[semi-tutorial AVANÇADO] Integrando interfone no HA

Pessoal, finalmente CONSEGUI uma versão “estável” e não tão complicada de integrar interfones ao HA.

(tá, é bastante complicada, envolve a configuração de uma “central de telefonia”, mas garanto, não é um bicho de 21 cabeças, só tem 7… rsrsrsrsr).

Antes de ir para as explicações DE FATO, precisamos esclarecer algumas coisas:

1. Integrar um interfone é algo COMPLEXO até pra quem já é bastante experiente, portanto, só faça isso se vc realmente TIVER CIÊNCIA / experiência.
  2. Não é QUALQUER INTERFONE que dá pra integrar, na verdade, por regra “geral”, só interfones compatíveis com telefonia/PABX e telefones SIP funcionam com esse método, se vcs querem saber se o de vcs funciona, aconselho a vcs tirarem uma foto, anotarem o modelo, e perguntar para um profissional local se o de vcs funciona com PABX.
  3. Todos os “componentes” que vou listar aqui SÃO NECESSÁRIOS, ou seja, NÃO VAI FUNCIONAR SEM UM DELES.
  4. Lembre-se de SÓ ABRIR A PORTA QUE É NECESSÁRIA para a internet.

Bom, vamos lá, vou começar listando os componentes usados:

1. uma instância do HA com acesso externo via IP VÁLIDO (não funciona bem com NABU CASA), aqui eu fiz com o acesso do DUCK DNS.
  2. uma instância de IPBX baseada em asterisk (pode ser uma máquina virtual, uma instância docker, um raspberry pi (antigo - eu uso um RPI 2) rodando o RASPBX com suporte aa WEBRTC / WEBSOCKETS(WSS) ATIVO.
  3. Um interfone compatível com padrão PABX + um ATA (eu uso o Grandstream HT-802, mas qualquer ATA que suporte autenticar um ramal pjsip funciona ou um interfone SIP.

com essas coisas em mãos, vamos á “montagem” das coisas em ordem:
Comece pelo asterisk, aqui eu vou explicar como vc deve fazer com o RPI.

1. instale a imagem do RASPBX no rpi (esse aqui.)

2. Com o RASPBX instalado e funcional, vc precisará instalar alguns módulos pra poder fazer funcionar o WEBRTC (novamente, tem tutoriais demais sobre isso) e configurar o WSS em um dos RAMAIS. (um ponto de partida é esse aqui)

• aqui, você vai precisar configurar certificado no raspbx, dá pra copiar o certificado do HA, e tb vai precisar redirecionar a porta WSS do seu pbx pra internet (DIRECIONE SÓ ESSA PORTA, não direcione MAIS NENHUMA PORTA DO SEU PABX PRA INTERNET)
  3. Configurar pelo menos 2 ramais, um pro seu interfone, e outro pro HA, eu recomendo criar 3 ou mais ramais e um “ring group”, que será para “distribuir o sinal” da chamada vinda do seu interfone.

4. Com os ramais configurados e funcionando, vc precisará fazer seu HA funcionar como um ramal, SIGA ESSES PASSOS AQUI:

• instale esse componente via HACS: Componente HACS
    • Crie o card seguindo o modelo descrito no repositório (na seção “card code”)
  5. Em caso de erros, revise toda a configuração, e estude o que cada “componente” faz.
    Bom, acho que é isso, se tiverem mais dúvidas, perguntem aqui…
    ah, segue abaixo, um video do interfone funcionando:
    Video no youtube

5 Likes