Sensor de Chuva

Olá @CLyra.

Essa sua ideia parece melhor que a minha. Mas no meu caso utilizei uma entidade criada no Node Red.

O chuva por hora foi exatamente isso, criei um que ao invés de zerar por dia zera por hora.

Chegou a implementar essa entidade que mandou como exemplo?

Você tem um pluviômetro tradicional? Eu aqui comparando com os on line por vezes fica igual outras um pouco diferentes, mas isso também é por que a estação que faz a medição esta a uns Km de distancia e já vi aqui esta chovendo e um amigo que mora lá diz que lá esta um “lindo dia de sol” :stuck_out_tongue:

Oi,

Sim, eu implementei e funciona mas ainda não é a ideal. O problema é que quando vc reinicia o HA, ele diz que tá chovendo :slight_smile: já que o estado vai de “unknow” para “alguma coisa”. Ainda não tive tempo de pesquisar, mas o template deveria ser algo como "tempo da ultima vez que o sensor estava “on” > 10 minutos. Assim que descobrir eu posto aqui.

Eu comprei um pluviometro de 20 pila no mercado livre e “anexei” ele do lado do meu sensor:

.

A impressão inicial é que quando choveu pouco o resultado foi mais peciso e quando choveu muito o pluviometro marcou muito mais (tipo 50mm vs 34mm). Isso me levou a desconfiar que o sensor possa estar perdendo alguns “pulsos”, mas não consegui confirmar ainda. Ou pode ser que aquele valor de 0.3mm por pulso esteja errado mesmo.

O dificil é que tá chovendo bem pouco na região (Curitiba), daí demora um tempão entre as oportunidades de testar :-(.

Amigo, quando ao problema de avisar que está chovendo quando reinicia, eu tenho isso com alguns sensores.

Criei um input boolean chamado (Ha Iniciado), esse boolen sempre inicia desligado. Ai tenho uma automação no yaml que depois de 2min de HA ligado, liga esse boolean.

Meu node passar por esse verificador. O sinal só continua se ele for on. Ai esse sinal inicial não passa e não recebo o aviso. Se não estiver entendido me fala que explico melhor.

Quanto a imprecisão de leituras do seu pluviômetro, eles ficarem próximo a janela, pode interferir na leitura em chuvas de vento (laterais). Se puder tente instalar ele lá naquele muro da frente.

Oi @ARafael . Sim… ele ficar proximo da janela é um problema, mas não tanto, porque o pluviometro analogico tb fica então a quantidade de chuva que chega neles é a mesma. Eu não tô preocupado em ter uma medida super precisa, mas ela precisa ser consistente. Ontem eu fiz umas modificações e coloquei a quantidade chuva por pulso em um input_number pra facilitar os ajustes. Vamos ver…

@CLyra , sou iniciante no Home Assistant e estou muito impressionado, preciso muito fazer um sensor de chuva e vou também seguir este post. Mas não consegui ainda implementar o card, estou usando o lovelace mas não sei qual card usar para inserir o código ou se é direto no lovelace

sensor:

  • platform: history_stats
    name: Raingauge tips
    entity_id: binary_sensor.raingauge_on_off
    state: ‘off’
    type: count
    start: ‘{{ now().replace(hour=0, minute=0, second=0) }}’
    end: ‘{{ now() }}’

Você poderia me ajudar?

O que vc postou é a configuração do sensor. Isso vai na configuração do HA e não da interface. Depois que vc fizer isso, vc pode adicionar no lovelace um entity card e acrescentar o sensor. Guenta ai que em algum momento eu posto a configuração completa.

Alguém já consegui colocar no ESP32 home?

Uma dica pra quem usa o sensor do primeiro post.
Não deixem o sensor ligado direto. Se ficar ligado direto em tempo de chuva vai durar uns 4 meses e começar a ter problema de leitura, pois causa eletrólise.

O meu sensor atualiza se não me engano a cada 5 segundos, porém só fica energizado por alguns milissegundos para fazer a leitura

1 curtida

e pra quem vai fazer com sensor de portas e janelas?

@Walber como vc faz para deixar o sensor energizado apenas por alguns milissegundos? poderia mostrar o seu como exemplo?

Leandro,
uso em um ESP32 e um modulo de chuva igual ao do primeiro post.
Vou postar a parte referente ao sensor usando o ESPhome,
mas se precisar posto o código antigo para Arduino ide.
Ligação ESP32
Sensor de Chuva (GND) = ESP32(GND)
Sensor de Chuva (VCC) = GPIO 26 (3,3v)
Sensor de Chuva (A0) = GPIO 34

sensor:

  - platform: adc
    pin: 34
    name: "Sensor de Chuva"
    icon: "mdi:weather-pouring"
    id: cover_sensor_chuva
    update_interval: never
    attenuation: 11db
output:
  - platform: gpio
    pin: 26
    id: power_chuva
interval:
  - interval: 5s
    then:
      - output.turn_on: power_chuva
      - delay: 50ms
      - component.update: cover_sensor_chuva
      - delay: 10ms
      - output.turn_off: power_chuva

Pode testar com mais ou menos delay, aqui pra mim foi suficiente.
E o delay após a leitura não sei se realmente é necessário, mas uso ele de qualquer forma.

1 curtida

Amigo, obrigado por compartilhar seu código funcionou legal para mim. Só estou e dúvida sobre o modo como apareceu a informação do sensor. Você sabe como usá-la? Tipo, em uma automação que mede a intensidade da chuva. Obrigado novamente.
image

No meu caso só uso para saber se esta chovendo ou não.
Se estiver chovendo ele fecha a cobertura e quando para de chover espera 15 minutos para secar e abre a cobertura.
E o meu sensor fica inclinado para a agua escorrer mais rápido, pois se após chover o tempo estiver frio e continuar nublado fica uma eternidade para secar, rsrsrs.

Usando o esphome acredito que vc terá que aplicar algum filtro nas leituras, olha as leituras sem filtro de ontem pra hoje.

Talvez esse filtro ajude: Sensor Component — ESPHome

Se fosse pra fazer um sensor de intensidade de chuva do zero eu acho que usaria o sensor de nível de agua e verificaria o quanto o nível subiu em x minutos.

1 curtida

Muito interessante. Então sua automação é baseada em quando está menos de 3.90V = está chovendo? Obrigado pela indicação heh
Não sei nada desses filtros aí, mas vou dar uma olhada. Vou deixar inclinado também, topper!
Só mais uma coisa, não tem problema molhar aqueles 2 pinos q ficam atrás da plaquinha q mede se chove ou não? tava penando em pôr fita isolante kkk

Isso, 3,9 está seco e qualquer coisa abaixo disso considero que está chovendo.

O meu eu não isolei, mas não deixe os pinos encostado onde acumula água, se não o sensor vai ler como se estivesse mergulhado. Se usar a placa inclinada dificilmente vc terá esse problema.
Mas caso queira isolar, usa cola quente ou algum tipo de silicone.

1 curtida

Excelente. Obrigado pelas dicas, Walber, ajudou muito. Sucesso! :call_me_hand:

@fab_hass para você obter a intensidade da chuva, terá que ter um Pluviômetro.
O pluviômetro te informará a quantidade de chuva que o sensor registrou, e multiplicando esse valor por minuto ou hora, você chegará a intensidade de chuva.

Nesse link você pode verificar como calcula a precipitação.

1 curtida

Bem maneira essa ideia. Obrigado pela ajuda, amigo Leandro!