Voz da Isabela – TTS Watson IBM - Mude a voz do Google Home/Nest e Apple Homepod

O Home Assistant tem uma opção para a plataforma que é a conversão de texto para fala (text-to-speech = TTS), que é nada mais que o Watson TTS (IBM).

Ao configurar você poderá utiliza a voz da Isabela (Português Brasil) para suas automações, scritps, etc, gratuito porém com até 10000 caracteres gratuitos por mês.

nuvem

É necessário ter acesso externo ao Home Assistant, se não o TTS não funciona.

Como configurar?

Você precisará criar uma conta na IBM Cloud, preenchendo seu e-mail, nome e uma senha, e com sua conta criada você irá criar uma chave (key) para poder configurar no seu HA.

O passo a passo de como criar a chave no site IBM Clound:

Após criar sua chave, acesse o painel da IBM para visualizar e copiar sua chave:

Clique em Text to Speech:

Em Credenciais de serviço vai ter sua API e URL.

Com a chave e a url em mãos, basta agora configurar no seu HA:

3

tts:
  - platform: watson_tts
    watson_apikey: APIKEY
    watson_url: URL da API
    voice: pt-BR_IsabelaV3Voice

Caso o áudio não saia adicione um outra linha:

base_url: https://meuha.duckdns.org:8123

Parte do código para adicionar dentro do arquivo configuration.yaml

Após configurar basta reiniciar seu HA e pronto, você poderá usar a voz da Isabela em qualquer dispositivo do tipo media_player ( google home, alexa, etc. )

Exemplo:

- alias: Avisar quando a luz da cozinha for ligada
  trigger:
    platform: state
    entity_id: light.cozinha
    to: 'on'
  action:
    - service: tts.watson_tts_say
      entity_id: media_player.google_home
      data_template:
        message: >
            Olá, a luz da cozinha foi ligada.   

Exemplo no Node-RED:

Em um node Call Service

0

Em Entity Id é para colocar o seu dispositivo Google Home/Nest ou Apple Homepod.
Em Data:

{
    "message": "Aqui vai a mensagem"
}

Para mais detalhes do novo componente, poderá verificar na documentação da página do home assistant:

Review pelo @jhbcosta

3 curtidas

@douglas saiu uma versão 3 da Isabela…

Para isso, basta atualizar:
image

Abraços,
José Henrique.

3 curtidas

Eu gostei da voz da Isabela, única coisa ruim que tem um limite na versão grátis :tired_face:

que por sinal eu ultrapasso todo mês!! kkk

Eu lhes apresento então a Polly

@jhbcosta da uma verificada também :wink:

1 curtida

Show, @douglas!!

Vou fazer seguindo o seu Tópico e qualquer coisa te pergunto!!

Abraço,
José Henrique.

@douglas funcionou perfeitamente!! muito bom!! O problema é ter a voz do “Ricardão” em casa…kkk

1 curtida

Fiquei um tempão sem a voz da Isabella (watson). Atualizei o meu HA esse fds e pra minha boa surpresa a voz voltou, na minha opinião a mais tranquila de todas que testei até agora!

  • alias: Avisar quando a luz da cozinha for ligada
    trigger:
    platform: state
    entity_id: light.luz_de_led
    to: ‘on’
    action:

    • service: tts.watson_tts_say
      entity_id: media_player.sala_de_estar
      data_template:
      message: >
      Olá, a luz da cozinha foi ligada.

    tts:

    • platform: google_translate

    • platform: watson_tts
      watson_apikey: !secret watson_apikey
      voice: pt-BR_IsabelaV3Voice

Oi pessoal estou a configurar a voz da Isabela ele da sinal no google home mais não sai a voz sera que tem alguma coisa errada nos códigos ???

1 curtida

@wapick, bom dia.

Acredito que essa parte está sobrando aí.
image

Abraços,
José Henrique.

agora a voz ja sai mais pelo ficheiro yaml do autom ela está a repetir a message mesmo que troco o contiudo da message.

