Sonoff ZBMini x Cobertura ZigBee

Olá pessoal

Estou estudando sobre instalar o HA por aqui, mas tenho problema com a cobertura do sinal da rede ZigBee.
A bridge Sonoff fica no escritório ao lado do modem wifi, no comodo ao lado (cozinha) os dois zbmini instalados estão ok, mas no quarto após a cozinha que está distante por 6 mts da bridge, o outro zbmini não tem sinal.
Como os zbmini são roteadores do sinal ZigBee, imaginei que teria uma cobertura 100% , mas não.
Alguém teve ou tem algum problema assim? Sabe como resolver?
Abs

Olá Vava, se voce estiver usando o Zigbee2MQTT é possível visualizar uma map da sua malha zigbee clicando em MAP (no menu superior).
Poste aqui a imagem da sua malha que fica mais fácil de identificar oque pode estar acontecendo.

abraço

Então ainda não cheguei nessa fase… :blush:
MInha idéia era estabelecer uma rede mesh estável e partir para instalar o HA e outros .

Ahh entendi, voce tentou ligar eles proximo ao bridge para testar o funcionamento?

Na verdade eu coloquei eles nos interruptores, mas no quarto ficou sem cobertura.

Olá, boa noite!

No inicio eu utilizava o HUB Sonoff Zigbee, porém achei horrível a rede que ele cria e os dispositivos ficavam offline e perdiam as configurações.

Migrei para o Zigbee2MQTT e melhorou muito a qualidade da minha rede, provavelmente o seu problema poderá ser o HUB ou a falta de mais routers (ZBMini) mesmo perto do HUB a rede não fica estável, então aconselho colocar mais ZBMini para ficar uma rede mesh melhor

Ou então tenta colocar o HUB da Sonoff no centro dos dois ZBMini.

Outro ponto de atenção é que eles dentro da parede atras do interruptor perdem muito o sinal, alem da interferencia eletrica… alguns modelos de disp veem com uma anteninha pra vc deixar pra fora. No meu caso eu procurei usar interruptores zigbee com neutro pra resolver esse problema, deixando os relés somente no gesso

Eu tenho dois zbmini que deveriam extender o alcance, mas não é isso que acontece.
O 2MQTT é aquele usb com antena ?
Será que é possível colocar antena externa na bridge sonoff?

Eu abri um deles e vi que a antena fica num dos lados, que deixei bem perto do espelho. Deveria ser suficiente, só que não…:angry:

Não sei se ajuda, mas eu tenho 6 (seis) ZBMninis instalados, todos dentro da parede, embora 3 deles estejam em uma caixa onde não está o interruptor, mas onde passa a fiação elétrica, e 3 deles estão na caixa, atrás dos interruptores (no fundo da caixa). Todos funcionam bem, mas tive problemas com um deles (um dos que ficavam atrás dos interruptores), porque a rede zigbee estava fraca no local. Coloquei uma daquelas tomadas inteligentes da tuya numa posição intermediária (a 6 metros de distância e com duas paredes de alvenaria entre os dois) e ele passou a funcionar bem.

Eu uso o Zigbee2MQTT.

Tudo isso para dizer que provavelmente a disposição dos aparelhos é o que, provavelmente, está causando o problema. Tudo influencia, o tipo de parede entre dispositivos, tijolo de barro, vazado ou sólido, de concreto, etc…

Se for viável, retire um (ou ambos, ou use um terceiro ZBMini, se você tiver) dos ZBMinis e ligue a alimentação básica (só fase e neutro em um fio duplo com uma tomada na ponta) para que ele funcione e você possa ouvir os relés sendo acionados, e vá testando o funcionamento a distâncias cada vez maiores da ponte Zigbee da Sonoff (ligando o aparato de teste em tomadas diferentes), e você poderá achar o alcance da rede em seu ambiente.

Espero que isso não tenha ficado muito confuso, mas é uma maneira empírica de testar a sua rede, sem muita teoria nem equipamentos.

É isso mesmo calm1010…na verdade eu trabalho com redes…wifi…essas coisas e estudando melhor o protocolo e a tecnologia Zigbee vou fazer o teste como vc disse.
O grande problema dessa tecnologia é usar a faixa de 2,4ghz do WIFI que é super lotada de coisas e tudo concorre entre si.
Imaginei que os ZBmini seriam a solução, mas pelo viso o alcance é muito curto…nada comparado ao que mencionam no site deles.

vlw :+1: :+1:

1 curtida

Mais uma coisa, como o lucklucciano escreveu, acima, ter o mapa de sua rede zigbee ajuda muito, porque o mapa indica a “força” da conexão, então, o Z2M ajuda muito.

Eu também tenho uma bridge da Sonoff, mas ela está guardada, na reserva, para ser utilizada em caso de necessidade, estou plenamente satisfeito como o Zigbee2MQTT.

Boa sorte na instalação.

Onde vc comprou ? Tem tutorial de implementação aqui no fórum?
abs

Eu comprei com o Patrick, da Patte Tech/Nossa Casa Inteligente. Tem tutorial dele no Youtube, mas deve haver vários tutoriais disponíveis.

Link: Vídeo do Patrick sobre Z2M

Preferi comprar com ele pois já vinha com o firmware instalado, assim evitei muito trabalho e equipamentos que não possuo.

1 curtida

Comprei o meu com o Patrick tambem, só seguir o tutorial dele no youtube :wink:

1 curtida

Blz pessoal…agradecido por toda ajuda até agora. :wink:

Bora estudar mais um pouquinho para resolver os problemas. :+1: :+1:

Se for comprar com o Patrick, compre pelo site da Nossa Casa Inteligente.

Link: Nossa casa inteligente

É mais barato que comprar pelo Mercado Livre. Mas verifique antes.

Uso o 2MQTT com o CC2531 (usb com antena) e fica muito bom a rede, mas só estabilizou depois de muitos routers para ampliar o sinal, no inicio a rede ainda ficava instável, hoje uso muito o ZBMini, porém da muita interferência na rede os locais onde coloquei ( dentro da caixinha de teto e atrás dos interruptores), estou trocando todos por interruptores zigbee e a qualidade da rede mesh melhorou drasticamente.

Não sei se é possivel utilizar uma antena externa no Bridge da Sonoff, mas creio que isso tambem não o ajudará muito se tiver pouco routers na sua rede.

Abaixo esta o mapa da minha rede, alguns dispositivos aparecem flutauando no mapa, mas na rede funciona normalmente!

Também comprei meu coordenador Zigbee com o Patrick, recomendo!
Facil instalação e tem o tutoria explicando tudo certinho!

1 curtida

Abaixo, também, a imagem da minha rede. Também tenho dispositivos flutuantes, que aparecem desconectados, mas funcionam, sem problemas, na rede.

1 curtida

Boa dica Calm…vou pegar já.

Mas uma dúvida, esse ZigBee2MQTT USB,precisa ficar diretamente conectado no servidor HA ou posso usá-lo plugado numa fonte ?