SmartIR - Controle totalmente seus controles remoto no Home Assistant!

O SmartIR é um componente customizado que pode ser instalado via HACS criado para integrar totalmente controles remotos. O componente separa em três categorias: players de media (televisão, aparelhos de som), controles de ventiladores e controles de ar condicionado.

O SmartIR tem suporte para os seguintes controles IR:

Broadlink
Xiaomi IR Remote
LOOK.in Remote
ESPHome User-defined service for remote transmitter
MQTT Publish service

Documentação oficial do componente:

Não tem o HACS instalado? Pode instalar por aqui:

No HACS vá em Integrações.

Clique no menu na direita a cima e vá em Custom repositories.

Coloque o link do github do Smart IR (https://github.com/smartHomeHub/SmartIR) em Add custom repository URL e em Category selecione Integration. Clique em ADD para adicionar.

Com ele instalado agora é só configurar corretamente os controles remotos!

Vou usar como exemplo a configuração usando dispositivos Broadlink pois é o que eu uso! Outros dispositivos a configuração está na documentação oficial.

Vá até o configuration.yaml e adicione:

Para Players de Media:

media_player:
  - platform: smartir
    name: Nome do Controle
    unique_id: id_do_controle_
    device_code: XXX
    controller_data: remote.nomedocontrole
    power_sensor: binary_sensor.tv_power

O nome do dispositivo você escolhe, o unique_id também! O device_code varia de controle para controle, na documentação oficial existem alguns já configurados e precisa verificar lá.

Clique aqui para verificar!

Caso não exista precisará criar manualmente, é só pegar os códigos com o Broadlink Manager e alterar no arquivo.
Em controller_data é preenchida a entidade do seu controle Broadlink.

Após configurado e com o Home Assistant reiniciado irá aparecer um arquivo .json com os códigos do device_code que preencheu na pasta media_player em seu config, seguindo o caminho “custom_components\smartir\codes\media_player” lá poderá verificar os códigos.

Usei o código 1060 para uma televisão da Samsung.

Agora consigo controlar totalmente a televisão! Sobre cartão da lovelace, não encontrei algum que fique legal com media_player, se alguém tiver sugestão agradeço!

Para Ar Condicionados:

climate:
    name: Nome do Ar Condicionado
    unique_id: ar_condicionado
    device_code: XXX
    temperature_sensor: sensor.temperatura
    humidity_sensor: sensor.umidade
    power_sensor: binary_sensor.ac_power

Para os ar condicionados a configuração é parecida mas podemos adicionar outras informações, caso tenha um sensor de temperatura e umidade poderá adicionar as informações deles junto e aparecerão nos cartões na lovelace. Verifique na documentação oficial se existe o código para seu modelo de ar condicionado.

O caminho para verificar os códigos é “custom_components\smartir\codes\climate”. Caso o seu ar condicionado não tenha poderá criar um novo, no meu caso eu criei.

Tenho dois ar condicionados da LG que são modelos mais antigos e usam o controle AKB74295303, então criei o device_code para ele, segue para download quem interessar.

Download: https://drive.google.com/file/d/1EtdxwTTkgA-69QRimImetaNM8YFq4j9x/view?usp=sharing

Existem hoje dois modelos que conheço de cartões para ar condicionados no Home Assistant, um deles é o cartão de Termostato do Home Assistant.

Outro que podem utilizar é o cartão Simple Termostat. Pode ser instalado pelo HACS na parte de Frontend.

Para Ventiladores:

fan:
    name: Ventilador
    unique_id: meu_ventilador
    device_code: 1000
    power_sensor: binary_sensor.fan_power

Para ventiladores é igual a configuração, em name e unique_id você escolhe como preencher. Em device_code coloque o código do seu ventilador e em controller_data preencha com seu dispositivo Broadlink. Verifique se já existe o código para seu ventilador.

O caminho para achar seus códigos é “custom_components\smartir\codes\fan”.

No meu caso não existia o código do meu ventilador de teto, então tive novamente que criar.
Uso um ventilador de teto de marca HunterFan. Segue o link de download a quem interessar.

