Voz da Isabela – Watson IBM (TTS)

Após a última atualização do Home Assistant (Versão 0.94), uma das novidades foi uma nova opção para a plataforma de conversão de texto (text-to-speech), que nada mais que o Watson TTS (IBM)

Ao configurar você poderá utiliza a voz da Isabela (Português Brasil) para suas automações, scritps, etc, gratuito porém com até 10000 caracteres gratuitos por mês.

Como configurar?

Você precisará criar uma conta na IBM Cloud, preenchendo seu e-mail, nome e uma senha, e com sua conta criada você irá criar uma chave (key) para poder configurar no seu HA.

O passo a passo de como criar a chave no site IBM Clound:
https://cloud.ibm.com/docs/services/text-to-speech?topic=text-to-speech-gettingStarted#gettingStarted

Após criar sua chave, acesse o painel da IBM para visualizar e copiar sua chave:
https://cloud.ibm.com/resources

Com a chave em mão, basta agora configurar no seu HA:

Parte do código para adicionar dentro do arquivo configuration.yaml

Após configurar basta reiniciar seu HA e pronto, você poderá usar a voz da Isabela em qualquer dispositivo do tipo media_player ( google home, alexa, etc. )

Exemplo:

- alias: Avisar quando a luz da cozinha for ligada
  trigger:
    platform: state
    entity_id: light.cozinha
    to: 'on'
  action:
    - service: tts.watson_tts_say
      entity_id: media_player.google_home
      data_template:
            Olá, a luz da cozinha foi ligada.   

Exemplo no Node-RED:

Para mais detalhes do novo componente, poderá verificar na documentação da página do home assistant:

2 Curtidas

@douglas saiu uma versão 3 da Isabela…

Para isso, basta atualizar:
image

Abraços,
José Henrique.

2 Curtidas

Eu gostei da voz da Isabela, única coisa ruim que tem um limite na versão grátis :tired_face:

que por sinal eu ultrapasso todo mês!! kkk

Eu lhes apresento então a Polly

@jhbcosta da uma verificada também :wink:

1 Curtida

Show, @douglas!!

Vou fazer seguindo o seu Tópico e qualquer coisa te pergunto!!

Abraço,
José Henrique.

@douglas funcionou perfeitamente!! muito bom!! O problema é ter a voz do “Ricardão” em casa…kkk

1 Curtida

Fiquei um tempão sem a voz da Isabella (watson). Atualizei o meu HA esse fds e pra minha boa surpresa a voz voltou, na minha opinião a mais tranquila de todas que testei até agora!

• alias: Avisar quando a luz da cozinha for ligada
    trigger:
    entity_id: light.luz_de_led
    to: ‘on’
    action:

• service: tts.watson_tts_say
      entity_id: media_player.sala_de_estar
      data_template:
      Olá, a luz da cozinha foi ligada.

tts:

• platform: google_translate

• platform: watson_tts
      watson_apikey: !secret watson_apikey
      voice: pt-BR_IsabelaV3Voice

Oi pessoal estou a configurar a voz da Isabela ele da sinal no google home mais não sai a voz sera que tem alguma coisa errada nos códigos ???

1 Curtida

@wapick, bom dia.

Acredito que essa parte está sobrando aí.
image

Abraços,
José Henrique.

agora a voz ja sai mais pelo ficheiro yaml do autom ela está a repetir a message mesmo que troco o contiudo da message.

- alias: Avisar quando a luz de Led for ligada
    trigger:
      entity_id: light.luz_de_led
    action:
       - service: media_player.volume_set
         data_template:
         volume_level: 0.9
        data_template:
              Olá, a luz de Led foi ligada.

quero fazer despertar o gh

@wapick,

Tente RECARREGAR AS AUTOMAÇÕES em:

OU

OU reiniciar o Home Assistant.

Abraços,
José Henrique.

Olá a todos,
Instalei o watson conforme discrição porém o mesmo não está fucionando.
alguém poderia me dar um norte?

Segue a configuracao:

Automation

Watson TTS

- platform: watson_tts
    watson_apikey: !secret watson_apikey
    #watson_url: https://api.us-east.speech-to-text.watson.cloud.ibm.com/instances/08a1c7ec-a4ed-405b-be1b-3f5b64a9c70a
    voice: pt-BR_IsabelaVoice

automation

#############################################
- alias: Avisar quando a luz da cozinha for ligada
############################################
  trigger:
    entity_id: light.yeelight_color1_34ce008b5522
  action:
      entity_id: media_player.ricardos_echo_dot
      data_template:
            'Olá, a luz da sala foi ligada.' 
#################################################

e mensagem de erro:

Translation Error: The intl string context variable ‘Level’ was not provided to the string ‘Detalhes do log ({Level})’

Logger: homeassistant.components.automation
Source: components/watson_tts/tts.py:145
Integration: Automação (documentation, issues)
First occurred: 13:01:55 (10 occurrences)
Last logged: 13:02:24

• Avisar quando a luz da cozinha for ligada: Error executing script. Unexpected error for call_service at pos 1: Error: No such child resource., Code: 404 , X-global-transaction-id: 52d13d2f25be389f23d6852384a7986e
  • Avisar quando a luz da cozinha for ligada: Error executing script. Unexpected error for call_service at pos 1: Error: No such child resource., Code: 404 , X-global-transaction-id: da3936f2bf4922f9b3178f5d6fef2f68
  • Avisar quando a luz da cozinha for ligada: Error executing script. Unexpected error for call_service at pos 1: Error: No such child resource., Code: 404 , X-global-transaction-id: 94f107db1df4798d982abfb68cb00eaa
  • Avisar quando a luz da cozinha for ligada: Error executing script. Unexpected error for call_service at pos 1: Error: No such child resource., Code: 404 , X-global-transaction-id: c570ad4bc505300cc89beb9eb24ee360
  • Avisar quando a luz da cozinha for ligada: Error executing script. Unexpected error for call_service at pos 1: Error: No such child resource., Code: 404 , X-global-transaction-id: 184062a107433827359989bb18e05a34

Traceback (most recent call last): File “/usr/src/homeassistant/homeassistant/helpers/script.py”, line 154, in _async_step self, f"async{cv.determine_script_action(self._action)}_step" File “/usr/src/homeassistant/homeassistant/helpers/script.py”, line 624, in _async_call_service_step *self._prep_call_service_step(), blocking=True, context=self._context File “/usr/src/homeassistant/homeassistant/core.py”, line 1232, in async_call await asyncio.shield(self._execute_service(handler, service_call))

Não sei se vai funcionar com um echo (alexa). Você já conseguiu enviar mensagem emitida pelo echo? Tais usando o nabu?

Oi José, obrigado por responder. Sim já reinicializei várias vezes. Vou tentar trocando a media_play.

Olá, sim, uso a Nabu e consigo usar o tts da Alexa. Reinstalei meu HA e tentarei novemente, estava com alguns problemas, pois algo que se aprende na prática é que não se deve instalar tudo que vê, pois começa a sobrecarregar o raspberry e inconsistências ocorrerem, causando instabilidades. ABraços e obrigado por responder.