Configurando uma tomada Inteligente padrão Brasileiro com Tasmota!

tasmota

Você comprou um produto com tecnologia Tuya e quer trocar o firmware tem um tutorial do @douglas muito bom que ensina como trocar a firmware sem a necessidade de abrir o produto, que recomendo antes de prosseguir tente fazer a troca usando esse tópico Tuya Convert - Flash.

Agora se por algum motivo não deu certo de utilizar o tuya convert não desista tem uma solução, vamos literalmente colocar a mão :raised_back_of_hand: na massa e fazer acontecer. :grinning:

Antes de começarmos a colocar a mão na massa esse tópico foi criado para mostrar que não é um bicho de sete cabeças desmontar um produto e muito menos fazer a solda nas placas como eu imaginava e acredito que muitos que vão ler imagine isso também, essa foi a minha primeira cirurgia tenho certeza de não será a última, o incetivo maior veio da incetivo que estava tendo com o @renatothome pelo grupo no telegram e que, na verdade, ele foi o primeiro a abrir a tomada na qual vamos discorrer aqui. Mais chega de conversa e vamos pôr a mão na massa.

Sempre que formos fazer a abertura ou até mesmo a instalação de algum equipamento o ideal e termos as ferramentas certas para que o processo fique mais tranquilo e se surgir algum imprevisto tenha as ferramentas certas para resolver, vou colocar a baixo as ferramentas ideais para abrirmos a tomada na qual vamos falar agora.

Esse é o modelo da minha tomada.

Captura de Tela 2020-07-12 às 12.06.46

Tutorial que pode ajudar a abrir a tomada: Como abrir uma Tomada (para colocar Tasmota) com pouco dano

Ferramentas que pode ser utilizadas para abrir a tomada:

  • Soprador Térmico:

Captura de Tela 2020-07-12 às 11.59.34

  • Kit Espatula de Metal:

Captura de Tela 2020-07-12 às 12.02.40

Pessoal essa são as ferramentas que considero ideal para abrir essa tomada mais que infelizmente no meu caso não tenho no momento e que não foi utilizada por mim para abrir a minha tomada, acredito que muitos colegas que já fez algo parecido também não deva ter utilizado essas ferramentas, por isso peço colaborem compartilhando as ferramentas que utilizou, isso vai ajudar muita gente que igual eu ainda não tem as ferramentas corretas nesse momento.

Ferramentas que utilizei na minha. “Espero que minha esposa não veja isso.” :grin:

1º Passo

Vamos aquecer as laterais da tomada no meu caso fiquei com o secador em torno de 20 a 30 segundo com isso a cola já foi ficando mole e com a espatula fui abrindo de vagar sem forçar par não quebra.

E com a espatula vamos colocando onde está quente com isso vai se abrindo devagar, como foi dito acima tem que ter paciência para não danificar a tomada.

Devagar vamos vendo que a tomada vai se abrindo.

Continuamos a fazer isso em volta de toda a tomada até que solte toda cola, depois a tomada já fica solta e agora e só retirar uma parte da outra.

Como vista na imagem quase não danificou a tomada, somente em um lugar onde deixei muito tempo o secador a tomada ficou um pouco aberta mais tirando isso o restante ficou muito bom. Depois disso temos que separa a tomada em outra parte para poder soldarmos os fios, como não tirei foto da tomada toda separada peguei uma imagem da primeira tomada que o @renatothome tinha aberto.

2º Passo

Vamos agora depois que a tomada está aberta fazer a solda para á trocar do firmware.

Identificando TX, RX, GND, VCC na placa.

Queria saber fazer uma solda limpinha assim, mas infelizmente a minha não ficou :sob:. Mas o importante é que funcionou :joy:.

Mais uma vez esqueci de tirar foto da placa soldada e com ajuda do meu amigo @renatothome que concedeu outra imagem.

E agora que vem o segredo da coisa, ao ligar o FTDI para fazer a trocar o firmware tem que colocar a tomada em modo flash, temos que ligar o IO0 com o GND, conforme falado no grupo do telegram pelo Mateus Demboski o mesmo disse que não soldou um fio, fui nessa também, utilizando um dupont conectei o IO0 com GND e liguei no FTDI a tomada já entrou em modo flash.

