Traccar GPS tracker - Rastrear seu veículo

O Traccar usa GPS para rastreamento e suporta mais de 1500 tipos diferentes de dispositivos. Uma opção é rastrear o aplicativo Traccar Client em um smartphone via webhook. A outra opção é conectar-se a uma instalação existente do Traccar Server, que também está disponível como add-on no Supervisor.

Ou seja, o traccar pode ser utilizado de várias maneiras, eu mesmo baixei o APP Traccar Client para android, configurei no meu celular os dados para conectar com o HA e funcionou perfeitamente. Essa é uma opção para quem quer utilizar como Device Tracker, funcionaria como o Life360.

Essa integração necessita da internet para utiliza-la.

nuvem

Mas o objetivo nesse tutorial é para rastrear um veículo, e para isso você precisará dos seguintes itens:

  • Seu HA deve estar acessível externamente com um nome de host, exemplo o duckdns.org.
  • Você precisará liberar porta do seu IP, conforme o dispositivo que você irá utilizar.
  • Você precisará de um dispositivo rastreador gps para colocar no seu veículo.
  • Você precisará de um CHIP de uma operadora e incluir créditos suficiente para enviar SMS e ter conexão Gsm/Gprs/Gps.
  • Você precisará ter conhecimento na parte elétrica do seu veículo ou levar até um profissional para instalação do dispositivo de forma correta.

Instalação do add-on Traccar (pelo Supervisor)

Para iniciar, vá em Configurações, Add-ons, vá em “Loja de Add-ons ” no canto direito abaixo e procure o add-on Traccar.

Procure o Traccar.

Após você instalar, você pode incluir no menu lateral habilitando a opção “Mostrar na barra lateral”. Pronto, seu add-on já está instalado, clique em iniciar.

Configurando no seu smartphone

Antes de instalar no meu veículo, primeiro fiz um teste com meu celular para ter certeza que ao comprar o rastreador eu já tivesse conhecimento para poder realizar a configuração do add-on.

Baixar o APP

No meu caso o APP é para android, utilize o APP Traccar Client para android, se você utiliza iphone procure pelo mesmo APP na Apple Store.

Observação: Esse APP utiliza a porta 5055, você precisará dessa porta disponível na sua rede, e apontar no IP do seu HA para que a porta 5055 redirecione para 5055, caso contrário não irá funcionar.

Configurar o APP

Abra o APP instalado no seu smartphone, após isso você precisará configurar o identificador do dispositivo e a URL do Servidor.

O identificador você pode colocar qualquer valor que possa utilizar como identificador, exemplo:
image

Já a URL do servidor, você precisará colocar o endereço do seu HA e a porta 5055.
http://meudominio.duckdns.org:5055
image
Percebam que eu coloquei HTTP e não HTTPS, com https não funcionou

Depois, basta ativar o status do serviço no APP
image

Configurando o add-On Traccar no Home Assistant

Agora que seu APP já está configurado, você deve configurar no add-on para identificar seu smartphone no Traccar.

Deve solicitar um novo registro, crie um usuário para você e salve esses dados, irá utilizar futuramente.

Menu traccar → Adicionar → Preencher as informações necessárias e salvar.

image

Caso não apareça no mapa seu dispositivo smartphone, você deve verificar o log do add-on, acessando o menu Supervisor, Traccar e descer a barra de rolagem até o log.

Se aparecer algo como a imagem acima, quer dizer que seu smartphone foi conectado ao seu HA, caso contrário, alguma configuração como o endereço ou a porta não estão corretas.

Se isso acima aparecer no log, mas no mapa seu dispositivo não apareceu, tem grande chance de ser seu identificador.

Dispositivo Rastreador GPS para Veículos

Agora que você já conseguiu configurar o Traccar, viu como funciona, já pode partir para o dispositivo para veículos. Só assim (depois de testar no celular) eu me senti seguro para investir nesse dispositivo.

Há diversos dispositivos no mercado com esse objetivo. No meu caso eu adquiri o Rastreador Gt06 (Accurate). Eu paguei no MercadoLivre em torno de R$ 80,00 já com o relé (para poder bloquear o carro), segue a foto abaixo do modelo.

Como falei, há diversos modelos, fique a vontade para pesquisar e verificar qual atende melhor para você, eu só não posso garantir que vá funcionar com outros modelos, até porque não testei.