- alias: Avisar quando a luz de Led for ligada
    trigger:
      platform: state
      entity_id: light.luz_de_led
      to: 'on'
    action:
       - service: media_player.volume_set
         data_template:
         entity_id: media_player.sala_de_estar
         volume_level: 0.9
      - service: tts.watson_tts_say
        entity_id: media_player.sala_de_estar
        data_template:
          message: >
              Olá, a luz de Led foi ligada.

quero fazer despertar o gh

@wapick,

Tente RECARREGAR AS AUTOMAÇÕES em:

OU

OU reiniciar o Home Assistant.

Abraços,
José Henrique.

Olá a todos,
Instalei o watson conforme discrição porém o mesmo não está fucionando.
alguém poderia me dar um norte?

Segue a configuracao:

Automation

Watson TTS

  - platform: watson_tts
    watson_apikey: !secret watson_apikey
    #watson_url: https://api.us-east.speech-to-text.watson.cloud.ibm.com/instances/08a1c7ec-a4ed-405b-be1b-3f5b64a9c70a
    voice: pt-BR_IsabelaVoice

automation

#############################################
- alias: Avisar quando a luz da cozinha for ligada
############################################
  trigger:
    platform: state
    entity_id: light.yeelight_color1_34ce008b5522
    to: 'on'
  action:
    - service: tts.watson_tts_say
      entity_id: media_player.ricardos_echo_dot
      data_template:
        message: >
            'Olá, a luz da sala foi ligada.' 
#################################################

e mensagem de erro:

Translation Error: The intl string context variable ‘Level’ was not provided to the string ‘Detalhes do log ({Level})’

Logger: homeassistant.components.automation
Source: components/watson_tts/tts.py:145
Integration: Automação (documentation, issues)
First occurred: 13:01:55 (10 occurrences)
Last logged: 13:02:24

  • Avisar quando a luz da cozinha for ligada: Error executing script. Unexpected error for call_service at pos 1: Error: No such child resource., Code: 404 , X-global-transaction-id: 52d13d2f25be389f23d6852384a7986e
  • Avisar quando a luz da cozinha for ligada: Error executing script. Unexpected error for call_service at pos 1: Error: No such child resource., Code: 404 , X-global-transaction-id: da3936f2bf4922f9b3178f5d6fef2f68
  • Avisar quando a luz da cozinha for ligada: Error executing script. Unexpected error for call_service at pos 1: Error: No such child resource., Code: 404 , X-global-transaction-id: 94f107db1df4798d982abfb68cb00eaa
  • Avisar quando a luz da cozinha for ligada: Error executing script. Unexpected error for call_service at pos 1: Error: No such child resource., Code: 404 , X-global-transaction-id: c570ad4bc505300cc89beb9eb24ee360
  • Avisar quando a luz da cozinha for ligada: Error executing script. Unexpected error for call_service at pos 1: Error: No such child resource., Code: 404 , X-global-transaction-id: 184062a107433827359989bb18e05a34

Traceback (most recent call last): File “/usr/src/homeassistant/homeassistant/helpers/script.py”, line 154, in _async_step self, f"async{cv.determine_script_action(self._action)}_step" File “/usr/src/homeassistant/homeassistant/helpers/script.py”, line 624, in _async_call_service_step *self._prep_call_service_step(), blocking=True, context=self._context File “/usr/src/homeassistant/homeassistant/core.py”, line 1232, in async_call await asyncio.shield(self._execute_service(handler, service_call))

Não sei se vai funcionar com um echo (alexa). Você já conseguiu enviar mensagem emitida pelo echo? Tais usando o nabu?

Oi José, obrigado por responder. Sim já reinicializei várias vezes. Vou tentar trocando a media_play.

Olá, sim, uso a Nabu e consigo usar o tts da Alexa. Reinstalei meu HA e tentarei novemente, estava com alguns problemas, pois algo que se aprende na prática é que não se deve instalar tudo que vê, pois começa a sobrecarregar o raspberry e inconsistências ocorrerem, causando instabilidades. ABraços e obrigado por responder.

Platform error tts.tts.watson_tts - Integration ‘tts.watson_tts’ not found.
rigado,
Estou tentando configurar a voz da Isabela, e está apresentando o erro acima. Alguém para ajudar, pois estou começando no HA a pouco tempo. Ob

Fantástico. Segui o passo a passo e funcionou de primeira.

ainda funciona? não vi nada gratuito, só tts premium.

Sim, estou usando perfeito aqui!

1 curtida