Tomadas inteligentes

Pessoal, sou novo no fórum e não costumo fazer perguntas sobre os softwares que uso. Porem, cheguei em um momento no qual não tenho muitas opções…

Há algum tempo venho procurando uma forma nativa da integrar as tomadas da minha casa ao HA (Home Assistant) com espelho e tudo, sem gambiarra. Porém, o nosso Brasil possui o padrão NBR14136, o que dificulta muito encontrar este tipo de equipamento em fornecedores internacionais.

Portanto minha dúvida é: alguém por aqui sabe de alguma tomada que seja no padrão brasileiro e suporte integração direta com o HA?

Vi que recentemente a positivo lançou um kit de automação residencial. Alguém chegou a testar esses equipamentos junto ao HA? Precisou de algum intermediário? Substituição de firmware?

Gostaria de uma opinião de alguém que já testou ou tem interesse em testar, pois não gostaria de investir em um equipamento e posteriormente descobrir que o mesmo não funciona com o HA :frowning:

Já de antemão, agradeço pela atenção de todos!

1 curtida

Então, se você não tem problema quanto a comprar direto da China (Aliexpress, BangGood, Gearbest, etc), basta procurar pelo padrão US. Lá nos Estados Unidos eles usam a caixinha 4x2 igual aqui no Brasil.
E só um dica extra: Padrão de chicote elétrico (o lado macho da tomada) é EU. Na Europa usa-se o padrão dos pinos arredondados, igual aqui no Brasil.

Claro…

Mas ainda assim, gostaria de saber se alguém já testou a integração de algum modelo brasileiro…

1 curtida

Veja o review que o Attilio Catalane fez do Sistema da Positivo: https://youtu.be/xZq6bSFYqW8

Boa noite ! Alguém conseguiu integrar as tomadas da Positivo no HA?

Sim, mas no meu caso coloquei tasmota.

Você tem a tutorial ? Como você fez ???

Fiz o flash com tuya convert.

1 curtida

Oi gente, bom dia,

Exitem uns 3 à 5 modelos de tomadas inteligentes com estandarte brasileiro feito na China. Disso eles fazem um número ilimitado de nomes e modelos que acabam ser vendidos. Só tem uma coisa para considerar na hora de comprar: O MCU (micro controller unit) e esp8266 / esp8265 ou não?

Digo isso porque com o começo deste ano 2020 muitos dispositivos Tuya começaram a usar um outro MCU que não dá para alterar o firmware tão simples.

Por isso gosto bastante do sonoff pow r2 porque tenho certeza de que ele é feito. Sei que o tasmota faz tudo mais prefiro um firmware feito com o esphome. Acho mais granulado e tendo vários sonoff pow r2 fica mais fácil.

Compartilho o yaml que eu tenho em
https://paste.ubuntu.com/p/xZwS7bXCsM/

Isso inclui muitas coisas que são incluídos, tipo yamls separados que são importados que não vou compartilhar. Mais isso não é nada difícil, são peças de código que se repetem em todos os meus dispositivos e que você encontra exemplos por ai. O foco é a parte com o sensor, calibrando e zerando seguindo o tutorial


em gringuês

Fiz algumas automatizações no home assistant que mim notifica quando a roupa foi lavada ou mim alertas quando alguém se esqueceu de fechar a porta de geladeira bem etc.

1 curtida