Minha ligação ficou assim, na foto o NGD ficou um pouquinho fora, nesse caso ai só ajustei para ficar em cima e tudo resolvido.

:warning: Lembrando que o modo flash é só para ligar a tomada, depois de uns 10 segundos que ela ligou não precisa mais que o fio fique conectado entre o IO0 + GND.

3º Passo

Tasmotizer-Screenshot-e1582501094173

Fazer a instalação do firmware no meu caso instalei o tasmota, para isso vamos precisar de um programa para fazer a instalação.

  • Eu utilizei o Tasmotizer que é bem simples de utilizar não tem segredo, na dúvida tem alguns tutoriais bacana que ensina.
  • Eu utilizei o firmware do tasmota que baixei aqui tasmota.bin.

Depois disso liguei o FTDI no computador e abri o tasmotizer, primeira coisa que recomendo fazer é o backup do firmware original o próprio tasmotizer da essa opção, tem como você instalar o firmware e fazer o backup junto, no meu caso não funcionou tive que fazer o backup primeiro e depois fazer a instalação. Feito o backup, vamos começar a instalar o firmware, selecione a porta COM a qual o FTDI foi conectado, normalmente quando você abre o tasmotizer e o FTDI estiver conectado já vem selecionado, selecione o firmware que você baixou caso você não tenha baixado no próprio tasmotizer tem a opção de release para você selecionar uma firmware. Feito isso agora é só iniciar, deve emorar alguns segundos se toda a tomada tiver entrado em modo flash.

Caso a tomada não entre em modo flash vai mostrar algum erro, igual a este.

photo_2020-07-12 15.04.56

Desconecte o FTDI e verifique se o jumper está correto no IO0 com GND, ligue e tente novamente.

Se der tudo certo vai mostrar a mensagem de sucesso:

photo_2020-07-12 11.13.22

4º Passo

Configurar o firmware do tasmota que foi instalado, agora desligue o FTDI e o ligue novamente lembrando que agora não precisa mais fazer o flash, ele transmitirá um ponto de acesso (AP) tasmota-xxxx quando o dispositivo inicializar. Conecte-se a este ponto de acesso e abra o navegador para 192.168.4.1 para configurar as credenciais de Wi-Fi do dispositivo.

Agora basta realizar as configurações de módulo, mqtt, conforme você desejar.

Para o template da tomada eu utilizei um que o @automarcio disponibilizou no video que ele criou para colocar o firmware do tasmota utilizando o tuya-convert o vídeo Tomada Inteligente padrão Brasileiro com Tasmota no Home Assistant | Tuya Smart Life, link do template NX-SM400, tem esse outro link também Nanxin NX-SM400 Power Monitoring Plug, no template utilizado pelo @automarcio tem uma correção que está nós comentarios do git. Altera o GPIO12 de 130 para 131 que a voltagem ficara certa!

Segue imagem de como ficou configurado a minha tomada.

Se alguém tiver alguma sugestão, deixe seu comentário isso vai ajudar e muito.

Obrigado, um abraço!

10 curtidas

Post ficou bem didático e intuitivo, você fez até parecer fácil abrir essa tomada e soldar os pinos! Mas achei muito difícil para quem tem pouca habilidade com solda.

De qualquer forma, consegui reproduzir o seu tutorial de boa, valeu pelas dicas ai.

Não sei se você adicionou, mas poderia ter falado também de como adicionar os sensores (Voltage, Current, Power, etc) ao home assistant via mqtt.

Fala @aarantes23 fico feliz em saber que te ajudou, para falar a verdade foi a minha primeira vez soldando rs. Com relação a adicionar ao HA via mqtt, tem esse tutorial aq do @douglas Tasmota, MQTT, Broker Mosquitto - Básico, quando vc der o comando para o HA reconhecer a tomada já vai aparecer todas as informações da tomada no HA sem erro.

Ainda não coloquei a tomada em um lugar especifico, estou esperando chegar as outras que comprei para poder espalhar pela casa.

