Tasmota, MQTT, Broker Mosquitto - Básico

Boa tarde Douglas tudo bem? fiz a integração do home assistant com o google home, e refiz a configuração do MQTT, Tasmota, o disposito sonoff apareceu na lista de entidades, só que o mesmo não aparece na lista de Integrações do MQTT, fala que não possui dispositivos.
Utilizei o SetOption (modo automatico).
E com isso o google home não acha esse dispositivo.

Wesley

Todos meus dispositivos MQTT aparecem em integrações

Bom dia, consegui resolver… mas obrigado pela ajuda.

Wesley

Pessoal, estou quebrando a cabeça aqui para trazer o Sonoff mini, com o tasmota, para o HA.
Já vi vários tutoriais (inclusive o de Douglas), mas até agora nada de reconhecer.

No log do broquer do Mosquitto até aparece que o dispositivo está conetado: 1586294752: New connection from 192.168.0.23 on port 1883. 1586294752: New client connected from 192.168.0.23 as sonoffteste (p2, c1, k30, u’admin’). Mas ele não aparece nas entidades. Mesmo quando faço a configuração manual, a entidade aparece como indisponível…
Será que alguém teria alguma luz?
Sim, quando fiz o flash do Sonoff mini utilizei o tasmota.bin (e não o sonoff_basic.bin). Até pensei que tinha perdido o aparelho, mas eu estou conseguindo acessar normalmente pelo ip.

Estou com o mesmo problema do Corisco.

Dispositivo conectado porém não aparece na integração MQTT nem nas entidades/dispositivos.
Já tentei forçar o discovery no configuration e nada.

Alguém já conseguiu superar por este problema?

Pessoal, eu usei a versão 7.1.2 (devido ao limite de 500kb, não cheguei a testar isso) para fazer o flash do tasmota, e o dispositivo não aparecia de jeito nenhum na integração, tive que fazer upgrade do firmware, após o upgrade (8.3.1) o dispositivo apareceu na integração MQTT.

Já tivesse esse problema uma vez, faz tempo. Não sei se pode resolver para você, mas o que eu fiz foi criar um usuário no HA como por exemplo: mqtt_user e colocar e na configuração no Mosquitto, depois disso troquei no dispositivo com tasmota e reiniciei meu HA e apareceu o dispositivo.

Olá pessoal,

Preciso de uma ajuda, desenvolvi um teclado em um esp8266 em C++ que envia uma senha sha256 para um Mosquito.
Estou enviando com um tópico seguranca/fechaduras/keyserver
Estou usando o Home Assistant e na ferramenta desenvolvedor está chegando a senha.

Quero verificar a senha enviada corresponde com a que estiver armazenada no Broker, qual o tipo de cliente coloco? Sensor? Automação?

Bom dia pessoal,
Achei a solução.

- id: '1590768729127'
  alias: "Abertura senha Felipe"
  trigger:
  - platform: mqtt
     topic: seguranca/fechaduras/keyserver
 condition:
 - condition: template
   value_template: '{{ trigger.payload_json.Keypass.Senha ==  "023f5351b...94db0de" }}'
action:
- service: homeassistant.turn_on
  entity_id: switch.fechadura_servidor''''

Muito obrigado por compartilhar conhecimento.

Só uma dúvida, instalando o Tasmota no Sonoff Basic como faço para programar um controle RF?

Obrigado!

Nunca testei um Sonoff Basico com RF, mas você pode obter mais informações neste tópico

Rafael,
Não tenho esse conhecimento sobre Sonoff

Desculpe

Boa noite Douglas!

Por favor você poderia me ajudar?, Segui os passos de instalação do MQTT, eu uso Home Assistant como supervisor. Mas não consigo ativa o broker, cadastrei usuário e nada. Já o desinstalei várias vezes e mesmo assim não ativa. Fui na validação da configuração e não apresenta erro algum. Sinceramente estou perdido. Poderia me ajudar? Desde já agradeço.

Olá Marliton, posso tentar, mas você vai ter que me ajudar também a entender como está sua configuração. Se você puder passar uns prints e código ajuda.

Douglas, lembrei que quando instalei o Home Assistant Supervisionado no Ubuntu, instalei também o Mqtt por comandos. Será que é por isto que não consigo inicia-lo na web quero dizer no Home Assistant. Uma dúvida, quando o instalo via comando como eu o habilito no meu Home Assistant?

Fiz essa alteração e mesmo assim as entidades não aparecem para mim, e no Mosquitto mostra que estão conectados. Tens mais alguma ideia do que pode ser?

Galera passando para deixar a solução para o problema que estava tendo de não aparecer a entidade automaticamente no HA, mesmo o dispositivo aparecendo como conectado no Mosquitto.

No meu caso, eu estou usando usuário e senha na configuração do MOSQUITTO broker, só que o problema estava justamente na senha que estava colocando, com caracteres especiais, com isso estava dando o bug de não criação/integração automática do dispositivo no HA.
Após mudar a senha e não colocar nenhum caracteres especiais, funcionou a integração.
Ah, outra coisa que foi necessária, atualização da versão do meu Tasmota, estava usando a do arquivo ** tasmota-lite.bin** e atualizei para o arquivo tasmota.bin.gz (usei o .gz pelo fato de ser menor que 500k, assim não dá problema na atualização).

2 Likes

Estou com um Rpi4, nele rodo o HomeAssistant via docker e o mosquitto via docker.
Se eu reinicio o Rpi4, os sonoff mini com tasmota ficam indisponíveis para o HA (mas seguem funcionando via alexa).
Eles somente voltam a funcionar caso eu entre no console do dispositivo com Tasmota e digite “setoption19 1”
Alguém sabe como resolver?

O meu estava assim também, aí resolvi da seguinte forma:

Tasmotei meu sonoff mini brickado com soldagem de fio e comunicação serial usando o Tasmotizer e coloquei o tasmota minimal. Agora aparece na rede WIFI o dispositivo ESP-B06BBE com IP 192.168.4.1 mas não consigo acessa-lo. Como consigo aceder às configurações?