Sonoff Mini - Flash com Tasmota

tasmota

:rotating_light: ATENÇÃO: Para a versão 3.5 o método não está funcionando. Até novas orientações, caso tenha essa versão no seu sonoff não prossiga com a atualização com este método.*

Para a versão 3.5 veja o vídeo abaixo que explica de forma simples e rápida.

Flash

Venho desta vez compartilhar minha experiência em aplicar o tasmota no Sonoff Mini.

O Sonoff Mini chegou recentemente e muitas pessoas gostaram do produto por alguns motivos, o principal é que ele é “Mini”, cabe dentro da caixa 4x2 que é comum aqui no Brasil, e com isso você pode manter seu interruptor padrão.

Mas a ideia aqui é aplicar o firmware tasmota via OTA (Over-the-Air programming), ou seja, sem necessitar soldar fios. Isso só é possível pois alguns novos dispositivos Sonoff suportam a nova arquitetura DIY Itead, que permite o upload de firmware OTA. Com o Sonoff DIY, o usuário tem mais controle sobre os recursos de hardware do dispositivo e também permite a atualização do firmware sem hardware adicional. O procedimento a seguir atualiza o firmware do Sonoff eWelink para Tasmota.

O que você vai precisar?

  • Sonoff Mini (é claro);
  • Baixar o APP eWlink - Android
  • Mini Jumper que já vem na caixa do Sonoff Mini - Exemplo:
    image
  • Download do Flash Tasmota (Sonoff DIY tool_01DIY85)
  • PC/Notebook com acesso a rede wifi.

01 - eWlink

A primeira coisa a ser feita é ligar seu Sonoff Mini, acessar o APP eWlink e conectar seu Sonoff no APP.

A ligação do Sonoff Mini fiz da seguinte maneira


image

Depois basta acessar o APP e adicionar seus dispositivo Sonoff Mini.
Minha wifi é rede mesh, ou seja, utiliza apenas um SSID para bandas 5 e 2.4GHz, então meu celular conecta sempre na banda 5GHz. Para conectar na 2.4 tive que ir até o quintal onde a banda 5Ghz já não estava mais disponível e conectei na 2.4.

Após isso voltei com o celular até o Sonoff Mini e aguardei o APP até encontrar o dispositivo.
image

Após conectar, testei ligando e desligando o sonoff via APP para garantir que estava tudo certo, e o resultado deu OK, ligou e desligou o dispositivo. Agora que garantiu a funcionalidade, acesse as configurações do dispositivo e verifique se esta na última versão do firmware.
image
Os novos Sonoff’s Mini já devem vir com a versão 3.3.

02 - Mini Jumper

Com o firmware da eWlink atualizado, você deve tirar o seu Sonoff da tomada/energia e abrir ele. Para abrir, com a própria mão é possível, não tem nenhum parafuso. Se quiser pode utilizar alguma ferramenta para facilitar a abertura, fica a sua escolha.

É preciso abrir para conectar o Mini Jumper.
image

Quando a unidade estiver aberta, localize os dois pinos do jumper e monte o jumper que está incluído no pequeno saco plástico da caixa, da seguinte forma:
image

Dessa maneira coloca o Mini no chamado “modo faça você mesmo” (DIY). Este “modo” é relevante apenas enquanto o firmware original do Sonoff ainda está carregado. É necessário para poder atualizar o firmware Tasmota Over-The-Air (OTA). É isso que vamos fazer agora.

03 - Download DIY Tool

Primeiro baixe a ferramenta DIY no GitHUB usando este link: https://github.com/itead/Sonoff_Devices_DIY_Tools

Depois clique na pasta “tool” e baixe o arquivo chamado: tool_01DIY85 (3.3.0).

04 - HotSpot

Até agora tudo bem. Essa ferramenta vai encontrar o dispositivo mini e você poderá aplicar o flash. Mas a única maneira dessa ferramenta encontrar o Mini é se eles estiverem conectados à mesma rede WiFi. O firmware do Sonoff Mini é pré-programado para conectar-se a uma rede chamada sonoffDiy (SSID) com uma senha = 20170618sn.

E essa é a única rede à qual ele se conectará. Portanto, você precisa criar um ponto de acesso WiFi com esse nome e senha específicos para a próxima etapa funcionar.

