Tenha automação no seu jardim

esphome

Olá galera do DIY = Faça você mesmo!

Hoje mostrarei para vocês como criar um dispositivo no esp8266 para controlar o seu jardim medindo a umidade e regando automaticamente o seu jardim através de uma automação.

Itens necessários:

1 Esp8266
1 Sensor capacitivo de solo
1 Válvula solenóide
1 Relê para automação arduino

Foto do sensor capacitivo:
moisture
Link aqui: (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2114560369-sensor-de-umidade-do-solo-capacitivo-p-arduino-esp32-_JM

Foto da válvula solenóide:
valvula
Link aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1482846470-valvula-solenoide-220v-180-12-x-12-va-03-para-arduino-_JM

Instalação:

Crie um novo dispositivo no ESPHome com o nome que você deseja.

Para saber mais como instalar e configurar o ESPHome no Home Assistant, veja aqui: EspHome

Realizada esta etapa, desligue o Esp8266 do cabo de programação e faça as ligações do dispositivo no Esp8266

Esquema de ligação do sensor de umidade:

O sensor de umidade tem 3 fios, sendo:

1 positivo (preto)
1 negativo (vermelho) e
1 dados analógico (amarelo)

Ligar o positivo no 3V do seu esp
Ligar o negativo no gnd do seu esp e
Ligar o de dados na entrada analógica A0 do seu esp.

Foto da ligação do sensor capacitivo de umidade no ESP8266:

Esquema de ligação do relê:

Ligar o gnd do relê no gnd do esp
Ligar o positivo no Vcc/Vin do esp e
Ligar o dados no gpio 5 (D1) do esp

Esquema de ligação da válvula solenóide:

No meu caso a válvula solenóide é 220V então eu utilizei 2 relês (um para cada fase). Mas esqueça essa parte e vamos exemplificar melhor aqui.

Pegue um plugue qualquer que será ligado numa tomada e (obviamente antes de ligá-lo na tomada) conforme a figura abaixo:
Ligue um fio da tomada na válvula solenóide e o outro fio da tomada no relê.
Depois ligue um fio no contato do relê quando acionado e a outra ponta no outro contato da válvula solenóide.

Feito o esquema de ligação, basta carregar o código no EspHome logo abaixo da linha captive_portal:

captive_portal:

sensor:
  - platform: adc
    pin: A0
    name: "Sensor de umidade"
    update_interval: 5s
    unit_of_measurement: "%"
    filters:
    # - median:
    #     window_size: 21
    #     send_every: 4
    #     send_first_at: 1
    - calibrate_linear:
        - 0.01367 -> 100.00
        - 0.01660 -> 0.00    
    - lambda: |
        if (x < 0) return 0; 
        else if (x > 100) return 100;
        else return (x);    
    accuracy_decimals: 4

switch:
  - platform: gpio
    pin: D5
    id: rele_irrigacao
    name: "Irrigação"
    inverted: true    

Agora salve o código, ligue novamente o ESPHome no cabo e instale as alterações.

Após esta etapa, você poderá verificar no log do console do EspHome os valores do pino A0 que é o sensor da umidade.

Para testar corretamente pegue um vaso com terra seca e insira a ponta do sensor dentro da terra.

Verifique no log a medição com a terra seca e depois umideça o vaso com água e veja o percentual de umidade aumentar.

Se quiser calibar melhor o sensor, comente as linhas do código abaixo e recompile.

    #- calibrate_linear:
    #    - 0.01367 -> 100.00
    #    - 0.01660 -> 0.00    
    #- lambda: |
    #    if (x < 0) return 0; 
    #    else if (x > 100) return 100;
    #    else return (x);    

Desse modo, você terá os valores corretos e deverá remover o comentário e alterar os valores. No meu caso usei para 100% úmido (0.01367) e 0% seco (0.01660)

Agora podemos criar no Home Assistant, por exemplo, uma automação para que caso esse sensor de umidade esteja abaixo de 50%, ele ligue alguma coisa por um determinado tempo.

Como sugestão, eu faço a checagem às 11h00 e se o sensor estiver abaixo de 50% eu ligo o relê Irrigação por 2 minutos.

OBS: A válvula solenóide tem uma setinha que indica a saída da água. Verifique isso antes de instalar. Você pode ligar na saída da válvula um cano pvc cheio de furos para a água escoar por esse cano furado ou colocar um regador giratório de jardim, por exemplo.

Pronto, é isso pessoal. Gostou deste tutorial? Então deixa seu comentário, dúvida ou sugestão aí embaixo!

8 curtidas

Ai sim!! Parabéns pela iniciativa!! :clap: :clap: :clap:

1 curtida

Show de bola, muito bom mesmo!!!

1 curtida

Boa noite, eu quero fazer algo parecido, porem no lugar do sensor de umidade eu vou usar um sensor de movimento.

eu achei esse projeto e comprei todos os itens, porem não consigo entender como funciona essa ligação elétrica, pois a alimentação é 12v e o nodemcu é 5v.

Site que achei: Planta IoT com ESP8266 NodeMCU – Parte 4 - FilipeFlop

Saberia me explicar se isso é possível?

Muito bom. Parabéns!
Eu já utilizo válvulas solenóides na horta e jardim, com horários programados, mas ainda não utilizo sensor de umidade físico. Vou aproveitar a ideia do tutorial.
Como sensor atualmente só utilizo da integração weather.

Bom dia a todos, sou novo nesse fórum, achei ele por acaso. Achei muitas dicas interessantes e essa é uma delas. Estou começando nesse mundo da automação. Tenho pensado numa ideia desse sistema de irrigação para minha chácara, como não posso ir todos os dias lá, pensei em fazer algo desse tipo e essa idéia veio a calhar! No meu caso precisaria encher um tambor de água para ela ir irrigando as plantas por gotejamento. Minha ideia seria que depois que o nível de água no tambor chegasse no mínimo, e a planta estivesse com umidade inferior a 50%, o sistema ligaria a bomba para encher o tambor por um tempo determinado e começar a irrigar as plantas novamente!!

Se for utilizar um sensor de movimento, vc pode criar uma cena para quando detectar o movimento do sensor vc liga uma tomada inteligente e nela vc liga a saida na válvula solenóide que tem que ser do tipo normalmente fechada 110v ou 220v.

Esse sensor capacitivo é resistente à água? Vi que ele possui uma parte com eletrônica. Como você isolou?

Tem que fazer uma caixinha na impressora 3d e passar silicone para não molhar o circuito.
Esse sensor é complicado, então, antes de comprá-lo, assista esse video:
Capacitive Soil Moisture Sensors don't work correctly + Fix for v2.0 v1.2 Arduino ESP32 Raspberry Pi - YouTube

2 curtidas