Sensor de Chuva

Boa Noite, como coloco esse codigo no meu HA sem alterar o que eu ja tenho nele?

Amigos,

estou tentando construir o meu sensor de chuva aqui, seguindo o exemplo do tópico. Mas estou encontrando dificuldade para receber a mudança de status no home assistant. Quando molho o sensor, a luz verde acende, mas no home assistant não muda o status.

Acredito que tenha a ver com a configuração do Tasmota, pois diferente da imagem do tópico, não encontro as mesmas opções “Relay1 (21)” e “Switch1 (9)”. As configurações do meu tasmota aparecem da seguinte forma:

a opção dos números é de 1 a 8 apenas.

Alguém poderia me ajudar, por favor?

Obrigado.

andei fazendo uns testes aqui e to convergindo para esse valor tb… a principio parecia que 0,36300 era o valor, mas numa medida seguinte parecia que ainda era um pouco mais. A lei de murphy diz que quando vc quer fazer essas aferições, para de chover.

Você consegue saber em tempo real se esta a chover ou não? Têm um codigo no HomeAssistant para isso?

Pode partilhar o flow?

Mais ou menos… não é muito preciso mas dá para saber. A ideia é simples: se o sensor foi atualizado a menos de 10 minutos, então está chovendo :-). Se o sensor tá parado a mais de 10 minutos então parou de chover. Segue o código:

binary_sensor:
  - platform: template
    sensors:
       rainfall_now:
          friendly_name: Chuva Agora
          value_template: >-
            {{ states.binary_sensor.door_window_sensor_158d00019e03db.last_changed > now() - timedelta( minutes=10 )  }}

Amigo, poderia dizer onde colocou esse parâmetro? Estou tendo o mesmo problema. Desde já obrigado

O comando e colocado na “console”

Eu criei um sensor bem mais simples.
Usei um SONOFF Mini

e um somente a placa do sensor de chuva

Os fios da placa ligados no S1 e S2.
Então quando chove ele aciona como um interruptor.

O problema é que eu não consigo colocar ele como sensor. Justamente por ser um mini, ele é tratado como um interruptor.

Até tentei criar algum sensor, mais não manjo de programação.

Se alguém puder me ajudar com isso. Agradeço.

1 curtida

Já usei essa placa, e não é funcional, degrada em pouco tempo.
Neste momento tenho o sensor a trabalhar, e consigo saber se chove pouco, médio ou muito, em tempo real.

Tenho um delay de 1 minuto

Amigo… quais integrações você instalou para poder rodar essa automação que toca um mp3 pela URL?
Tentei aqui e minha alexa fala uma mensagem em inglês dizendo que devo usar o serviço “notify”.

Segue meu projeto, simples mas funciona muito!






Fala @cristianbatist, ficou muito legal e muito parecido com o meu. A diferença é que eu usava um sonoff mini, porém o sensor era exatamente o mesmo.
E é justamente por este motivo que vou te adiantar o problema que tive com este sensor, e que eu já tinha sido advertido aqui pelo usuário @max-men.

No início ele me foi muito funcional e preciso.
Depois de pouco tempo já percebi uma grande redução em sua acuracidade. E então com aproximadamente 45/50 dias completamente exposto ao tempo, ele morreu.
O sensor estava completamente corroído.
Então, me dispus a pausar este projeto até buscar uma opção não só mais durável, como também mais estável em seus resultados. Confesso que hoje ainda estou sem este sensor, más apenas por ter priorizado outros projetos a frente deste.

Contudo, espero que vc tenha mais sorte com o seu. :wink:

2 curtidas

Esse tipo de placa não pode ficar ligada o tempo todo.
O ideal é usar 2 gpio, uma pra ligar a energia do sensor e outra pra fazer a leitura.

Usa este sensor, funciona bem

Obrigado, vou partir para este. :grinning:

Muito obrigado pela dica, quando peguei o sensor, também achei ele muito sensível e frágil, já vou pensando em uma alternativa para o futuro então, quando tiver atualizo aqui.
Abraço

Esse sensor ai de baixo consegue detectar chuva???
Tenho um aqui parado

Nunca usei dele.

Ele é sensor de nível então o desenho dele não ajuda muito.

Mas acredito que funcione se vc colocar ele na horizontal e um pouco inclinado para que a água escorra no sentido da seta.

images

E vai ter que isolar os componentes tbm

Hum…

Isso me deu uma idéia de automação bastante interessante e que ajudaria a cuidar das plantas aqui de casa com muito menos trabalho e aproveitando tanto a água da chuva quanto o consumo consciente (não regar demais todos os dias).

Basicamente o que pensei foi em aproveitar a parte do sensor de chuva e o NodeMCU para monitorar se tem água no reservatório de captação de chuva para, a partir dai, seguir para a “rega” das plantas, utilizando um bomba d’água (dessas de aquário mesmo), uma placa solar (30W 12V) con controladora e baterias de LiPo (tenho algumas velhas aqui qua ainda pegam carga, mas não dá para usar mais no Airsoft).

E como funcionaria:

  1. Placa de energia solar gera energia para alimentar todo o sistema;
  2. Controladora distribui energia solar para bateria e NodeMCU;
  3. NodeMCU faz a checagem de:
    A. Se tem água acumulada;
    B. Tendo água, ligar a bomba;

A controladora da placa solar serviria para converter a energia e fazer a ponte entre a energia gerada e o uso da bateria, para quando não houver mais luz.

E ai, o que acham da idéia e - o mais importante - teriam como me ajudar?

Forte abraço