Sonoff ZBMini x Cobertura ZigBee

Olá pessoal

Estou estudando sobre instalar o HA por aqui, mas tenho problema com a cobertura do sinal da rede ZigBee.
A bridge Sonoff fica no escritório ao lado do modem wifi, no comodo ao lado (cozinha) os dois zbmini instalados estão ok, mas no quarto após a cozinha que está distante por 6 mts da bridge, o outro zbmini não tem sinal.
Como os zbmini são roteadores do sinal ZigBee, imaginei que teria uma cobertura 100% , mas não.
Alguém teve ou tem algum problema assim? Sabe como resolver?
Abs

Olá Vava, se voce estiver usando o Zigbee2MQTT é possível visualizar uma map da sua malha zigbee clicando em MAP (no menu superior).
Poste aqui a imagem da sua malha que fica mais fácil de identificar oque pode estar acontecendo.

abraço

Então ainda não cheguei nessa fase… :blush:
MInha idéia era estabelecer uma rede mesh estável e partir para instalar o HA e outros .

Ahh entendi, voce tentou ligar eles proximo ao bridge para testar o funcionamento?

Na verdade eu coloquei eles nos interruptores, mas no quarto ficou sem cobertura.

Olá, boa noite!

No inicio eu utilizava o HUB Sonoff Zigbee, porém achei horrível a rede que ele cria e os dispositivos ficavam offline e perdiam as configurações.

Migrei para o Zigbee2MQTT e melhorou muito a qualidade da minha rede, provavelmente o seu problema poderá ser o HUB ou a falta de mais routers (ZBMini) mesmo perto do HUB a rede não fica estável, então aconselho colocar mais ZBMini para ficar uma rede mesh melhor

Ou então tenta colocar o HUB da Sonoff no centro dos dois ZBMini.

Outro ponto de atenção é que eles dentro da parede atras do interruptor perdem muito o sinal, alem da interferencia eletrica… alguns modelos de disp veem com uma anteninha pra vc deixar pra fora. No meu caso eu procurei usar interruptores zigbee com neutro pra resolver esse problema, deixando os relés somente no gesso

Eu tenho dois zbmini que deveriam extender o alcance, mas não é isso que acontece.