Ajuda com automação de portões

Olás,

Quero testar o Home Assistant começando com poder abrir o portão pelo app no celular. Tenho um Raspberri Pi 3B+ que acredito que deva ser suficiente para começar (Pelo que vi, HA destrói cartões SD, mas não deve ser difícil pra migrar pra um SSD via USB depois de testar).

Aparentemente, precisaria do HA e um Relé WiFi pra isso e colocar pra fazer um pulso na botoeira da placa do portão, mas não tenho certeza como escolher um relé adequado.

Minha portão está usando uma placa Mastertec QRM-HT10, mas no manual não encontro qual a voltagem adequada pra isso.

Considerando isso e que eu preferiria um relé que não precisasse conectar à outros servidores, qual uma placa adequada e como consigo parear ela com o HA caso ela não use ewelink e semelhantes? Pensei que talvez um baseado em ESP poderia servir, ou talvez exista algum sonoff que possa trocar o firmware?

Existe um Sonoff pra isso e não precisa nem trocar o firmware, você tem 2 opções, se na sua placa tiver uma saída 12v você pode usar um Sonoff SV ligado nela e fechando um contato na botoeira da placa. A outra opção é um Sonoff RE5V1C que é quase igual o outro só que só funciona com 5v ai no caso você precisaria de uma fonte externa só pra ele. Quanto a configuração de pulso para abrir e fechar a botoeira existe essa configuração no próprio app do sonoff, o Ewelink.

Cara, a AGL tem um quase pronto pra isso, e dá pra trocar o firmware, com um ESP faz isso muito fácil TB (eu tenho no meu portão assim)

Entendo, mas queria uma alternativa que possa especificamente trocar o firmware pra poder rodar localmente ou que já rode localmente.

E sobre ligar direto na placa, acho que não tem uma saída. Tem um lugar (J6) na placa que talvez seja uma saída 5V. Não achei nada que indique isso no manual, mas… talvez? São 3 pinos lado à lado, dizendo:
BKGD | +5 | GND

Será que daria pra ligar alguma coisa ali ou é para outro propósito?

Algo parecido com o isso?

O Sonoff funciona localmente tanto com o app original (Ewelink) quanto com o HA. Quanto a saída 5v da sua placa o ideal seria testar com um multímetro, provavelmente usaria a saída 5v como positivo e GND como negativo.

Sonoff SV Esse suporta de 5v a 24v

Sonoff re5v1c Esse é só 5v.

O melhor é testar com multímetro.
Vc pode testar a saída 5v que mencionou ou então usar a saída j3 que é usada para fotocélula, o pino do meio é 12v.

Pra quem tem esse esquema configurado, vcs confiam 100% que nao irá falhar?
Pergunto pq já pensei em implementar no meu tb…mas co.o sou da area de desenvolvimento e redes, sei que nada é 100%, td tem falhas…e uma falha no HA ou mesmo no dispositivo que controla o portao poderia ser fatal, deixando o portao aberto.

Por exemplo: tenho cerca de 30 spots Philips convertidos para esphome…todos funciona do perfeitamente. Porém, a cada 2 meses aproximadamente, acontece de um deles ( aleatoriamente) ligar. Pode ser algo no firmware, pode ser no ha, ou pode ser em outro local…só nao investigue a fundo pq isso acontece muito pouco e nao me incomoda, mas é um dos motivos pra eu nao ter automatizado o portao eletronico de casa ainda.

Em nada eu confio 100%, mas sempre implemento, faço testes e decido se fico ou não com o projeto.

No caso do portão eletrônico…
Tenho 2 na minha casa. Em um deles consigo controlar pela central do alarme e nunca abriu sozinho.

A pouco tempo fiz o hardware para controlar os 2 portões usando o HA, porém por enquanto só deixei em um portão. Até hoje sem problema, mas não uso nenhuma automação no sistema, apenas tenho o controle e status pelo HA.

No hardware que usei, um esp8266 tomei o cuidado de escolher bem o GPIO, já que alguns costumam enviar um pulso durante o boot, no meu caso isso acionaria o relé e abriria o portão.
No caso do software criei uma automação para me avisar se o portão está aberto por mais de X minutos.

Eu não uso, mas alguns portões eletrônicos tem função predial, que basicamente fecha o portão após X segundos dele aberto, é uma opção a mais de segurança. Mas eu só usaria essa função caso eu tivesse sensors para verificar se tem algum obstáculo.

Tenho um projeto de automação dos portões que nunca tirei do papel justamente pq precisaria de muita cautela para cobrir todos os pontos de falha.
No caso eu ia controlar o portão de acordo com a presença dos carros, se eles estão ligados ou não, se o freio de mão estava puxado ou não…
Esse foi pra gaveta e provavelmente ficará lá para sempre, rsrsrs

Cara, eu uso aqui em casa, mas eu tenho uma “segunda barreira de segurança elétrica”, que é uma contatora que controla a alimentação do portão, meus dois controladores (ESP) comunicam-se entre si, e se auto-coordenam para que o portão só abra quando foi devidamente comandado a fazer isso por um usuário atuenticado…

Cara, uma das minhas controladoras do portão, é essa aqui:

Ela atende muito bem as minhas necessidades

Portão e fechaduras eletronicas/elétricas: duas coisas que eu ainda não tive coragem de implementar por questão de segurança :confused:
A parte de integração/acionamento é fácil resolver…a coragem de implementar é que esta dificil :rofl:

Eu usei por bastante tempo no meu portão de casa e nunca me deu problema algum, porem acabei tirando justamente por na real não ser muito usado por mim. Me é muito mais fácil e intuitivo usar o acionador ligado ao farol alto do carro que via HA, voz, gps, etc.

Medi a saída e mostra 5v. A do meio da fotocélula mostra 12v, porém acho que é muita potência tentar rodar o relay que peguei nessas saídas, pois quando tentei, ele não liga e a voltagem das saías cai lá pros 2v. Acabei pegando uma fonte de celular mesmo.

Como fez pra ver o status do portão? Com um ESP + Reed Switch?

Optei pelo que mandei acima. Por enquanto funcionando. :crossed_fingers:

1 curtida

Criei um binary_sensor no esphome.
Para instalação do sensor fiz um suporte para que 1 dos imas originais do portão não ativasse o reed switch. Depois vou tentar mudar o suporte, pois o outro imã está ativando o reed switch e fiz uma “correção” via software

binary_sensor: 
######################## Up! ########################
###  LIGADO A SAIDA Sinaleira - Luz de garagem DA PLACA ROSSI COM RESISTOR 10K
  - platform: gpio
#    device_class: garage_door
    name: "Up! Fechado"
    pin: 
      number: GPIO14 # D5 OK
      inverted: true
    id: portao_up_sensor_fechado
    on_state:
      then:
      - script.execute: check_sensors
    filters:
      - delayed_on: 100ms
      - delayed_off: 100ms

      
###  SENSOR MAGNETICO
  - platform: gpio
#    device_class: garage_door
    name: "Up! Aberto"
    pin: 
      number: GPIO13 # D7 OK
      inverted: true
      mode:
        input: true
        pullup: true
    id: portao_up_sensor_aberto
    on_state:
      then:
      - script.execute: check_sensors
    filters:
      - delayed_on: 700ms #delay pois o imã do portão passa pelo o reed switch do D1 Mini

Edit:

No caso da minha configuração uso um reed switch para saber quando ele está aberto e uma saída da própria placa do portão para saber quando ele está fechado, caso nenhum desses sensores esteja ativado considero que o portão está movimentando

1 curtida