Tasmota, MQTT, Broker Mosquitto - Básico

Pessoal, eu usei a versão 7.1.2 (devido ao limite de 500kb, não cheguei a testar isso) para fazer o flash do tasmota, e o dispositivo não aparecia de jeito nenhum na integração, tive que fazer upgrade do firmware, após o upgrade (8.3.1) o dispositivo apareceu na integração MQTT.

Já tivesse esse problema uma vez, faz tempo. Não sei se pode resolver para você, mas o que eu fiz foi criar um usuário no HA como por exemplo: mqtt_user e colocar e na configuração no Mosquitto, depois disso troquei no dispositivo com tasmota e reiniciei meu HA e apareceu o dispositivo.

Olá pessoal,

Preciso de uma ajuda, desenvolvi um teclado em um esp8266 em C++ que envia uma senha sha256 para um Mosquito.
Estou enviando com um tópico seguranca/fechaduras/keyserver
Estou usando o Home Assistant e na ferramenta desenvolvedor está chegando a senha.

Quero verificar a senha enviada corresponde com a que estiver armazenada no Broker, qual o tipo de cliente coloco? Sensor? Automação?

Bom dia pessoal,
Achei a solução.

- id: '1590768729127'
  alias: "Abertura senha Felipe"
  trigger:
  - platform: mqtt
     topic: seguranca/fechaduras/keyserver
 condition:
 - condition: template
   value_template: '{{ trigger.payload_json.Keypass.Senha ==  "023f5351b...94db0de" }}'
action:
- service: homeassistant.turn_on
  entity_id: switch.fechadura_servidor''''

Muito obrigado por compartilhar conhecimento.

Só uma dúvida, instalando o Tasmota no Sonoff Basic como faço para programar um controle RF?

Obrigado!

Nunca testei um Sonoff Basico com RF, mas você pode obter mais informações neste tópico

Rafael,
Não tenho esse conhecimento sobre Sonoff

Desculpe

Boa noite Douglas!

Por favor você poderia me ajudar?, Segui os passos de instalação do MQTT, eu uso Home Assistant como supervisor. Mas não consigo ativa o broker, cadastrei usuário e nada. Já o desinstalei várias vezes e mesmo assim não ativa. Fui na validação da configuração e não apresenta erro algum. Sinceramente estou perdido. Poderia me ajudar? Desde já agradeço.

Olá Marliton, posso tentar, mas você vai ter que me ajudar também a entender como está sua configuração. Se você puder passar uns prints e código ajuda.

Douglas, lembrei que quando instalei o Home Assistant Supervisionado no Ubuntu, instalei também o Mqtt por comandos. Será que é por isto que não consigo inicia-lo na web quero dizer no Home Assistant. Uma dúvida, quando o instalo via comando como eu o habilito no meu Home Assistant?

Fiz essa alteração e mesmo assim as entidades não aparecem para mim, e no Mosquitto mostra que estão conectados. Tens mais alguma ideia do que pode ser?

Galera passando para deixar a solução para o problema que estava tendo de não aparecer a entidade automaticamente no HA, mesmo o dispositivo aparecendo como conectado no Mosquitto.

No meu caso, eu estou usando usuário e senha na configuração do MOSQUITTO broker, só que o problema estava justamente na senha que estava colocando, com caracteres especiais, com isso estava dando o bug de não criação/integração automática do dispositivo no HA.
Após mudar a senha e não colocar nenhum caracteres especiais, funcionou a integração.
Ah, outra coisa que foi necessária, atualização da versão do meu Tasmota, estava usando a do arquivo ** tasmota-lite.bin** e atualizei para o arquivo tasmota.bin.gz (usei o .gz pelo fato de ser menor que 500k, assim não dá problema na atualização).

2 curtidas

Estou com um Rpi4, nele rodo o HomeAssistant via docker e o mosquitto via docker.
Se eu reinicio o Rpi4, os sonoff mini com tasmota ficam indisponíveis para o HA (mas seguem funcionando via alexa).
Eles somente voltam a funcionar caso eu entre no console do dispositivo com Tasmota e digite “setoption19 1”
Alguém sabe como resolver?

O meu estava assim também, aí resolvi da seguinte forma:

Tasmotei meu sonoff mini brickado com soldagem de fio e comunicação serial usando o Tasmotizer e coloquei o tasmota minimal. Agora aparece na rede WIFI o dispositivo ESP-B06BBE com IP 192.168.4.1 mas não consigo acessa-lo. Como consigo aceder às configurações?

@HugoMartins sabe dizer se o arquivo tasmota.bin.gz roda sem brickar o Sonoff Mini? Estou fazem umas 4 ou 5 horas tentando encontrar ele no HA e não consigo.

1 curtida

So pra deixar registrado que nosso amigo @HugoMartins esta correto. Estava com o mesmo problema. Estava com o mini r2 com o tasmota Lite, e nao reconhecia no HA.
Atualizei atraves da propia interface web do tasmota, com o arquivo tasmota.bin.gz e eureca, reconheceu automaticamente som o SetOption19 1.
Por fim deixe ele na versao 9.3.1

Aparentemente alguma incompatibilidade de versão lite do firmware

Estou com o tasmota lite 11 e reconhece normal no HA; sem SetOption19 1.

Pessoal, eu quero enviar informações para fora do HA via MQTT. Como eu configuro meu servidor para ser acessível remotamente?

Bom dia.
Estou refazendo a instalação do meu sistema e não estou conseguindo fazer funcionar como antes. No meu caso não uso nenhum dispositivo Tasmota, só estou tentando fazer o básico, parear dispositivos zigbee e fazer com que eles apareçam no HA. Aparentemente está tudo funcionando normamente. Consigo parear o dispositivo, na tela do zigbee2mqtt ele está lá em Devices, consigo fazer o acionamento dele normalmente por ali. O problema é que antigamente era automático quando pareava o dispositivo ele aparecia no Dashbord do HA e também aparecia na tela de integração do Mosquito. Agora não aparece, não consigo ter acesso as entidades, mesmo fazendo a pesquisa. Parece que ficou num limbo que não consigo encontrá-lo. O que fazer?

Não aparecem os dispositivos na integração do Mosquito como aparecia antigamente e como acontece por exemplo com Sonoff LAN, Local Tuya, etc. O Mosquito está configurado para descobrir novos disitivos automaticamente.

No zigb2mqtt o dispositivo está lá e funcionando normalmente.

Não encontro pesquisando na lista de entidades.