Sonoff Mini com firmware Tasmota + Sensor de temperatura DHT22

Olá!

Neste tutorial apresentarei como adicionar um sensor de temperatura DHT22 no Sonoff Mini com firmware Tasmota.

Primeiramente, é necessário a troca do firmware original. Veja o tutorial abaixo para mais informações:

O sensor que utilizei é semelhante ao da Figura 1 sem a placa de circuito impresso (lado esquerdo). Portanto, se o seu sensor for igual a esse, faz-se necessário a inclusão de um resistor (utilizei de 4k7 ohm) entre os pinos OUT e VCC.


Figura 1 - DHT22 (AM2302)

A Figura 2 mostra como foi inserido o resistor mencionado. Os cabinhos foram soldados nos pinos do sensor e utilizei espague termo retrátil para proteção.


Figura 2 - Resistor 4k7 ohm

Para identificação dos GPIOs (Entradas e Saídas) disponíveis na placa de circuito impresso do Sonoff Mini, utilizei a Figura 3 como referência, disponível no link: Sonoff Mini - Tasmota


Figura 3 - Pinout Sonoff Mini

Utilizei os contatos 5V, GPIO2 e GND-S1 (Figura 4) para soldar os cabos do sensor.
image

O resultado pode ser visto na Figura 5.

image
Figura 5 - Solda dos cabos do sensor na placa do Sonoff Mini

ATENÇÃO!!!
Não faça nenhum procedimento de desmontagem ou solda com o Sonoff Mini energizado. Lembre-se que na placa está exposta a tensão de 110 ou 220V. Tenha precaução sobre onde passar os cabinhos para eles não sofrerem pressão e terem a isolação prejudicada, e vir a proporcionar um curto circuito.

O template utilizado no Tasmota está disponível nesse link: Sonoff Mini R2 Switch Module MINIR2 Configuration for Tasmota. A Figura 6 apresenta como ficou a configuração do sensor DHT22 no tasmota e a Figura 7 mostra a leitura dos dados do sensor.


Figura 6 - Template Tasmota com DHT22 (AM2302 / AM2301)


Figura 7 - Leitura dos dados do sensor

Como a versão do Sonoff Mini utilizado não tem antena externa, utilizei o orifício que passaria a antena para passar os cabinhos do sensor, veja na Figura 8.


Figura 8 - Sonoff Mini + DHT22

O resultado final pode ser visto nas Figuras 9 e 10.


Figura 9 - Inserção do Sonoff Mini e DHT22 na caixa de passagem

image
Figura 10 - Resultado final Sonoff Mini com DHT22

Espero ter ajudado! No caso de dúvidas, podem me consultar aqui nos comentários ou no grupo do Telegram.

Abraços!

8 curtidas

Parabéns pela iniciativa, excelente tutorial! :clap: :clap: :clap:

1 curtida

Sensacional !!! Não só é prático, como tem atenção à estética do ambiente.

Isso atende ao “Fator Esposa” aqui de casa. Posso automatizar o que quiser, contanto que a estética seja do agrado de minha dona.

Na próxima compra vou encomendar outro Sonoff mini especialmente para isso. Ou, talvez, eu coloque o meu Frankstein dentro da caixa na parede :rofl:

4 curtidas

Muito bom meu caro! A ideia é essa mesmo! :rofl:

Qualquer coisa estamos aí!

Abraços

1 curtida