TP-Link Deco M9 como zigbee hub?

Desconheço esse roteador ter suporte ao Home Assistant como hub zigbee.

Sobre os Hubs Zigbee:

Dispositivos zigbee precisam de um Hub para serem integrados ao Home Assistant, hoje temos 4 opções de hubs com suporte ao Home Assistant:

1- Hub Gateway Xiaomi / Aqara: não são todos os hubs compatíveis, verificar a lista clicando aqui . Só é compatível com dispositivos Xiaomi / Aqara. O Gateway 3 da Xiaomi é compatível com dispositivos de várias plataformas pois tem suporte ao zigbee2mqtt e ao zigbee home automation.

2- Hub Sonoff Zigbee Bridge: pode ser usado pela integração do SonoffLan ou utilizando Tasmota. Utilizando a integração pelo SonoffLan só é compatível com dispositivos Ewelink.
Utilizando o Tasmota é compatível com dispositivos de outras plataformas.

3- Hub Zigbee2mqtt: é compatível com dispositivos de diversas plataformas.

4- Hub Zigbee Home Automation (ZHA): é compatível com dispositivos de diversas plataformas.

2 curtidas

Era o que eu temia, embora fosse esperado :smirk:

Vou continuar meus estudos sobre o zigbee, mas terei que fazer uma opção inicial e adquirir algum material para testes. Ficar só lendo/assistindo vídeos no youtube, sem botar a mão na massa parece não levar a lugar algum.

Oq eu recomendaria seria um hub zigbee cc2531, acha até por 29 reais na shopee mas teria que configurar, comprar case e antena… o Patte Tech tava vendendo já com tudo e configurado por 100 no mercado livre, da uma olhada no vídeo dele sobre zigbee2mqtt, ele colocou o link de venda lá se te interessar. Acho um preço bem justo pra algo já aqui no Brasil, configurado, com antena e case feita com impressão 3D.

2 curtidas

Eu já tinha visto isso, mas, a minha central (RPi 4) fica em uma edificação diferente da casa proncipal (uns 5 a 6 metros de distância), portanto acho que qualquer coisa que tenha que ficar próxima à minha instalação do HA não irá alcançar os dispositivos na casa.

Vc pode usar dispositivos routers ou colocar outro cc2531 como router… fora que existem hubs + potentes que pegam até 800 metros, tipo esse aqui: CC2538 + CC2592 - Como construir o melhor coordenador ZigBee V2 - Tutoriais - CPHA.pt

1 curtida

Vou ver, começando por esse. Obrigado !

Uma pergunta: Se “flashear” uma bridge zigbee da Sonoff com Tasmota, ela se conectará ao meu HA via wi-fi, correto ? Mas continuará se conectando aos módulos zigbee instalados, tais como sensor de porta/janela, temperatura e umidade, etc… certo ?
Se isso funcionar, acho que resolve o meu caso.

pegando carona, embora fosse melhor abrir um tópico novo. Minha experiencia com o bridge da sonoff foi meio decepcionante. Achei o alcance bem ruinzinho. Eu comprei um stick desses baseados no chip CC2652R, que é mais moderno e talz. O alcance é bem melhor, mas ainda não bate os hubs xiaomi que eu tenho. Se alguem tiver uma solução pronta, testada e que funcione bem, por favor sugira :-).

1 curtida

Bom saber do problema de alcance. Mandei vir uma bridge sonoff para testar, para ficar no meu escritório, se não servir para mais nada, já deve ser suficiente.

Eles integram bem com o HA ? Tenha em mente que sou iniciante, logo, qualquer coisa fora do “normal” pode me travar :wink:

Olha… funciona muito bem aqui e eu gosto bastante. Como vantagem adicional o HUB da xiaomi ainda tem luz e um alto falante que vc pode usar como alerta. MAS eu to usando um hub de uma versão anterior que era facil de configurar com o HA. A versão mais nova eu não conheço. Uma coisa só que é ruim da XIAOMI é que em geral ela funciona com os sensores da propria XIAOMI (que, diga-se, são muito bons!), então não é qualquer coisa que é compativel. Em particular eu gosto muito dos botões antigos da xiaomi (os redondos).

Sobre os Gateways da Xiaomi

Hub Zigbee Gateway Xiaomi / Aqara: não são todos os hubs compatíveis da versão 1 e 2, verificar a lista clicando aqui. Só é compatível com dispositivos Xiaomi / Aqara.
O Gateway versão 3 da Xiaomi é compatível com dispositivos de várias plataformas pois tem suporte ao zigbee2mqtt e ao zigbee home automation.

1 curtida

hm… essa informação sobre a versão 3 é interessante! tem link?

Control Zigbee devices from Home Assistant with Xiaomi Gateway 3 (ZNDMWG03LM and ZNDMWG02LM) on original firmware.

