Hub IR Tuya / Smart Life - Universal Remote Control - Integrar com tasmota!

Acredito que sim, Trabalho manual. Solda e habilidade. Ele utiliza Smart Life, será que o Tuya-Convert funcionaria? Acredito que vale o esforço para tentar, o máximo é não da certo.

2 curtidas

@douglas, vou tentar. Boa dica (como sempre). Assim que tiver resultados, posto aqui. :blush:

1 curtida

Já alguém conseguiu integrar no HA?

1 curtida

Acho que terá que aplicar o tasmota dessa forma. Como comentei acima pode ser que com o Tuya-Convert, mas parece que para dispositivos de Infra Vermelho ainda não funciona, não tenho certeza.

Achei esse site em Alemão que o cara aplicou.

Da para traduzir no google.

Tradução:

Primeiro abra a carcaça levantando a parte inferior com uma chave de fenda plana. Você verá imediatamente as placas de solda rotuladas na placa de circuito. Ignore o par de contatos RX e TX entre o capacitor e o anel do LED.

Conecte 3V3 e GND de acordo com a tensão e o terra de 3,3 volts. Você deve conectar as linhas de dados TX e RX em cruz com os pinos correspondentes no programador. Para alternar o ESP para o modo de programação, construa uma ponte entre IO0 e terra. A maneira mais fácil é com um jacaré. Depois de piscar, a ponte deve desaparecer novamente porque o ESP não inicia com ela.

2 curtidas

Boa noite, eu conseguir gravar o firmware tasmota-ir.bin. Para entrar em modo blink liguei o I00 junto ao GND. Consegui gravar e integrar ao Home Assistant, o problema é que não consigo usar o SmartIR com MQTT, no log do HA fica dizendo que o comando Broadlink não funciona. Não sei configurar o JSON para usar o MQTT da minha TV Samsung e o AR Condicionado Springer.

Segue as telas do meu procedimento.



1 curtida

Continuando…

O meu dispositivo é um Tuya Zemismart Universal Remote que possui o mesmo chipset do S06.



1 curtida


Tenho Sonoff rf bridge com tasmota também. No console você capta os códigos dos dispositivos que ele detecta. quando por exemplo aciona um botão de um interruptor de RF.

O JSON não é complexo.

Exemplo, tem um botão que quando clica eu identifico da seguinte forma:

- platform: mqtt
  name: "Campainha"
  state_topic: 'tele/sonoffrfbridge/RESULT'
  value_template: >-
    {% if value_json.RfReceived.Data == '2BA388' %}
      {{'ON'}}
    {% else %}
      {{states('binary_sensor.campainha') | upper}}
    {% endif %}
  off_delay: 1

Tem outro exemplo neste tópico.

2 curtidas

Obrigado Douglas, vou tentar. Fiquei frustado depois de ir tão longe.

Só para completar, usei o tuya-convert também, troquei o firmware na pasta para o tasmota-ir.bin e ao final o mesmo informou que gravou com sucesso. Como foi minha primeira troca de firmware achei que não tinha funcionado, depois fiz soldando as barras. Mas também não havia funcionado. Depois pecebi que pulei uma etapa do processo, que era conectar no wi-fi do Tasmota. Ficou a lição aprendida, estou esperando chegar minhas lâmpadas da Lonsonho para colocar Tasmota também. Abraço a todos.

Muito obrigado Douglas, fiz como você falou e visualizei no console do tasmota o código para cada ação do controle da minha televisão, o mais legal é que ele também exibe que o dispositivo é samsung, vou tentar com o controle do ar-condicionado. Estou vendo a sua postagem para por em prática aqui.

1 curtida

Pessoal, eu comprei um controle IR tuya da Blitzwolf e gostaria de saber se tem como integrar no HA sem precisar colocar tasmota nele

Nâo entendi como faria para integrar ele ao HA eu nâo uso auto discovery;; vc poderia me dizer Douglas

1 curtida

Conseguiu configurar o ar-condicionado? Eu estou tentando fazer algo parecido com o broadlink usando o card de termostato e tal, mas não ta rolando. Diferentemente da TV, o IR pega um código para cada combinação de ação do ar. Tipo, 17º no modo X, velocidade Y. Seriam muitas combinações

Se o seu modelo não constar na base do SmartIR por ex, o procedimento é esse mesmo, muitas combinações.

Boa noite pessoal, estou tentando controlar o climatizador, televisão e som aqui da sala. Comprei um bridge desses aqui!

Smart IR

Consegui colocar o Firmware Tasmota-ircustom.bin, rodou tudo certinho, inclui um sensor AM2301(DHT22).


Até ai tudo certo, porém ao integrar com o Smart IR lá no home assistant. Consigo conectar ao servidor MQTT, mandar os dados do sensor e tudo, mas não consigo usar as funções do IR. já configurei os arquivos da biblioteca, porém não manda sinal de IR nenhum.

Segue foto do arquivo de configuração:

tela do config
Desde já agradeço

Eu fiz um projeto de controle IR com esp8266 ficou bem legal eu usei o Blynk para comandar, e o IFTTT para integrar com a Alexa funcionou tudo certinho, agora vou tentar fazer com o Tasmota.
VC pode verificar algumas coisas;
Se a saída gpo esta correta
Se os códigos Nec estão corretos
Vc pode fazer um teste bem simples com câmera do celular verificar se os leds IR estão piscando.

Conseguiu resolver? Estou querendo converter um smart ir tbm.