Ajuda para configurar o SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus

SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus

É um stick universal Zigbee. Pode ser usado como um Gateway Zigbee no Home Assistant ou em outras plataformas. Por exemplo: ZHA or Zigbee2MQTT.

Características:

  • Pre-flashed with Z-Stack 3.x.0 coordinator firmware
  • Can use ZHA in Home Assistant or use Zigbee2MQTT
  • Base on TI CC2652P + CP2102N
  • +20dBm output gain
  • SMA interface external antenna
  • Aluminum housing effectively reduces signal interference from peripherals



2 curtidas

Bom dia,

Comprei um Stick Sonoff Zigbee 3.0. Já coloquei a ultima versão do firmware, mas da o erro “Error while starting zigbee-herdsman”. Alguém pode me ajudar?

Meu RP4 tem um HD externo ligado nele. Só não usar o HD que o Sonoff ZIGBEE 3.0 funciona sem problemas.

Tentei usar um hub USB externo com alimentação e também não funciona.

E ai?

1 curtida

Estou com o mesmo problema

Eu tenho RP4 com HD externo em USB 3.0. Liguei o Stick Sonoff Zigbee 3.0 numa porta USB 2.0 com um cabo de extensão e está funcionando bem, parece que a USB 3.0 gera interferência.

1 curtida

O meu já tinha testado assim e novamente deu erro:

Zigbee2MQTT:error 2022-02-10 17:26:56: Error while starting zigbee-herdsman
Zigbee2MQTT:error 2022-02-10 17:26:56: Failed to start zigbee
Zigbee2MQTT:error 2022-02-10 17:26:56: Exiting…
Zigbee2MQTT:error 2022-02-10 17:26:56: Error: Failed to connect to the adapter (Error: SRSP - SYS - ping after 6000ms)
at ZStackAdapter. (/app/node_modules/zigbee-herdsman/dist/adapter/z-stack/adapter/zStackAdapter.js:94:31)
at Generator.throw ()
at rejected (/app/node_modules/zigbee-herdsman/dist/adapter/z-stack/adapter/zStackAdapter.js:25:65)

@leofig , o seu RP4 com HD externo, da boot pelo SD ou pelo próprio HD externo?

Da boot pelo SSD externo.
Eu tenho uma case Argônio.

Você fez conforme o vídeo do Patrick?

1 curtida

@dmsgyn ,

Confere se nao esta indicando o usb errado na configuracao do Zigbee2Mqtt.

Att.

Você tem o link da versão do firmware que o Patrick utilizou no video?

Veja que o SONOFF Zigbee 3.0 USB Dongle Plus by ITead está no final da tebela e usa o CC1352P2_CC2652P_launchpad_*.zip.

O link é:

esta correta. Mesmo assim não funciona quando ligo faço o boot pelo HD externo.

Mas não usa o HD externo? Usa o SSD para dar boot?

Mais uma dúvida, qual tipo de instalação do HA vc está usando? A que vc instala no seu linux, ou a que já vem o sistema pronto num micro-sd?

Estou achando que o meu problema não é o HD externo, é o sistema operacional. Quando coloco o boot no sd que tem instalado o SO proprietário do HA, não da problema.

Veja este vídeo do Patrick para preparar o boot.

ola bom dia,

Estou com o mesmo problema, Error while starting zigbee-herdsman
uso o HA numa maquina virtual no meu PC, quando instalei ele funcionou, mais agora nao inicializar só da esse erro, ja conferi a porta UBS e esta correta.

Tenho uma duvida, recebi meu adaptador e instalei direto com o drive do Patrik, preciso realizar os procedimentos de atualização no dongle?

Obrigado, sou novo em HA e creio que o dongle me dara um ganho na automação mais por enquanto so dor de cabeça, rsrs
Agradeço se poderem me ajudar.

Kleber

@kleber.simas ,

Você está usando o Sistema Operacional do Homeassistant , ou fez a instalação do HA em outro sistema operacional?

No meu caso, descobri que quando uso o Homeassistant OS funciona sem problemas, quando uso o Rasbian que tinha no meu RP4 ele não funciona com o Sonoff Zigbee, só com outro dongle. Instalei novamente o HA num Rasbian instalado do zero e funcionou. Ou seja tinha alguma coisa no meu SO antigo que atrapalhava.

@dmsgyn entendi, uso o HA em uma VM de Linux que rodo no meu PC com windows
Sera que terei que reinstalar meu HA?

Para a VM de produção, cria uma nova Vm com o HA, faz o teste com o dongle e veja se funciona.

@dmsgyn , fiz o que orientou e mesmo assim sem sucesso. segue abaixo o log, sera que com isso tem alguma ideia de solucao?

zigbee2mqtt@1.23.0 start
node index.js
Zigbee2MQTT:error 2022-02-24 23:03:08: Error while starting zigbee-herdsman
Zigbee2MQTT:error 2022-02-24 23:03:08: Failed to start zigbee
Zigbee2MQTT:error 2022-02-24 23:03:08: Check Zigbee2MQTT fails to start | Zigbee2MQTT for possible solutions
Zigbee2MQTT:error 2022-02-24 23:03:08: Exiting…
Zigbee2MQTT:error 2022-02-24 23:03:08: Error: SRSP - SYS - getExtAddr after 6000ms
at Timeout._onTimeout (/app/node_modules/zigbee-herdsman/src/utils/waitress.ts:64:35)
at listOnTimeout (internal/timers.js:557:17)
at processTimers (internal/timers.js:500:7)

tenta usar em outro computador, sem usar VM. Pode ser que seu doogle tenha estragado, já que uma vez já funcionou e agora não funciona mais.

1 curtida