Varias dúvidas - config. maquina virtual e dispositivos Zigbee

Galera, boa noite!

Sou usuário do HA há um pouco mais de um ano, porém só utilizo como uma assistência em paralelo a minha Smart Home. Estou tomando coragem de usar ele com mais frequência agora, apesar de certa dificuldade, estou gostando dos resultados obtidos.

Estou com algumas dúvidas que não encontrei muitas respostas claras sobre isso, me desculpem se são perguntas bestas, mas estou querendo me dedicar a fazer uma Smart Home legal.

  • [Dúvida 01]

Estou querendo fazer o Home Assistant como meu servidor principal e gostaria de saber se vale a pena usá-lo como controlador total de meus dispositivos.
Pois hoje utilizo meus dispositivos cada um em sua plataforma, e todas integradas a Alexa para comandos de voz e ao HA para automações.
Uso uma maquina virtual rodando o HA em um notebook antigo (Core i5 2450m + 6 GB de ram ddr3 + HD 250 GB + Windows 7), atualmente me serve bem, mas estou querendo dar um upgrade. (Obs: estou dando preferencia ao notebook com uma maquina virtual, pois além da bateria manter ligado em uma queda de energia, eu uso outros programas como o servidor PLEX para streaming e a controladora Omada dos meus access points TP-Link)

Quais melhores especificações de PC para se ter um servidor rodando sem problemas?
Consigo pegar esse servidor ativo e copiar normalmente para um outro notebook?
Estou cogitando pegar um SSD, não sei se irá mudar algo, já que atualmente não tenho problemas de velocidade com o HA

  • [Dúvida 02]

Estou migrando agora meus dispositivos wi-fi para zigbee, somente estou utilizando dispositivos Sonoff em minha casa, e não gostei de usar Sonoff Bridge Zigbee (rede instável, dispositivos demoram para responder, além de eu achar que não estão criando uma rede mesh, dispositivos perdendo conexão mesmo estando a 4 metros do HUB, hoje mesmo tive uma queda de energia e alguns dispositivos ligado ao HUB perderam os nomes).
Vi que o HA tem uma compatibilidade muito maior com dispositivos Zigbee, além de poder mesclar vários fabricantes , mas não sei se vale a pena comprar um adaptador para HA.

Qual melhor dongle Zigbee para o HA?
Tem algum limite de dispositivos que pode ser usado por dongle? Preciso de uma rede ampla e estável, com maior compatibilidade de dispositivos.
Consigo utilizar os dispositivos Zigbee em rede local no HA (quando a internet cair)? pois com o HUB Sonoff só fica disponível em nuvem.

Por enquanto é somente isso.

Muito obrigado galera!!!
:+1: :grin:

1 curtida

Em relação as dúvidas:

Dúvida 01:

Core i5 2450m + 6 GB de ram ddr3 + HD 250 GB + Windows 7 = excelente pro HA. Com SSD iria ser + estável pq HD tem + tendência a dar problemas…

Quais melhores especificações de PC para se ter um servidor rodando sem problemas?
Suas especificações estão excelentes, com um SSD já seria ótimo. O pessoal usa mt mini pc ou nuc pq gastam menos de energia.

Sobre mudar de um pc para outro é só criar uma snapshot e no outro pc criar uma nova maquina virutal, na tela de login do HA logo no inicio tem uma opção para restaurar a snapshot.

Dúvida 02:

Aqui eu comento sobre os dispositivos wi-fi e zigbee para o HA, da uma lida:

Sobre dongles: sim, existe limite de dispositivos mas isso é contornado colocando dispositivos routers espalhados na rede. Existem dispositivos router, eles amplificam o sinal, são dispositivos que são ligados a rede elétrica (por exemplo um sonoff mini zigbee). Existem dispositivos end point, geralmente são dispositivos a bateria (por exemplo sensores de porta ou movimento).

Sim, dispositivos zigbee com o zigbee2 mqtt ou zigbee home automation são local.

Sobre o melhor dongle uma lida aqui depois do tutorial a cima:

2 curtidas

Leandro, show de bola!

Você sempre arrasando na velocidade e qualidade de respostas.

Irei ler todos os conteúdos.

Muito obrigado mais uma vez
:grin:

2 curtidas

Fala Leandro, boa dica, obrigado! Ainda sobre esse assunto, fiz a migração dos meus dispositivos zigbee para o 2mqtt, porém antes eu usava o aplicativo smart life e lá eu tinha alguns interruptores que faziam o paralelo virtual pelo aplicativo, para que ao acender a lâmpada comum via o primeiro interruptor, o segundo e o terceiro também mudavam para o estado on, e assim conseguia também desligar por qualquer um desses interruptores a mesma lâmpada. Mas agora estou tento dificuldade para fazer um paralelo virtual estável. Já tentei via Node Red, via automação no yaml, já li bastante artigos internacionais, mas até agora não consegui encontrar nada que realmente funcione de uma forma estável. O problema sempre é quando aperta os interruptores rápido, ficam piscando, pq antes de mudar o estado dos demais, o primeiro volta para o estado inicial e assim vira a bagunça. Tem alguma dica boa para resolver essa questão?

1 curtida

Oi Anderson, não tenho ideia em como ajudar, não uso o zigbee2mqtt, eu uso o hub da Xiaomi então nem tenho como ajudar, fora que aqui em casa só uso sonoff mini, nem interruptores eu tenho…

1 curtida

Maravilha meu amigo, muito obrigado. Abraço,

meus 2 cents. Eu uso o z2mqtt, embora ainda tenha muita coisa em duas bridges xiaomi. O maior cuidado com o dongle é evitar aqueles baseados no CC2531 porque aguentam um numero menor de dispositivos. O outra dica é utilizar alguns dispositivos zigbee que sejam ligado na tomada (plugs ou lampadas) para servirem de “routers” e com isso aumentar sua malha/alcance zigbee.

Quanto ao seu problema com o interruptor, eu diria que não é legal ter automações em lugares diferentes. Deixa tudo no HA e pronto. A maioria das automações costuma ser bastante simples e vc pode faze-las direto no HA. Para coisas mais complexas dai sim o Node Red pode ser melhor (ou o meu favorito, o appdaemon).

Salve, mais de uma ponte funcionando não causa conflito ? Eu sempre desconsiderei essa possibilidade por achar que poderia dar conflito entre as duas, e, agora que parei para pensar, não sei de onde veio essa ideia.

Sim, vc pode ter várias. Assim como vc pode ter vários AP wifi. O zigbee tem uns parametros, tipo o “SSID” do wifi, de forma que os dispositivos saibam a qual coordenador eles devem se conectar. Dito isso, lembre-se que o espectro 2.4Ghz é limitado, então quanto mais “bridge” vc tiver, mais provavel ter interferencia entre eles (mesmo caso do wifi).

Obrigado pelo esclarecimento. Duas pontes, no máximo 3, resolvem meu problema de distância com folga caso os repetidores não resolvam a questão.

É sempre bom ter outras opções disponíveis… :grin: