Roteador Asus + HA (asuswrt)

Vou aqui mostrar como integrei o roteador asus Asus RT-AC87U.

Segui grande parte esse tutorial.

Entre no router, vai em administration-> system -> service. Ative o SSH, coloque uma porta aleatória por segurança, coloquei 1025, desative permitir login por senha. Coloque o SSH publico em chaves autorizadas.

Para gerar uma chave pública faça o download o Putty. Instale e abra o PuttyGen. Clique em Generate, movimente o mouse aleatoriamente e copie a chave publica que aparece na primeira caixa.

Vá em no menu Conversions->Export OpenSSH Key, clique em sim na caixa de aviso e salve na pasta do HA. Eu uso o samba para acessar as pastas. Ainda criei uma chama ssl só para colocar essas chaves.

Em configuration.yaml coloquei o seguinte código:

asuswrt:
host: 192.168.1.1
username: !secret asuswrt_login
port: 1025
ssh_key: /ssl/ssh_asus_private_key
sensors:
- devices
- upload
- download
- upload_speed
- download_speed

Nos testes acabei mudando a permissão do arquivo SSH. Não sei se isso influenciou. Instalei pelo Hass o add-on Terminal & SSH. Gerei outra public key e coloquei nas configurações desse add-on. Depois salvei private key da forma normal. Ainda coloquei a porta em 1026.

Entrei o PUTTY, coloquei o ip do HA, coloquei a porta, coloquei a segunda private key gerada anteriormente e mandei conectar. O usuário é root. Depois entre na pasta que está a sua SSH do router e execute esse comando:

chmod 600 /config/ssh/ssh_asus_private_key

Você pode tentar conectar no router pelo PUTTY para testar antes de ficar reiniciando o HA.