Desligou o led como ?

Eu não deliguei o led. Mais tenta colocar LEDPower 0; SetOption31 1 no console do tasmota. Comandos tasmota

1 curtida

Muito bom, @helio! Parabéns!
Tenho duas dessas tomadas e já estão com tasmota. No entanto, uma delas salva o Template Parameters, mas a outra não. O que será que posso fazer?

Fala @toyso tudo bem? Muito obrigado!
As duas é do mesmo modelo? Se sim acredito que deva ter dado algum problema no momento de flashear o tasmota. Tenta fazer novamente.

2 curtidas

Obrigado por compartilhar. Nossa os pinos pra soldar são bem pequenos mesmo. Minha primeira ponta de ferro de solda estava toda detonada (comecei agora nesse esquema de soldar as coisas), trocando consegui.
Acabei fazendo o flash utilizando um NodeMCU como ponte, não entendi o motivo do meu FTDI não aceitar.

Como você fez para fechar a tomada de volta? Voltar os pinos pro lugar foi um parto, estou pensando no melhor jeito de colar a parte traseira novamente.

1 curtida

Fala @raphaeleduardo42 blz, cara no meu caso aq eu usei cola TEK BOND 793 mesmo, ela resseca um pouco mais funcionou blz, até até hoje colada.

Boa noite pessoal!

Uma dica para não precisar soldar os 4 pinos do conversor FTDI na PCB do Smart Plug (Vcc, GND, TX e RX):

Os pinos RX, Vcc e GND estão disponíveis no soquete do botão do SmartPlug (vide foto).

pinos ekaza

Portanto, basta soldar 1 fio, no caso o “TX” (ou colar com cola quente).

O procedimento que adotei tem por finalidade a minimização de falhas no processo de soldagem. Como as trilhas da PCB são bem finas, altas temperaturas do processo de soldagem podem danificá-las.

Espero ter ajudado!

Abraços!!!

3 curtidas

Ótima dica, @danielsaraujo!

Aproveitando, para quem estiver incomodado com o LED Azul, tem uma configuração que deixa ele igual ao FW stock. Piscando em azul apenas quando não há conectividade com o WiFi e MQTT.

Em Configuration > Configure Template, altere o GPIO13 de Led para Led_1. Depois no console rode o comando “LedPower 0”

1 curtida

Pelo que se fala, não existe mais a opção de substituir o firmware sem ter que abrir o dispositivo, é isso ? Valeu.

Esse modelo de dispositivo não aceita mais atualização pelo Tuya-Convert.

A equipe de desenvolvimento do software tem estudado uma solução, dê uma olhada no GitHub para mais informações.

Vou olhar. Isso é uma pena. Eu estou usando um dispositivo da Athom, que já vem com Tasmota, mas ele é “bem grande”, e se fosse possível atualizar o firmware seria bem útil. Vida que segue, aguardar até aparecer uma solução (se aparecer) ou usar os dispositivos um pouco maiores. Valeu.

Pessoal, estou necessitando de um help.
Por acaso, alguém já “flasheou” com Tasmota, Tomada Positivo modelo PPW1000 ?
A Tomada utiliza o módulo TYWE2S.
Efetuei ligação com fio e solda, mas não obtive sucesso em efetuar Flash com Tasmotizer.

Agradeço qualquer informação.

galera estou precisando de uma ajuda. como deixa-lo em modo de flash para o FTDI?
fiquei na duvida, na explicação acima.

Opa Raphael, cara uma duvida vc so conectou NodeMCU fazendo a ponte com tomada e ligou no computador e o tasmotizer reconheceu de boa?

Boa noite, @helio. Tudo bem? você pode me dar um help ? não entendo muito bem ainda sobre HA e nem o Tasmota, mas gostaria de fazer esse procedimento e tirar algumas dúvidas, você pode me mandar um email? camilaamorimdesouza0@gmail.com
Obrigada!

Contribuindo com a discussão, fiz esse vídeo, pena que em alguns momentos o áudio ficou baixo. Smart Wi-Fi Plug - CB2S + ESP02S com Tasmota