Telemetria de carros no Home Assistant

Fala Jovem.
Aproveitando a calmaria do sabado a noite pra dar uma ajustada nos dados aqui também.
Acho que faltou você selecionar os PIDs que serão gravados.
Vai em Configurações → Gravação e envio de dados → Selecione o que registrar
Depois disso provavelmente vai abrir uma tela sem nada, você vai nos 3 pontinhos no canto superior direito da tela na opção “Selecionar o que registrar” ai você vai marcando os PIDs que deseja levar para o sensor.

Dica:
Só selecione o necessário, senão o delay de leitura começa a ficar bastante alto.

Acredito que seja isso, caso não for da um grito ai.

1 curtida

acredito que isso tem a ver com as diferentes formas que as pessoas acessam externamente o HA, meu acesso pelo nabucasa acessou de primeira como o video que coloquei no inicio.
Editei o post para tentar as duas formas caso a primeira falhe.

isso aconteceu comigo quando criei o sensor que não estavam pegando dados do aplicativo, por exemplo, criei o sensor de kpl antes de configurar pra enviar os dados no aplicativo torque.
exatamente como @trcalgaro disse.

1 curtida

Parece ser bem legal. O problema é quem não consegue usar ip externo por causa do CGNAT. O meu caso é que o Freenom não registra nenhum domínio pra mim então não posso ter acesso externo.

1 curtida

Bom dia meu caro, desculpe a demora no retorno. Fiz a sua dica de selecionar os PIDs, marquei somente os verdes. Mesmo assim não puxou as informações dos sensores.
PIDs

2 curtidas

mostra como estão chegando esses dados no sensor principal ( o torque, que tem todos os dados) e mostra como esta o codigo dos sensores que vc criou.

1 curtida

Seria essa tela?

1 curtida

vc colocou o automate pra gravar um arquivo novo depois q adicionou os PID´s novos? parece que o home assistant ainda nao recebeu os novos PID´s já que a lista está igual a anterior q vc tinha postado.

1 curtida

Tem que comprar um modelo com Bluetooth que funcione no iPhone. Já vi alguns modelos.
Ou também pode comprar um modelo com WiFi.

Somente hoje retornei ao projeto de obter as informações do carro. Meu HA está pegando essas informações na foto abaixo. Poderia me ajudar quais sensores deveria ser criado? Base nas informações capturadas.

1 curtida

seria algo do tipo:

- platform: template
  sensors:
    torque_nm:
      friendly_name: "Torque em Nm"
      value_template: "{{ state_attr('sensor.fox_torque', 'Torque(Nm)') | round(1) }}"
      unit_of_measurement: Nm

    trip_distance:
      friendly_name: "Distância da Viagem"
      value_template: "{{ state_attr('sensor.fox_torque', 'Trip Distance(km)') | round(1) }}"
      unit_of_measurement: km
1 curtida

Obrigado meu amigo, deu certo aqui!

1 curtida

Vocês já tentaram a integração oficial do HA com o torque?

Parece ser bem mais simples, basta inserir no config yaml:

sensor:
  - platform: torque
    email: your_configured@email.com

E no app torque, básicamente a mesma coisa que estão fazendo, apontando pro HA.

Torque

The torque platform will allow you to monitor Torque data relayed from a Bluetooth OBD2 stick via the Torque mobile application.

Setup

To use Torque sensors with your installation, you must configure both the Torque mobile application and Home Assistant.

TORQUE APPLICATION

In SettingsData Logging & Upload:

Under the Logging Preferences header:

  • Touch Select what to log, activate the menu in the upper right, and select Add PID to log.
  • Select items of interest.

Under the Realtime Web Upload header:

  • Check Upload to web-server.
  • Enter https://HOST:PORT/api/torque as the Web-server URL, where HOST and PORT are your externally accessible Home Assistant HTTP host. To use a Bearer Token, this has to be SSL/TSL.
  • Enable Send https: Bearer Token (available since Torque Pro 1.12.46)
  • Paste a Long-Lived Access Token from any Home Assistant user in Set Bearer Token field.
  • Enter an email address in User Email Address (this can be any non empty string you like).
  • Optionally set the Web Logging Interval. The 2-second default may quickly fill up the Home Assistant history database.
3 curtidas

Nunca tentei pq já vi alguns posts falando mal dessa integração, como ta sendo pra vc, tudo normal?

Sim, testei depois que publiquei o post, bem simples, funcionou de primeira! Funciona sempre também!

Depois de ter configurado pela primeira vez, basta abrir o app torque que já está funcionando. Não precisa de nenhum outro app. Basta o torque pro mesmo.

OBS: tenho nabucasa mas não vejo motivo de não funcionar com duckdns também

1 curtida

Bom saber que deu bom, tbm tenho nabu casa, acho que vou dar uma chance pra essa integração já que funcionou bem pra vc. Valeu por contribuir aí.

@dcs.engenharia
infelizmente comigo aconteceu a mesma coisa que outros nos foruns, acredito pelo link nabu casa ser HTTPS existe algum problema com a integração do aplicativo Torque. por esse motivo existem alguns metodos de transferencia de logs no forum do Home assistant da gringa, inclusive usando tasker no android. se no seu caso funcionou, sugiro que crie outro topico aqui com o passo a passo que vc fez e sua confirguração pra compartilhar com o pessoal

5 curtidas

Fiz sem NabuCasa (com DuckDNS) e não funcionou. Eu cheguei a usar essa integração com uma gambiarra que usa um script em Node.JS, mas que também parou de funcionar aqui.

Você pode dizer qual é a versão de Android e do Torque que está usando? E também mostrar quais são as entidades criadas?

Segui o que manda a integração mesmo, sem segredo.

Pensando aqui em algumas coisas que vocês podem revisar:

importante que após o link do home assistent, no meu caso usando o nabucasa, tenha o https no início e no final vc insira /api/torque

Q vc faça a devida configuração do token

Que vc selecione as entidades que vc quer que venha para o HA no Select what to log, veja imagem:

Meu Android é o 11, OnePlus 7, torque 1.12.98 e hj estou com a última versão do HA disponível.

2 curtidas

Segui esse tutorial da integração direta do Torque ao HA e deu tudo certo, obrigado pela dica.

4 curtidas