Para isso vamos usar o recurso HotSpot. E aqui um ponto de atenção. Você pode criar essa rede pelo seu PC a qual deve estar conectado a um cabo de rede ou wifi, ou pelo celular, a qual está conectado numa rede WiFi, mas ao ativar o HotSpot, automaticamente desativa o WiFi do seu celular, a qual irá exigir que você esteja conectado na rede 3/4G.

Mas porque um ponto de atenção?
Aqui foi onde apanhei para conseguir finalizar o processo de trocar o firmware. Eu fiz o HotSpot pelo PC e de maneira nenhuma consegui aplicar o flash. Isso porque meu PC utiliza Windows 10 e tem Antivírus, Firewall, Windows Defender etc. Tentei de várias maneira e não deu certo.

Quando fiz o HotSpot pelo meu smartphone, consegui. Porém como comentei acima, é necessário ter acesso principalmente a rede 4G. Do contrário não irá funcionar.

Ok, vamos então criar a rede. Neste caso, vou explicar no tutorial via celular. Para cada celular pode ser um pouco diferente, mas não deve fugir muito disso.

Acesse as configurações do celular e selecione a opção HotSpot.
image

Após acessar, você deve ativar e configurar o nome e senha da sua rede.


Como comentei acima, a rede deve ser chamada de sonoffDiy (SSID) com uma senha = 20170618sn.

Após isso, sua rede wifi vai desativar, e você utilizará a rede 4G. Além disso irá criar a nova rede.
image

05 - tool_01DIY85 (3.3.0)

Antes de abrir o arquivo baixado, conecte seu PC na nova rede criada (sonoffDiy).

Agora você deve acessar seu computador e abrir/executar o arquivo baixado tool_01DIY85(3.3.0).exe.
image

Pode ser que o Windows tente solicite algum tipo de permissão. Após executar o arquivo deverá aparecer algo conforme a imagem abaixo.

Possíveis problemas

  • Se não aparecer nada na lista, é porque seu Sonoff e seu PC não estão na mesma rede.
  • Se o arquivo não abrir no seu computador, talvez seja necessário instalar o Python. No meu caso não abriu de maneira nenhuma. Tive que pegar um notebook e fazer o processo pelo notebook utilizando Windows 10.

image

Alguns computadores aparecem essa mensagem pelo que pesquisei. Infelizmente não sei dizer o motivo. Pelas pesquisas realizadas, o único padrão que pude ver é que, nos computadores em que funciona corretamente, o Firewall do Windows aparece automaticamente durante a primeira execução, porque detecta que o aplicativo requer certas permissões de firewall. Mas nos computadores em que o aplicativo falha, o Firewall do Windows nunca aparece como esperado. Tudo o que posso aconselhar é usar um computador diferente e tentar novamente.

Agora se você conseguiu abrir o arquivo e identificou o dispositivo, tente ligar e desligar.

O Sonoff Mini deve ligar e desligar, você consegue perceber com a luz do led vermelho acendendo e apagando.

Quando fiz isso pela primeira vez (clicar no ON e OFF), mostrou essa mensagem:
image

Percebi que isso ocorria, quando eu usava o PC/Notebook e abria o arquivo tool_01DIY85 sem antes conectar na rede sonoffDiy. Para resolver, fechei o arquivo, conectei na rede sonoffDiy e somente após conectar é que abri/executei o arquivo tool_01DIY85. Então funcionou o ON e OFF.

Feito isso, temos um bom caminho percorrido. Agora é preciso aplicar o flash.

06 - Aplicar o flash

Para isso, baixe o arquivo .BIN do tasmota para seu computador/notebook.
Acesse o endereço https://github.com/arendst/Tasmota/releases e baixe o release atualizado. No meu caso utilizei o tasmota-basic.bin, que hoje está na versão 7.1.2.

Atenção: NÃO use o binário pré-compilado tasmota-minimal, pois ele não permite alterar nenhuma configuração.

Com o arquivo baixado, vamos aplicar o flash. Na ferramenta tool_01DIY85 clique em Firmware flash.

Clique em Flash device list para selecionar o device, e em seguida importe o arquivo binário.
Após isso clique em OK.

Se seu progresso não sair do 0%, há algum problema com sua rede. Ou seu celular não está conectado na 4G ou você está utilizando o Windows com algum tipo de bloqueio.

Caso contrário, aguarde o progresso chegar em 100% e pronto. Seu Sonoff mini estará com o tasmota.
image

07 - Acessando o Sonoff Mini com Tasmota

Após aplicar o flash, irá aparecer uma nova rede chamada tasmota.
image

Conecte na rede e em seguida acesse o endereço IP 192.168.4.1 e configure seu Sonoff com tasmota.

USB/Serial Flash

Para finalizar, há opção de fazer via USB/Serial Flash também. Porém vai ser preciso soldar, pois não tem os “furinhos” como nos outros modelos.


image

É isso, espero que ajude. Parece simples, mas sempre pode ocorrer alguns problemas. Quanto mais informações pudermos compartilhar melhor.

Segue o endereço do tutorial original

Dispositivos compatíveis

Atualmente, os seguintes dispositivos suportam oficialmente o Sonoff DIY:

  • Sonoff Basic R3
  • Sonoff RF R3
  • Sonoff Mini

Observação: Após o flash aplicado você pode tirar o jumper, não irá influenciar. Se quiser deixar, também não tem problema.

11 curtidas

Tenho 3 sonoff mini para fazer aqui, já vou aproveitar o tutorial! Valeuuu!

Parabéns e obrigado por mais essa contribuição para a comunidade!

Eu gostaria de acrescentar, em especial para os que utilizam ESPHome, que a partir do passo 6 (Aplicar o flash) é possivel enviar o .bin gerado no seu painel do ESPHome do HA, segue abaixo um exemplo de como ficou minha configuração do Sonoff Mini.

esphome:
  name: sonoff_mini_luz_cozinha
  platform: ESP8266
  board: esp01_1m

wifi:
  ssid: "Sua Rede Wireless"
  password: "sua_senha"

# Enable logging
logger:

# Enable Home Assistant API
api:

ota:

status_led:
  pin:
    number: GPIO13
    inverted: False

binary_sensor:
  - platform: gpio
    id: button
    pin:
      number: GPIO0
      mode: INPUT_PULLUP
      inverted: True
    on_press:
      - light.toggle: light01
  - platform: gpio
    pin:
      number: GPIO4
      mode: INPUT_PULLUP
      inverted: True
    name: "Interruptor Cozinha"
    on_press:
      - light.toggle: light01
    on_release:
      - light.toggle: light01

output:
  - platform: gpio
    pin: GPIO12
    id: relay

light:
  - platform: binary
    name: "Luz Cozinha"
    id: light01
    output: relay

# Apos o flash, caso queira instalar o Tasmota descomente as linhas abaixo e acesse http://IP_SONOFF:80 para enviar o tasmota.bin
#web_server:
#  port: 80
3 curtidas

Show de bola Álvaro. É disso que precisamos, obrigado por compartilhar.

1 curtida

Boa tarde. Pergunta de leigo… Pq trocar o firmware do sonoff?

Vamos lá…

  1. Não quero ter vários APP no meu celular. Seja IHC, eWlink, Magic, Tuya etc. Não tenho nenhum desses app no meu celular, e comprei sonoff, broadlink etc.
  2. Velocidade. No caso do sonoff sempre que usar a versão original, vai precisar conectar nos servidores deles (que é lá da China) para poder realizar as ações. Com a troca do firmware você irá se conectar na rede local. Sem delay, sem problema de instabilidade etc. Pode as vezes não senti muita diferença, mas dizer que é a mesma velocidade, isso não é, ou seja, local é mais rápido.
  3. Se sua internet ficar offline, você ainda consegue se conectar via rede local para ligar, desligar o seu sonoff.
  4. Você pode incrementar mais funções como é o caso de interruptores.

Exemplos:

  • A) Interruptor touch sonoff. 1 clique executa uma ação, 2 cliques executa outra ação e 1 clique longo
    executa uma terceira ação. Com isso 1 interruptor 1 gang pode executar até 3 ações no mesmo botão.
  • B) Desligar a luz do led ou ligar só em determinadas ações.

Pode ter mais alguma coisa ae, mas basicamente é isso.

4 curtidas

Aconteceu algo em minha casa essa noite, que me deixou muito chateado com os sonoffs que tenho em casa. Eu estava instalando aos poucos pra com o tempo ter toda a casa ligada através dos sonoffs com tasmota, Mas essa noite a energia eletrica piscou várias vezes, (várias mesmo) daí todos os sonoffs (os basic e os mini) apagaram a configuração que eu tinha feito no tamota. Daí pra testar eu tirei e liguei um sonoff da tomada por várias vezes e realmente ele reseta as configurações. Você sabe como corrigir este problema? Pois isso inviabiliza qualquer projeto…

será que esse reset é algo programado no tasmota, ou é fisico do sonoff?

1 curtida

Sensacional o tópico. Fiz o flash aqui e funcionou certinho. Uma dúvida que fiquei é se após o flash poderia remover o jumper do sonoff. Removi e funcionou perfeitamente. Outro detalhe no item 6, não saia de 0% o flash. Abri o programa como administrador e aí fluiu corretamente.
Muito obrigado pelo tutorial!

Será que funciona também no Sonoff Pow R2 e no interruptor de parede T0/T3?

Se for possível, vou comprar tudo sonoff… Pois achei extremamente fácil esse tutorial para flash do Tasmota!

Por esse método não funciona no Pow, T0 e T3 senao me engano tb não

@ctm514 , blz?

Passei pelo mesmo problema em casa e fiquei com a mesma duvida, se isso era uma característica do Tasmota ou uma característica do hardware. Para nossa sorte é configuração no Tasmota.

Com dois Sets no console do Tasmota facilmente desabilitamos esse comportamento.
SetOption36 e SetOption65
Colocando o SetOption36 em 0 (zero) e o SetOption65 em 1 (um) desabilita este comportamento. Na documentação do Tasmota eles explicam que este recurso serve para fazer o reset e dispositivos que não tem um botão acessível para o reset, como por exemplo lampadas inteligentes.

A lição que eu aprendi disso é que é sempre bom fazer backup das configurações dos dispositivos inteligentes, eu não tinha backup e tive que reconfigurar uns 10 sonoff em casa, depois disso fiz backup para ter menos trabalho numa situação parecida.

2 curtidas

Adicionei no fim do tutorial os dispositivos compatíveis.

1 curtida

Excelente tutorial, mas não consegui aqui. Estou com um sonoff mini e deu tudo certo até o hora de escolher o arquivo, não abre o arquivo .BIN pq é maior que 508k. Como faço pra resolver isso? Obrigado.

Quando apliquei, o arquivo tinha 459 KB. Não tenho como testar agora se esse erro ocorre, mas no link que tem neste tutorial apresenta todas as versões do tasmota, você pode baixar a mesma versão 7.1.2 que testei quando criei esse tutorial e atualizar depois.

Abaixo segue o link da versão que testei quando criei o artigo.

vou testar, obrigado.

Douglas olá.
Sou novo nesse universo de firmwares alternativos e tenho uma questão.
Vc disse que o app original dos Sonoff’s é de um servidor chino, ate ai OK.
Quando diz que o tasmota utiliza servidor local, vc quer dizer LOCAL na mesma residencia ou no Oriente?
Caso seja Local Residencia, minha questão é como deixar rodando o server do Tasmota?
Estou estudando utilizar OpenHab com os dispositivos (ewlink, Tuya etc), e para isso terei que ter um server rodando OpenHab (Rasberry pi).
terei que flash todos eles com Tasmota para rodar no OpenHab?
Obrigado desde já.

Amigo artigo excelente. Comprei alguns e estava em dúvida se poderia fazer o flash do tasmota. Valeu!!!

Olá amigo! você tem o código para interruptor de pulso? grato

Local = residencia. Não tem sentindo ser local e ser no oriente, então não é local.
Ao colocar o tasmota, depois de configurado na sua rede wifi, vc pode acessar via browser (navegador) já expliquei isso em outro tutorial, e com isso vc não depende de nenhum outro servidor.

No meu caso, eu conecto tbm num Broker (mosquitto) do HA para comunicar via MQTT.

Estou pesquisando qual dispositivo comprar, vi os seus dois tutoriais do Sonoff Mini e da tomada smart.
Pelo anuncio da tomada smart ela consegue medir o consumo elétrico.
O sonoff mini também consegue medir o consumo elétrico?
Estava pensando no sonoff por ele poder ser instalado dentro da caixa 4x2.
Caso o sonoff não tenha essa capacidade de medir energia alguém já tentou desmontar a tomada smart para coloca-la dentro da caixa 4x2?