Smart Plug Tuya -> Automação se algo estiver ligado (leitura consumo W)

Opa galera! Inicialmente peço desculpas, estou me aventurando pelo home assistant e tá um pouco complicado esse começo. Aprendendo as coisas na base do erro por enquanto hahaha

Bom, eu estou com esse problema que já tentei resolver de muitas formas e não consigo resolver de jeito nenhum. Eu tenho 2 smart plugs, um é da Kabum! e outro é da Avatto (chinesa). Em um deles está ligada minha tv e meu projeto era que o Smart Plug detectasse que a tv está ligada através do consumo em W ou mA e usasse isso para ligar algumas coisas e desligar outras, preferencialmente pelo node Red.

Os dois plugs estão conectados no app “Tuya” do celular e dentro do home assistant eu uso o “Local Tuya”, consigo cadastrar eles normalmente com as Local Key e também consigo além de cadastrar como “switch” cadastrar também como “sensor”. Dessa forma fica consigo criar alguns “sensor” que ficam mostrando W ou mA, igual no app.

Tudo estaria tranquilo para usar no Node-Red e fazer automação, porém notei que a indicação de “W” e de “mA” só é atualizada no HA se eu estiver com o app no aplicativo aberto e estiver visualizando dentro do app os “W”, “mA”, etc… Do contrário dentro do HA não importa o que eu faça não atualiza a informação.

Depois disso fiz um teste também sem utilizar o HA, fiz uma automação dentro do app Tuya do celular para quando estivesse acima de um número determinado de “W” ele ligasse uma luz. Tudo pelo app sem envolver o home assistant. Notei o mesmo problema, a automação do app só funcionava se eu estivesse com a tela que mostra essas informações abertas.

Conclusão que eu cheguei: O app tuya só “olha” os dados elétricos se estiver aberto e dentro da página que mostra ele. O Home Assistant só é informado quando isso acontece da mesma forma. (essa conclusão é de alguém muito leigo)

Tentei algumas outras soluções, usar o Tuya normal no HA, configurar os sensores de outras maneiras e nada… sempre a mesma situação, só atualiza os dados com o app aberto dentro da elétrica. Também tentei instalar aquelas outras funções do Node-Red (que instala em Manage Pallete) e não tive sucesso em extrair os dados com o app fechado, com o app aberto qualquer sensor funciona normalmente.

Enfim, escrevo isso pq tá muito difícil mesmo, não sei se a única saída é instalar outro firmware no plug. Isso eu ainda não aprendi e preferia não fazer pq sou muito novato, mas se for a única forma, bora.

Peço desculpas pelo post longo, mas queria cobrir todas as eventuais perguntas que pude pensar.
Agradeço a comunidade e as respostas :slight_smile:

Estou com o mesmo problema. Conseguiu resolver isso? Alguém tem alguma dica?