Tomada padrão Brasil com Tasmota

Bom dia grupo, alguém já comprou/usou as tomadas inteligentes no padrão brasileiro com Tasmota pré-instalado ?

Comprei duas para teste, e estou esperando a chegada, o que deve demorar pois estão vindo da China.

Assim que receber e testar posto minha (humilde) opinião por aqui.

1 curtida

Chegaram as tomadas, até que não demoraram tanto quanto eu pensei, menos de 20 dias corridos entre a compra e a entrega. E sem ser taxado !

Muito simples de usar. É só conectar na tomada que a luz do botão “power” fica piscando, depois, apertar o botão “power” e procurar a rede “tasmota” da tomada.

Depois, foi só conectar na rede “tasmota”, navegar até o endereço IP padrão (192.168.4.1), e entrar com as configurações de sua rede local. Eu usei o app Fing para achar o endereço que a tomada pegou ao se conectar e pluguei uma lâmpada para testar a tomada. Funcionou perfeitamente.

1 curtida

show . e as lampadas funcionaram bem?

Sim. Fiz apenas um teste rápido, mas apareceu a rede Tasmota da lâmpada. Não cheguei a configurar, mas acho que funcionarão bem.

Uma das tomadas (a única que configurei) já foi reconhecida pelo HA.

1 curtida

show, vi que eles tem um promoção agopra. Vc conseguiu fazer up update para a mais última versão tasmota? TEstou se tem como facilmente fazer o upload de um arquivo bin feito com esphome?

Bom dia.

Quanto à primeira pergunta, sim, atualizei sem problemas. Quanto à segunda, não, não tentei nada em relação ao ESPHome, ainda estou começando, e estou concentrando em aprender o HA e escolhi, inicialmente, aprender o Tasmota.

Correção: Quanto à atualização do Tasmota, eu mandei atualizar e não deu erro (visível) então assumi que havia atualizado. Depois de sua pergunta fui verificar a versão do Tasmota e continua na versão 8.5.0, portanto, não atualizou. O módulo continua funcionando sem problemas, entretanto.

Bom, por acaso cheguei à solução para o upgrade da tomada da Athom, que estava com a versão 8.5.0 do Tasmota.

Como pode ser observado na imagem anterior, os Node-MCUs estavam com a versão 9.2.0 do Tasmota, e eu resolvi fazer o update para a versão 9.3.1, mas na hora de escolher o arquivo, optei pelo arquivo tasmota.bin.gz. Depois do update, o painel do TasmoAdmin informava que na realidade eu havia instalado o Tasmota Minimal, pelo menos era o que aparecia entre parênteses após o número da versão, e recomendava a atualização.

Ao fazer a nova atualização, optei pelo arquivo tasmota.bin (sem o ,gz) e correu tudo bem, atualizando para a versão 9.3.1.

Com isso, resolvi fazer o mesmo na tomada, apesar do receio de “bricar” o dispositivo, instalando a versão minimal. Correu tudo da mesma forma. Fiz o update com a versão .gz e o TasmoAdmin passou a informar “minimal” após o número da versão, que nesse ponto já era 9.3.1. Depois de realizar novo update (que estava sendo recomendado), passei a ter a última versão no dispositivo da tomada.

Na imagem acima, todos os dispositivos com a última versão. Infelizmente, não tirei um print da tela quando mostrava o “minimal” após o número da versão. Quando instalar o meu segundo módulo de tomada, se houver o mesmo problema, tentarei lembrar disso.

Ontem, finalmente, tive tempo para configurar a segunda tomada “tasmotizada” de fábrica. O procedimento foi o mesmo, ligando na energia apareceu o ponto de acesso para configuração do tasmota na rede local.

Uma vez feito isso, a tomada foi reconhecida pelo HA e na listagem do TasmoAdmin aparecia com a versão 8.5.0 (tasmota).

Passei, então ao upgrade do firmware, e, como esperado, ao usar o tasmota.bin.gz, apareceu a versão 9.3.1(minimal), que pensei ter tirado o print screen, mas não
encontrei a imagem, para me salvar, o print screen da tela do tasmota confirma esse fato. imagem abaixo. Imagem da tela do tasmota com a mensagem de “firmware minimal”

Após isso, atualizei novamente o firmware para a versão tasmota.bin e a atualização correu sem problemas.

Vale lembrar, que, no meu caso, a atualização com o firmaware tasmota.bin, direto, não apresentava erro, mas também não mudava a versão do firmware.

Comprou neste mesmo site?
Como foi frete?
Por enquanto tenho um “sonoff” genérico e 3 tomadas caseiras feitas com ESP01 + relé (2 com tasmota e 1 com ESPHome) ainda testando pra ver o que dá pra fazer com eles

Comprei no AliExpress, basta procurar por tasmota que, pelo que pude reparar, só existem os produtos da Athom.

Não lembro ao certo, mas paguei entre 8 e 9 reais de frete.

Eu também tenho muitos ESPs com relés, mas minha dona não deixe eu automatizar nada que não atenda ao padrão Esposa de qualidade :wink:

Também estou aprendendo, muitos ESPs em testes no Home Assistant, e automatizando meu escritório como prova de conceito.

1 curtida