Identificador IMEI

Após adquirir, você precisa pegar o identificador do dispositivo, que nesse caso é o IMEI. Normalmente vem no próprio dispositivo esse número, exemplo:

image

Se você não conseguir encontrar, sugiro verificar com o vendedor. Você também pode adquirir o número do IMEI depois de instalado por SMS, mas eu prefiro garantir.

Agora você precisa inserir um CHIP no seu dispositivo. Eu usei um chip da TIM normal, mas a maioria recomenda o chip do tipo M2M (máquina para máquina), eu nunca usei, mas é o que o pessoal recomenda, pois a Anatel pode bloquear os SMS em massa entre números com chip normal. Aqui até agora está funcionando normalmente.

Atenção: Só lembre-se de deixar o chip ativo e pegar o número do CHIP antes de inserir no rastreador, pois você irá precisar para enviar SMS para esse número e realizar configurações nele.

Instalação do rastreador

Com o IMEI e o chio instalado, você precisa instalar no seu veículo e se você não tem conhecimento, por favor, procure um profissional, aqui na minha região custou R$ 80,00 todo serviço de instalação. Lembrando que o instalador vai apenar instalar o dispositivo, e não vai configurar para você. Mas a instalação foi simples para o profissional que nunca tinha instalado.

Configuração do rastreador

Com o rastreador devidamente instalado no seu veículo, você agora precisa iniciar a configuração do seu rastreador.

Para cada modelo, existe um tipo de configuração diferente, para isso é necessário olhar no manual do seu dispositivo.

No caso do GT06, utiliza as mesmas configurações do modelo TK100. O manual pode ser baixado na internet: Link do manual.

Mas basicamente os comandos SMS (enviado para o chip que está no rastreador) que precisei fazer foram os seguintes:

  1. Iniciar - Enviei o seguinte SMS (123456 é a senha padrão, depois você pode mudar)

#begin#123456#

  1. Definir senha - Enviei uma nova senha

#password#123456#666888#

  1. Autorização - Defini que meu número de celular vai ter autorização de admin

#admin#password#XXXXXXXXXXX#

  1. Configurando APN - Para esse caso, cada operadora é diferente.

#apn#123456#zap.vivo.com.br#vivo#vivo#
#apn#123456#gprs.oi.com.br#oi#oi#
#apn#123456#tim.br#tim#tim#
#apn#123456#claro.com.b#claro#claro#

Para esse caso, procure o comando ideal da sua operadora e dispositivo. Normalmente vem no manual, se não vier, tem bastante conteúdo na internet informando como configurar.

  1. Timezone - No meu caso configurei UTC -3h

#timezone#123456#W#3#00#

  1. Tracker

#tracker#123456#

  1. IP e Porta
    A porta eu apanhei bastante para identificar qual porta meu dispositivo utilizava, pesquisando e com a ajuda do colega Nelson do grupo no Telegram, eu consegui encontrar, no meu caso a que funcionou for a porta 5013. Para esses dispositivos normalmente são essas portas abaixo:

image

Mas vale lembrar que para cada dispositivo pode mudar, então você terá que pesquisar qual porta o se modelo de dispositivo utiliza.

Na pior das situações, você vai testando uma por uma até funcionar. E lembre-se de apontar na sua rede para redirecionar a porta.

Com a porta em mãos, basta mandar o comando SMS para configurar o IP.

#IP#123456#meudominio.duckdns.org#5013#

E por fim você precisa reiniciar seu dispositivo com um comando reboot.

#reboot#123456#

Pronto, seu dispositivo está configurado. Há outros comandos para você receber SMS quando o carro ligar, quando a velocidade ultrapassar um valor configurado etc, mas não é o caso desse tutorial, e isso você pode encontrar no manual do dispositivo.

Um comando que você pode utilizar para verificar se seu dispositivo foi instalado corretamente é:

#smslink#123456#

Com isso você deve receber em menos de 1min. um SMS com a localização do veículo. Caso não receba o dispositivo pode ter sido instalado incorretamente, ou o chip está sem crédito suficiente.

Adicionado o dispositivo no add-on

Agora que você fez toda configuração por SMS, você precisa adicionar seu dispositivo no add-on Traccar.

O procedimento é o mesmo, acesse o menu Traccar e adicione um novo dispositivo, só que dessa vez o identificador deve ser o IMEI do seu rastreador.

Pronto, aguarde alguns segundo e deve aparecer no mapa. Se não aparecer, novamente faça o procedimento de verificar o que está chegando no log do add-on.

