Smart Life S06 - IR Universal Remote Control - como integrar?

Pessoal, acabei de receber um bridge IR da Smart Life. O modelo é S06 (igual ao desse link). Ele está indo ok no app android da Smart Life, mas estou penando para encontrar como integrá-lo no HA.

O Broadlink RM Mini 3 está funcionando ok. Acreditei (inexperiência) que seria similar o modo de integração.

Alguém sabe como fazer essa integração?

:pensive:

Não conheço, mas tentarei integrar usando IFTTT

1 Like

O modelo parece ser esse:

Se for joga tasmota e ta em casa.

1 Like

@douglas, tu és o cara! É exatamente esse! Aqui está ele aberto:

O Part Number é o mesmo (TYWE3S).

Agora preciso descobrir como que se tasmoteia esse equipo… Alguém sabe onde descubro?

Trabalho manual. Solda e habilidade, como aqui:

Correto?

Acredito que sim, Trabalho manual. Solda e habilidade. Ele utiliza Smart Life, será que o Tuya-Convert funcionaria? Acredito que vale o esforço para tentar, o máximo é não da certo.

1 Like

@douglas, vou tentar. Boa dica (como sempre). Assim que tiver resultados, posto aqui. :blush:

Já alguém conseguiu integrar no HA?

Acho que terá que aplicar o tasmota dessa forma. Como comentei acima pode ser que com o Tuya-Convert, mas parece que para dispositivos de Infra Vermelho ainda não funciona, não tenho certeza.

Achei esse site em Alemão que o cara aplicou.

Da para traduzir no google.

Tradução:

Primeiro abra a carcaça levantando a parte inferior com uma chave de fenda plana. Você verá imediatamente as placas de solda rotuladas na placa de circuito. Ignore o par de contatos RX e TX entre o capacitor e o anel do LED.

Conecte 3V3 e GND de acordo com a tensão e o terra de 3,3 volts. Você deve conectar as linhas de dados TX e RX em cruz com os pinos correspondentes no programador. Para alternar o ESP para o modo de programação, construa uma ponte entre IO0 e terra. A maneira mais fácil é com um jacaré. Depois de piscar, a ponte deve desaparecer novamente porque o ESP não inicia com ela.

Boa noite, eu conseguir gravar o firmware tasmota-ir.bin. Para entrar em modo blink liguei o I00 junto ao GND. Consegui gravar e integrar ao Home Assistant, o problema é que não consigo usar o SmartIR com MQTT, no log do HA fica dizendo que o comando Broadlink não funciona. Não sei configurar o JSON para usar o MQTT da minha TV Samsung e o AR Condicionado Springer.

Segue as telas do meu procedimento.



Continuando…

O meu dispositivo é um Tuya Zemismart Universal Remote que possui o mesmo chipset do S06.




Tenho Sonoff rf bridge com tasmota também. No console você capta os códigos dos dispositivos que ele detecta. quando por exemplo aciona um botão de um interruptor de RF.

O JSON não é complexo.

Exemplo, tem um botão que quando clica eu identifico da seguinte forma:

- platform: mqtt
  name: "Campainha"
  state_topic: 'tele/sonoffrfbridge/RESULT'
  value_template: >-
    {% if value_json.RfReceived.Data == '2BA388' %}
      {{'ON'}}
    {% else %}
      {{states('binary_sensor.campainha') | upper}}
    {% endif %}
  off_delay: 1

Tem outro exemplo neste tópico.

Obrigado Douglas, vou tentar. Fiquei frustado depois de ir tão longe.

Só para completar, usei o tuya-convert também, troquei o firmware na pasta para o tasmota-ir.bin e ao final o mesmo informou que gravou com sucesso. Como foi minha primeira troca de firmware achei que não tinha funcionado, depois fiz soldando as barras. Mas também não havia funcionado. Depois pecebi que pulei uma etapa do processo, que era conectar no wi-fi do Tasmota. Ficou a lição aprendida, estou esperando chegar minhas lâmpadas da Lonsonho para colocar Tasmota também. Abraço a todos.

Muito obrigado Douglas, fiz como você falou e visualizei no console do tasmota o código para cada ação do controle da minha televisão, o mais legal é que ele também exibe que o dispositivo é samsung, vou tentar com o controle do ar-condicionado. Estou vendo a sua postagem para por em prática aqui.

1 Like

Pessoal, eu comprei um controle IR tuya da Blitzwolf e gostaria de saber se tem como integrar no HA sem precisar colocar tasmota nele