Sonoff Mini - Flash com Tasmota

Acho que o propósito do Sonoff Mini e da tomada Tuya são distintos. O Sonoff é mais utilizada como interruptor, apesar de poder ser utilizada na tomada…
O Sonoff Mini não mede o consumo.il

@douglas esse seu tutorial é usando windows, teria algum usando linux ubuntu e com o sonoff mini no FW 3.5?

No Fw 3.5 não funciona mais esse método. Tem outro passo a passo aqui no fórum

1 curtida

@ Nilson

Pode me marcar nesse outro passo a passo?
Será que tem como colocar tasmota no sonoff pow por OTA?

E sobre converter coisas tuya (lâmpada, tomada) usando o linux já viu algo?

Agradeço se puder ajudar, não manjo nada dessas coisas.

https://forum.homeassistantbrasil.com.br/t/atualizar-sonoff-3-5-para-tasmota-8-3-1/1024

@douglas esse método não funciona no firmware 3.5, seria bom atualizar o post e indicando que não devem atualizar.

Cara, mas o sentido do tasmota é fazer ficar na rede local e não em nuvem …

Atualizado. Obrigado por compartilhar.

1 curtida

Tem como através de algum App de terceiro em um raspberry pi, ou através de mudança do servidor, fazer mostrar o sonoff mini dentro do App novo da broadlink no celular? Gostei muito das opções e praticidade do App e gostaria de concentrar todos dispositivos lá.

1 curtida

O procedimento para instalar o tasmotta usando o firmware. 3.5.0

  1. Configure normalmente o sonoff usando o App do Ewelink
  2. Atualize o firmware (v3.5.0) pelo App Ewelink
  3. Abra o sonoff e coloque o jumper nos pinos OTA/GND
  4. Segure o botão por 10 segundos, ele vai criar uma AP chamado ITEA*****
  5. Conecte na rede criada e Acesse o ip: http://10.10.7.1/
  6. Configure a senha e ssid da sua rede WIFI.
  7. Se tudo deu certo, o dispositivos via ficar dando “piscadas duplas”
  8. Instale: https://github.com/itead/Sonoff_Devices_DIY_Tools/blob/master/tool/tool_01DIY85(3.3.0).exe
  9. Verifique se seu dispositivo aparece na lista, é para ser automático.
  10. Clique na opção de FIRMWARE / OTA
  11. Instale o tasmota-lite.bin
2 curtidas

Para quem usa Linux:
Apesar do Aplicativo Abrir usando o WINE, e algumas coisas funcionarem, o flash não funciona , por causa de algum problema para levantar o servidor tcp . Use o virtualbox.

1 curtida

Para quem não consegue configurar o Sonoff Mini no eWelink / Android.
Tive muitos problemas para configurar no meu celular, tentei de tudo… trocar o roteador, usar um softAP.

Solução: usei outro telefone android… Não sei porque, só assim funcionou.

1 curtida

Pessoal Boa tarde. Sou novo nesse mundo e preciso de um ajuda. Realizei todos os passos para configurar o sonoff mini com a Firmware do Tasmota lite conforme o video (utilizando o windows) deste poste com sucesso, porem ao tentar configurar o sonoff mini no alexia ele não encontra ele.

O sonoff só esta se comunicando com o IP Fixo que defini para ele no roteador.
Alguem poderia me ajudar a dizer oq esta faltando?!

@Eggnus você ativou a opção Emulation Belkin Wemo ?

@michel boa noite. Sim Esta ativo. testei com as 3 opcoes.

Tem como postar uma imagem com “Information”?

@michel Opa claro, segue a imagem

@Eggnus,

Aparentemente está tudo ok…
qual modelo de echo você tem ? Está na mesma rede do sonoff ? já testou “Alexa, descobrir dispositivos” ?

@michel eu tenho um echo dot 3 geração. Sim esta na mesma rede e sim ja tentei fazer o comando de voz para achar. Ate mesmo pelo app nao foi.

Antes de realizar a troca de firmware eu testei ele na Alexa e no ewelink, e funcionou normal.

Saberia me dizer se teria q configurar alguma coisa no MQTT? ou se teria que colocar outra versao do tasmota?!

No home assistant, está funcionando ?