso, vá em dispositivos, onde aparece o dongle, clique em configurar e depois em “+ Adicionar Dispositivo” para parear seus novos dispositivos.

Espero ter ajudado

Boa tarde pessoal, td bem?

Troquei o firmware do meu conforme o video do patrick explica, meu RPI 4 eu uso um M2 externo com um extensor.
Meu Zigbee2MQTT inicia normalmente, porem, nao sei pq ele nao consegue adicionar nenhum dispositivo.

Eu tenho um outro RPI 3, com boot no SDCard e uso ele como ambiente de teste antes de subir pra Producao no RPI 4. E no RPI 3 funciona perfeitamente o dongle… Sera que eh essa interferencia que vcs comentam?
Eu nao tenho extensor USB pra testar aqui, precisaria adquirir um.
Alguem ja teve esse problema?

Abracos

Você conferiu a porta que o dongle está e ajustou a configuração do z2m?

Sim, porta tava configurada correta, o Z2MQTT subia normal…eu consegui um extensor aqui com um amigo, e deixando ele longe do RPI 4, comecou a achar os dispositivos…que bizarra essa interferencia…

1 curtida

Sem extensor realmente não funciona legal. Que bom que funcionou. A rede fica muito estável com o extensor.

Ola eu segui esse video para fazer o flas do Zigbee 3.0 usb Dongle Plus para touter (repetidor) HOW TO - Sonoff Zigbee 3.0 Dongle Plus in Home Assistant (Flash, Update, Zigbeemqtt & MQTT Broker) Mark Watt Tech.
e ao tentar fazer o flash , tenho certeza que aperto o botão boot na hora que coloco o dongle na porta usb , porem o program da texas Smart RF Programer 2 não consegue comunicar cm essa mensagem de erro:
">Initiate access to target: COM5 using 2-pin cJTAG.

ACK/NAK not received. Expected 0x00 0xCC or 0x00 0x33, received 0x78 0x00.
ACK/NAK not received. Expected 0x00 0xCC or 0x00 0x33, received 0x80 0x78.
No response from device. Device may not be in bootloader mode. Reset device and try again.
If problem persists, check connection and baud rate.
Connecting over serial bootloader failed: No response from device. Device may not be in bootloader mode. Reset device and try again.
If problem persists, check connection and baud rate.
Failed to create device object."

o que pode ser feito?

Amigo, siga esse passo a passo do Patrick. Melhor forma de colocar em bootloader é essa.

Lembrando que o firmware não é mais o indicado pelo Patrick. Ele foi atualizado em dezembro.

Uma outra coisa, coloque o Arquivo .HEX do firmware em um caminho curto, ex: c:\arquivo. Tive problema com o programmer da Texas por causa disso.

1 curtida

Olá não encontro mais o arquivo uart.log na Sonnof.tch