WLED - Fita Led WS2812B (endereçável) + ESP + HA com MQTT

Estou com a sensação de que o fio branco deveria estar um borne a direita, mas nao tenho certeza

Tem razão calm

não me atentei a tensão da fonte. Parece estar correto entâo.

Alexandre,

Você consegue acessar o WLED pelo IP? Ou consegue encontrar uma rede Wifi com o nome WLED_AP?
e verificar essas configurações?
image

Pode tentar regravar o WLED também,

nesse vídeo me pareceu bem explicado: (vídeo que o @leandroissa tinha indicado)

Boa sorte!

1 curtida

@DanielF @eloigonc @calm1010
Muito obrigado pelas mensagens amigos,

Acabei perdendo a senha dessa conta e so recuperei o email esses dias.

A fonte é 5v sim. Acabei comprando outra fita, que chegou semana passada, vou dar uma lida mais aprofundada e dar mais uma lida no tema para tentar me informar melhor, ainda nao consegui entender meu erro.

*O esp8266 está ligado a fita, e a fita, está diretamente ligada na fonte.
** Tentei acessar de todas as formas o WLED, e infelizmente nao obtive sucesso, amanhã com a fita nova tentarei novamente (tenho duvidas se a anterior estava funcionando perfeitamente).

Meu problema maior é o seguinte, quando eu liguei ela junto a fonte e ao esp8266, deveria ter acendido os led, mesmo sem a configuracao do WLED, certo?

Enfim, estou a disposicao para qualquer pergunta e espero que breve conseguiremos resolver esses problemas hahaha.

Abraços

@calm1010

Desculpe a ignorância amigo, “Se for 5V não deve ser esse o problema (fritar o ESP), mas poderia ser ligada direto da fonte no ESP e na fita.”, mas como eu faria isso? não entendi direito lkkkkk

Abraços

rapaziada,

boas notícias, tudo funcionou certinho (como ja tava na foto) o que me leva a acreditar que a outra fita que estava defeituosa.

Obrigado de verdade a todos que ajudaram, tamo juntasso! valeu familia

O que interessa é ter resolvido o problema :grinning:

Um recurso que o WLED tem e que é muito interessante para quem usa fonte separada para a fita é a possibilidade de desligar a fonte quando desliga a fita (aplicável apenas quando a fonte do controlador é diferente da fonte da fita).

Para isso basta configurar no menu LED Preferences o pino do relé (Relay Pin) e o tipo de sinal (marcar Active High para ativar o relé com sinal alto ou desmarcar para ativar o relé com sinal baixo, isso vai depender do tipo de módulo relé que você irá usar) e instalar um módulo relé antes da entrada AC da fonte da fita.

Para mim funciona bem já que uso uma fonte de 5V para o nodemcu e uma fonte 12V para a fita de led.

Esquemático de aplicação:

Usando a montagem assim traz economia de energia (evita que a fonte e fita permaneça consumindo um pouco de energia mesmo com a fita desligada) e evita o desgaste da fonte que não precisará ficar energizada o tempo todo.

Alguns já usam esquema semelhante com a aplicação de interruptores smarts (sonoff mini, etc), porém o comando de ligar a o interruptor e ligar os LEDs são separados e geralmente tem que aguardar o nodemcu conectar para ficar disponível no HA.

1 curtida

Douglas, tudo bem? Algumas dúvidas: consegue passar o link de onde comprou? Pretendo usar emenda, indica alguma? A fonte gera muito calor? Valeu, abraço.

Comprei uma fita de LEDs W2812 (acho que é B), para testes e, seguindo esse e outros tutoriais, botei para funcionar sem problemas. Fonte de 5V, 2A, e NodeMCU V3 como controlador e WLED como firmware.

Funcionando no App do WLED, direto no endereço IP que o NodeMCU está usando e no Home Assistant.

Olá uma dica sobre o local aonde vc pode adquirir é no aliexpress e sobre a fonte o aquecimento é muito baixo (na minha experiência), fiz conforme o tutorial. Estou enviando o link de uma loja, de bom atendimento, e na descrição do anúncio possui várias informações uteis sobre as fitas.

link de compra aliexpress

Cláudio boa noite, tudo bem? Obrigado pela ajuda em passar o link da loja. Vc tem Telegram? Se não me engano o meu é ctbmf74, se puder me auxiliar te agradeço. Abraço.

Boa noite pessoal !! sou novo na pagina e gostaria de tirar uma pequena duvida, só pra contextualizar, estou ligando 176 leds ws2812b num node mcu para iluminaçao da prateleira acima do meu pc e +90 leds num arduino instalados atras do meu monitor(ambilight), a fonte chaveada pode gerar alguma interferencia nas fitas ou no node + arduino? já que a fonte chaveada utiliza um comutador de alta frequencia?

Boa tarde, tudo funcionando de boas aqui.

Só um questionamento, já existe a integração WLED no homeassistant, porque foi realizada a comunicação com o MQTT existe algum benefício a mais?

Comprei uma fita 12V e uma Fonte 12V, depois que fiz essa cagada, que eu me toquei que a alimentação do NodeMCU é limitada a 5V e comecei a pesquisar solução pra isso sem ter que trocar a fita…

Acabei encontrando esse POST que me deu uma super iluminada…

No caso do esquema do exemplo acima, estariam utilizando um relê para desligar a fonte também certo?, mas eu não preciso disso, pq meu interruptor, estaria anteriormente a saida de alimentação, então neste caso se eu quisesse fazer o mesmo com a fita sendo alimentada direto, e uma outra fonta 5V no nodemcu seria só eu eliminar a parte do desenho do relê ???

Mais ou menos assim como na image?

Alguem sabem fazer barra de progresso com o wled? ex. enquanto rola um timer, ou carregamento do celular… o led for enchendo a barra ate ficar 100%…

1 curtida

Eu desconheço tal capacidade no WLed.
Pois os efeito do mesmo é baseado em efeitos pré programados.
Até a atual versão, não há a possibilidade de escolher diretamente um led para acender.
Agora oque vc pode fazer é criar do zero ou modificar um arquivo de efeito para o WLed.
Na página do desenvolvedor tem todos os arquivos de KB para lhe instruir nestas configurações.

1 curtida

que legal, boa dica, vou dar uma pesquisada, valewwwww