2 curtidas

Bom, tenho lido bastante sobre o zigbee, e cheguei a algumas conclusões:

1 - Só pode haver 1 controlador zigbee. Isso me deixa preocupado pois a casa é grande e a máquina com o HA fica em outra edificação (próxima, mais ou menos 3 metros), mas que poderá gerar todo tipo de problema de conexão.
2 - Temos os zigbee routers, que, pelo que entendi, são dispositivos que roteiam a rede zigbee fazendo uma “rede mesh”,
3 - Os dispositivos de ponta, apenas mandam sinais para o rede, sem repeti-lo.

Mas continuo com algumas dúvidas:

  • Existem alguns dispositivos, como o “Tradfri Signal Repeater” que são roteadores dedicados, certo ? E que poderiam ser utilizados para vencer os casos de “grandes” distâncias (a propaganda fala em 32 pés, ou aproximadamente 10 metros).

  • Dispositivos ligados na rede elétrica, em alguns casos também fariam o papel de roteadores na rede zigbee. Como saber se um dispositivo faria esse papel. Tomadas seriam o ideal.

Tem alguma coisa muito errada nas minhas conclusões ? Ou o caminho seria esse mesmo ?

Valeu !

Olá! Estou com o mesmo dilema aqui.
Mas descobri que é possível ter 03 routers zigbee desde que caso um deles utilize um protocolo diferente dentro do HA.
Já instalei 02 Zbbridge Sonoff/Tasmota, um com ZHA e outro com somente MQTT, além disto usei um sniffer CC2531 rodando junto com zigbbe2mqtt.
A vantagem do Zbbridge é que vc pode instala-lo a uma distância maior, de acordo do alcance de seu wi-fi.
O HA consegue integrar todos os dispositivos sem problemas.
Mas estou instalando está semana dispotivos para ampliar a rede mesh e a minha idéia e ficar somente com 1 rede zigbee2mqtt em casa.

Bom dia. Situação parecida aqui. Já instalei a rede mesh WiFi, que cobre a casa toda sem problemas - Tp-Link Deco M5. Essa situação está resolvida.

Atende bem no geral, mas para os sensores, porta/janela, temperatura e umidade, gostaria de colocar com zigbee, mas como tenho, no mínimo, 2 edificações (3 se quiser colocar sensores na garagem), provavelmente terei redes zigbee separadas.

Comecei a estudar o zigbee a pouco, e é muito bom saber que posso ter duas (ou 3) redes zigbee na instalação. Vou olhar isso com mais atenção. Valeu.

Se o M9 disponibilizasse a rede zigbee, seria o ideal, eu até colocaria 1 ou 2 pontos com o M9 para garantir cobertura total, mas ainda não consegui nenhuma informação sobre isso.

Só informações desencontradas. Parece que tem uma linha específica de produtos IOT da própria TP-Link:

Nessa página cita, especificamente, que: “Philips Hue bulbs need their own bridge” - Produtos Philips Hue precisam de sua própria bridge, o que me faz pensar que outras linha poderiam ser controladas por suas próprias bridges, mas até que ponto isso seria possível ?

Dúvidas, dúvidas, duvidas…

Vamos por partes.

  1. sim e não! Vc pode ter mais de um controlador zigbee assim como vc pode ter mais de um Access Point em casa. O que vai acontecer é que vc terá mais de uma rede zigbee. Isso pode ou não ser interessante. Se vc tem edificações independentes, nos quais uma rede não vai interferir na outra, eu pensaria em duas redes zigbee em vez de uma só grandona. Aqui em casa já cheguei a ter 4 redes zigbee (2 gateways xiaomi, 1 bridge phillips hue e 1 stick zigbee).

  2. Vc pode usar os dispositivos routers especificos pra isso (como tradfri e os da tuya), ou qualquer outro dispositivo zigbee que fique ligado na tomada, ex: lampadas.

Pra quem veio aqui pelo assunto principal do post - sinto dizer, você foi trouxa em comprar o Deco M9 achando que aumentaria as possibilidades de home automation com as funções de Zigbee dele.

Eu sou novato no assunto, e imaginava que Zigbee fosse um padrão geral, assim como wifi - se suporta wifi, conecta, e ponto. Não… Os hubs suportam dispositivos específicos via Zigbee, e óbvio que o M9 Plus só suporta dispositivos da TP-Link :joy:

Além disso, não dá pra usar a rede Zigbee do M9 Plus pra expandir a rede que você usa com o HA. Também não dá pra desabilitar o Zigbee pra reduzir interferência com a sua rede paralela :clown_face:

Porém, dá pra usar a porta USB morta do M9 Plus pra ligar dongles USB de Zigbee, e daí parear eles com o mesh controlado pelo HA.
EDIT: originalmente esse parágrafo era um grande “talvez” + groselhas, mas estou usando dongles exatamente como sugeri e deu bom :slight_smile: pelo menos aquela USB morta serve de algo.

Fonte: resposta oficial da TP-Link em Zigbee Compatibility of Deco M9 plus - Home Network Community

2 curtidas

Bom saber. Era o que eu achava, e, como já tinha o M5 instalado, deixei de lado. Mas é sempre bom saber, e serve para outros que possam ter a mesma dúvida. Valeu !!! :+1:

1 curtida