Na primeira vez apareceu isso no meu log:

O Traccar estava recebendo as informações do GT06, mas não estava conseguindo identificar, isso porque a porta não estava configurada corretamente. Uma dica para quem tiver um problema semelhante, após colocar a porta correta, o log apareceu maior e com o identificador (IMEI) no log.

Configurando no Home Assistant

Ok, meu dispositivo já aparece no mapa do add-on, mas como eu adiciono no HA como sensor etc.?

Dentro de device_tracker: você irá colocar o seguinte código:

  - platform: traccar
    host: 127.0.0.1
    port: 18682
    username: seu-email@dominio.com
    password: senha
    monitored_conditions: ['all_events']

As informações de username e password são os mesmos dados que você utilizou para criar um novo registro no add-on Traccar.

Já a informação do host, vi vários exemplos utilizando o IP do HA ou apenas a0d7b954_traccar ou até mesmo 127.0.0.1, no meu caso funcionou como o exemplo acima, se caso o seu não funcionar, tente outras opções.

Após isso, reinicie seu HA, provavelmente você já deve ter o arquivo known_devices.yaml dentro do seu HA, caso não tenha será criado se tudo funcionar corretamente, e dentro dele terá o novo dispositivo criado, onde você pode personalizar o nome que irá aparecer no HA por exemplo.

image

Se tudo funcionar corretamente, você verá também o seu novo device_tracker no HA dentro Ferramentas do desenvolvedor, estado.

image

Observe que agora você terá a localização, a velocidade, se está em movimento e o status. Com isso agora vai da sua imaginação, para avisar sempre que tiver acima de uma determinada velocidade, ou se estiver longe de um determinado local etc.

Você pode criar sensores baseado nos atributos para pegar a informação separada, exemplo do carro em movimento.

image

Com isso você terá a informação, e pode criar estatísticas de quanto tempo se movimento, uma média de quanto tempo se movimenta, e até fazer um cálculo aproximado de quanto gasta por cada minuto ou hora em movimento e calcular no HA o valor de quanto está gastando em combustível com a movimentação do veículo.

Exemplo de sensores baseado no atributo

- platform: template
  sensors:
    velocidade_carro:
      friendly_name: Velocidade Carro
      unit_of_measurement: '%'
      value_template: '{{ states.device_tracker.carro.attributes.speed }}'      

    move_carro_ingles:
      friendly_name: Carro em movimento
      value_template: '{{ states.device_tracker.carro.attributes.motion }}'   

Agradecimentos especiais ao Nelson, que graças a ele me incentivou a utilizar o sistema com GPS e me ajudou muito a realizar essas configurações.

9 curtidas

na rede local tudo ok…funcionando de boa…mas e por fora da rede…como proceder…com o sistema nabu.casa

1 curtida

Deveria funcionar, você só deve configurar o IP corretamente.

#IP#123456#meudominio.duckdns.org#5013#

Eu não uso o nabu casa, então não sei se poderia ser algo em relação a isso.

Olá, consegui configurar o app no android, porem, quando tento cadastrar meu rastreador (TK303g), da um erro e aparece as seguintes observaçoes:

Unique index or primary key violation: “PUBLIC.CONSTRAINT_INDEX_A ON PUBLIC.TC_DEVICES(UNIQUEID) VALUES 1”; SQL statement:
INSERT INTO tc_devices (model, category, name, uniqueId, attributes, groupId, contact, disabled, lastUpdate, phone) VALUES (?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?) [23505-200] - JdbcSQLIntegrityConstraintViolationException (… < QueryBuilder:452 < DataManager:458 < BaseObjectManager:123 < …)

sabem me dizer onde estou errando?

Boa noite, funcionou perfeitamente por aqui, trabalho com prestadores de serviço e forneço celular a eles, instalei o client em cada celular e sucesso!.
Duvida: Teria um link para acessar o Traccar direto , sem ter que logar no ha ? Não gostaria de compartilhar as telas do ha com o pessoal que trabalho, somente o Traccar.

òtimo tutorial, comprei este GT06 e funcionou perfeitamente.

Sabe me dizer como uso o traccar manager, estou inserindo a URL tentei com a porta 5550 e 5013 e não vai.

1 curtida

É só vc configurar a porta tcp para o addon (na configuração do addon no supervisor) em uma porta diferente do HA, assim ele terá o seu acesso separado do ha


1 curtida

Boa tarde …uma duvida …no seu exemplo ai vc sitou usar a porta 5013 mais quando configura o ip e serve no client android vc usa a porta 5055 que é a porta que o servidor tracker no HA vai receber as informações …no caso no accurate gt6 seria a mesma coisa não …pois o mesmo e um cliente que vai mandar as informações para o serve esta ouvindo na porta 5055 pois me tira esta duvida…??