13

Download: https://drive.google.com/file/d/1LVgogNBf0cskZKZZq-nE3bn1Sp-nXUz-/view?usp=sharing

Sobre o cartão para a Lovelace, no HACS existe um cartão Fan Control Entity Row.
Para configura-lo coloque em adicionar cartão de forma Manual e preencha com o código abaixo.

entities:
  - entity: fan.lroom_fan
    name: Living Room
    type: 'custom:custom-fan-card'
title: Fans
type: entities

É isso, um abraço!

5 Likes

Olá, acredito ter conseguido fazer a integração, pois consigo ligar e desligar a tv via Home Assistant, porem, só aparece esse comando para mim, quando seleciono o card “MEDIA” para inserir, aparece apensa a opção on/off. como faço para inserir todos aqueles comandos da lista?
Abraço.

image

1 Like

Olá, usa o card “entidades”, deve aparecer!

Eitah, resposta rapida, hehehe.
Mesmo assim, só aparece estes,
image

O nome é controle quarto, não tv… deve estar como media_player.controle_quarto verifica!

Sim, este “media_player.controle_quarto” foi o que eu inseri e mandei na primeira imagem. Devo estar fazendo algo errado na configuração, vou revisar tudo.

É só colocar ele no card “entidades”

Refiz todos os passos e meus dispositivos continuam como “indisponível”
Como posso resolver isso? alguma pista?

A pasta “codes” no custom_components não aparece. Envio comando “SmartIR: update_component” na ferramentas do desenvolvedor e ele reconhece.

Para fazer a leitura dos comandos do controle do ar condicionado precisa primeiro ligar o controle configurar temperadora modo e velocidade da ventilação, desligar e dai ler o comando com o apertar do botão ligar?

Alguém sabe como faz para clonar os comandos do controle do ar condicionado, já abri um arquivo daqueles de comandos de controle de ar mas não entendi como faço para gerar o código por exemplo para 18 graus, mid, frio e assim por diante.

Estou exatamente com o mesmo problema. Fiz toda a configuração corretamente, o arquivo .JS aparece com todos os botões da minha TV LG, porém no Lovelace o único card disponível é o de mídia, apenas com botão liga/desliga.

Você conseguiu resolver, @Paulo_Aragao?

Não consegui. desisti e criei inputs no Node Red, assim criei um controle com as funções que utilizo. feio, mas funcional, hehehehe

Boa! Conseguiria me guiar sobre os passos principais? Sabe se tem algum artigo ou material online que ensina como fazer? Obrigado!

Felipe, não sei se usei a tecnica mais correta, com certeza se tiver forma mais simples, o povo aqui vai ajudar. Segue o fluxo que usei.

Detalhe da configuração de cada um:

O node “Function”, envia para o Broadlink o código especifico da função que voce quer executar na TV, no exemplo, Volume +

Node de configuração do Broadlink
image

Node “template”. (não sei qual a função dele, mas ta ai, hehehe)
image

Confesso pra voce que eu vou na tentativa e erro, olhando e copiando o que aparece pela net, se tivesse que fazer do zero e sozinho, não sairia nada.

Espero que isso ajude,

Abraço.

Por favor pessoal poderia me ajudar a encontrar um codigo para meu ar condicionado! Tenho o agratto so q na documentação do smartir nao achei pelo nome! Obrigado!

E nao tem código em lugar nenhum! :slightly_frowning_face:

Copia o código usando o broadlink manager ou pelo Home Assistant e coloca dentro de um arquivo do SmartIR de ar condicionado… eu mostro isso no tutorial do SmartIR, é só seguir!

“O caminho para verificar os códigos é “custom_components\smartir\codes\climate”. Caso o seu ar condicionado não tenha poderá criar um novo, no meu caso eu criei.”

Obrigado Leandro! Valeu!

1 Like

Onde encontro seu tutorial explicando como criar esse controle? Obrigado

É nesse aqui mesmo, leia o tutorial acima! :point_up_2: