Speedtest - Internet Lenta? Aprenda a medir sua largura de banda!

speed

O Speedtest é um teste de velocidade para sua internet, testa seu download, upload e ping.

nuvem

Vá em Configurações e depois em Dispositivos e Serviços.

Clique no ícone no canto direito abaixo em “+ Adicionar Integração” e ache o Speedtest.net na lista.

Clique em Enviar.

3

Pronto, clique em Terminar.

4

Vai ter três novos sensores disponíveis.

3

Sensores de Ping, Upload e Download.

6

Dica de automação:

Automação para o Google Assistant informar que a internet está lenta:

Após configurado o Speedtest.net basta colocar a seguinte automação dentro de automation :

automation:
  - alias: "Internet lenta"
    initial_state: true
    trigger:
      - platform: template
        value_template: "{{ states('sensor.speedtest_download')|float < 10 }}" # nesse caso irá avisar se estiver com download menor que 10MB/s.
    action:
      - service: tts.google_translate_say
        data_template:
          entity_id: media_player.google_home
          message: "Eita. Internet está lenta."
8 curtidas

Olá Douglas, nesse caso a mensagem que o Google Home vai informar é no idioma nativo configuração padrão dele ?

A mensagem que vai informar é aquela que está na configurada na automação. Mas sim, se estiver configurado para inglês ela vai falar que nem um americano falando português com sotaque.

Cara tem como limitar o horário pra informação?
Vou ficar muito puto com o GH falando de madrugada que minha internet ta lenta e junto fico puto com a net rs

1 curtida

Leo, tem sim. No exemplo do Douglas, coloque uma condição com o horário desejado.

condition:
  condition: time
  after: '08:30:00'
  before: '22:00:00'
2 curtidas

Alguém sabe me dizer como ficaria um node, com a função que informasse a velocidade e o horário em que a internet foi medida e estava lenta?

Ex: A mensagem do Telegram seria enviada em um horário pré determinado, e seria dessa forma:

Sua internet estava lenta na medicação efetuada as “12:00”. A velocidade de upload foi de “10 mbs” e de Download “8 mbs”.

Curti a ideia.
Será que o @LeandroIssa consegue ajudar a gente nessa? rs

1 curtida

Tutorial atualizado!

1 curtida

Srs
Esta dando a msg urlopen error no addon, alguem sabe qual a causa disso?

1 curtida

Fala galera. estou com uma duvida, tem como programar para fazer o teste de x em x tempo ?

1 curtida

Me deparei com uma situação curiosa. O Speedtest jura que estou em Minas Gerias e as vezes em Diadema- SP tem como fazer para ele sempre consultar um único nó (no meu caso a Vivo-SP)?

2 curtidas

Antes de mais nada, parabéns pelo tópico.

Gostaria de saber se é possível buscar a informação do ISP no momento que ele faz o teste de velocidade. O motivo é que eu tenho duas internets em Load Balance aqui em casa, ora estou via Fibra Ótica e ora estou via cabo (NET/Claro). Queria deixar essa informação dentro do card para que eu saiba por onde estou conectado.

Obrigado.

2 curtidas

@douglas sou iniciante, me ajuda ? Como faço para a mensagem ser dita pela Alexa ?