Aqui no meu tb funcionou na porta 5013 mais pra ela funcionar tive no ir no arquivo traccar.xml e descomentar a linhar da porta 5013 pra poder o traccar ficar escutando a porta 5013 depois disso …funcionou tudo certo …!!!

tive outro problema com o Accurate gt06 na hora da configurar o IP ai mandar o comando por sms não aceitou o ddns do no-ip que usava …não enviava o sms de jeito nenhum ai mandei com o duckdns deu certo …ai mudei o meu ddns para ele …

Bom dia…pessoal …quem já usa a algum tempo …sabe me dizer se um chip com 20MB da pra um mês todo com atualizações de 2x2 minutos ? pois tou vendo pra adquirir um chip M2M vai sair um custo beneficio melhor …mais tem de 20 e 50MB …!! o de um fica um preço melhor mensalmente…!!

AH! já ia me esquecendo de documentar qui pessoal…

Se quiserem monitorar parâmetros dos carros usando o adaptador ODBII - ELM327 com:
a) um celular/tablet android (acima da v. 7.1.XX - testei com a v.9)
b) uma multimidia android (não testei AINDA)

é possível, usando um app: Esse aqui

Funciona, (pelo menos, no meu carro, e no meu HA, funcionou)

Só se atentem aos seguintes fatos:

  • o proxy reverso precisa ser configurado corretamente, senão, as leituras serão erradas se vc optar usar HTTPS (funcionou com HTTP, mas não é recomendado)
  • o protocolo que funciona para os valores corretamente no app/traccar é o OSMAND

De resto, é só alegria depois de configurado (nem adianta perguntar o que dá pra fazer com isso, pq cada um pode imaginar as suas possibilidades)…

Vlw galera

Infelizmente não consigo instalar mais. Aparece como sendo incompatível com o sistema

1 curtida

tbm não coonsigo instalar infelizmente.

??? acabei de instalar sem problemas…

tá funcionando sim…

@Augusto , uma dúvida aqui:

Meu HA é docker-ce (não tem Supervisor) e estou usando um celular Android com o app que você indicou pareado com um OBD2 bluetooth. Nas integrações do HA existe o Traccar Webhook, que configurei e consigo ver o tracker do carro, mas não recebo as informações do OBD2.

Na página da integração na documentação do HA diz que tenho que instalar o Client OU o Server. Aí eu fiquei sem entender: quando instalo a integração (que é o Client) ela sobe um servidor Traccar no meu HA? Ou tenho que remover a integração e configurar o Server (pelo config)?

Saudações amigos!
Estou acompanhando o tópico e o grupo do Telegram e percebi que há muitas pessoas usando Traccar, porém, notei que não estão usando o recurso de geocoding do Traccar, que serve para traduzir as coordenadas geográficas em nomes de rua, bairros e cidades. Por padrão, essa funcionalidade bem desabilitada pq em regra esse serviço é cobrado, mas existem várias opções gratuitas (LocationIQ e Nominatim) com limites de consultas bem generosos (2.500 consultas por dia), bem como há a possibilidade de rodar seu próprio servidor geocode e não ter nenhum limite de consulta.

Para gerar sua chave API LocationIQ e ganhar 2.500 consultas diárias, se inscrevam nesse link: Sign Up - LocationIQ

De posse da chave API, insiram as seguintes linhas no traccar.xml de vocês:

<!-- GEOCODER -->
<entry key='geocoder.enable'>true</entry>
<entry key='geocoder.type'>nominatim</entry>
<entry key='geocoder.url'>https://us1.locationiq.com/v1/reverse.php</entry>
<entry key='geocoder.key'>[SUA CHAVE API]</entry>

Fonte: Reverse Geocoding - Traccar

Após realizado o procedimento, as informações de endereço aparecerão nos veículos tanto no Traccar, quanto no Home Assistant:

imagem 01

2 curtidas

Eu tbm não consigo instalar o Traccar no meu raspberry pi4, dá a mensagem: Este add-on não é compatível com o processador do seu dispositivo ou com o sistema operacional instalado no seu dispositivo.

Mas é isso mesmo Man, o addon traccar não tem suporte como addon pra quem usa RPI, isso tá na descrição dele…

Infelizmente isso é comum