Sensor fake mqtt com payload diferente de on / off

Bom dia Pessoal,

Eu possuo um fluxo do node-red que é disparado pela identificação de choro da Alexa, esse fluxo envolve um sensor fake que eu fiz no node que me diz se meu filho está na soneca de tarde ou no sono noturno e a depender da resposta o fluxo segue um caminho diferente.

Minha questão agora é como integrar os tópicos e payloads como sensores no HA, visto que o sensor tem 3 possibilidade de payload - snc / ntrn / acordou.

Eu consegui criar o sensor mas o HA não reconhece o estado , como seria possível fazer isso ? Conseguir reconhecer ao menos ntrn e snc e deixar o acordou como “desconhecido” já é uma mão na roda !

E outra dúvida, eu já tenho um sensor binário criado vinculado a minha campaínha, um sonoff mini tasmotizado, esse sonoff está programado para desacoplar o relê em horário programados e quando eu ativo ou desativo através de msg mqtt e este é o yaml:

binary_sensor:
platform: mqtt
name: "campainha_Sensor"
state_topic: "stat/campainha/RESULT"
value_template: "{{ value_json.SetOption114 }}"
json_attributes_topic: "tele/sonoff/sensor"
json_attributes_template: "{{ value_json.SetOption114 | tojson }}"
qos: 0
device_class: sound

O meu problema aqui é que eu precisaria inverter as posições on e off, visto que com o SO114 ligado o som da campainha está desligado, e vice-versa.

Agradeço desde já !