Raspberry Pi 4 - Dúvidas

Bom dia grupo.

Tenho visto, em alguns tópicos, comentários de que o raspberry pi, às vezes trava causando todo tipo de problemas.

A minha instalação ainda é de testes, e estou usando um RPi 4 com boot via SSD, sem problemas (até o momento). A minha dúvida é sobre qual RPi estava sendo usado nessas mensagens sobre os problemas. Mais especificamente, um RPi 4, em teoria, aguenta o tranco ? Eu imagino que um computado pessoal, ou uma máquina mais potente seja melhor, mas o RPI 4 é inviável para um projeto sério ?

Já seria útil se os colegas pudessem dizer a configuração dos equipamentos no Home Assistant.

Tenho a mesma duvida, se alguém puder compartilhar a experiencia, obrigado

Depende de incontáveis variáveis, por isso nunca terá nada “fechado” nesse assunto.
Terá que fazer muitas escolhas sobre o custo e o benefício que você pretende manter, não só na compra mas na manutenção do aparelho.
Uso Raspberry Pi 4 com SSD e me atende perfeitamente. Pra colegas que tem várias câmeras, não atendeu.
Eu gosto por ser pequeno, uma arquitetura diferente de x86 e principalmente pelo baixo custo de consumo energético.
Quem quer algo mais parrudo, geralmente vai pra linha Intel NUC.
Outros preferem um mini PC, outros um notebook/computador que estava em casa parado.

Além disso, o que vc chama de “projeto sério” ?

1 curtida

Bom, realmente assim, do modo que coloquei, fica muito aberto a interpretação, mas vejamos: Projeto sério, no meu caso, será quando a instalação deixar de ser uma instalação para testes (podendo ter todo tipo de contratempo) e for colocada em uso na automação de minha casa, com algo em torno de 50 dispositivos (estimativa grosseira).

Você tocou no ponto de câmeras, ainda nem comecei a olhar esse ponto, que pode ter grande impacto na configuração. Bem lembrado, vou passar a olhar isso também.

Novamente entram muitas variáveis ( é sério, nao to falando pra sacanear, nem pra desestimular).
Eu passei a usar o RPi pq meu ponto inicial nao era nem o HA.
Então vamos lá:
Se está começando agora, invista tempo em projeto: o que vc pretende colocar, quais dispositivos já funcionam com HA (as vezes pega uma camera que já sabe q funciona, nao fica quebrando a cabeça), vai querer usar apenas wifi, wifi+zigbee+ wifi+zwave+zigbee, wifi+RF… Tudo influi na infra q vai precisar e nos custos.
Além disso, se ta construindo, tem a opçao de usar sensores por cabos, que sao mais baratos e mais confiáveis, enfim, tem milhares de coisas.

Se fosse hoje, sem prensar muito em orçamento e consumo de energia.
Partiria para um Intel NUC.
Na real, pegaria um usado e configuraria pra gastar menos energia. Isso vai te dar máquina pra bastante tempo.
Se for rodar num Raspberry PI 4, provavelmente vai buscar um SSD. Faz a conta de quanto sai o SSD e quanto sairia um NUC ou mesmo um mini computador usado. As vezes a diferença de preço é pequena e o benefício grande. Qualquer coisa me chama no telegram.

1 curtida

É o que tenho feito. Lendo muito e estudando muito, e fazendo uma instalação piloto no meu escritório. Vou indo a passos lentos e testando tudo antes de considerar como solução final.

Por enquanto vou usando apenas wi-fi, mas considero instalar alguns dispositivos zigbee, dependendo de disponibilidade para testes.

Obrigado pelas dicas. Se ficar num beco sem saídas eu grito por socorro.

Boa.
Manda ver.
No fórum tem muita coisa.
No fórum português e, claro, no oficial do HÁ também. Aproveite todo esse conteúdo.
Auxesso

1 curtida

Boa noite, não sei se esse é o tópico correto, mas foi o mais genérico que achei sobre Raspberry. Talvez seja básico, mas como fazer para que após uma queda de energia ele volte ligado?

Abs,

O meu já faz isso.
Não lembro de ter configurado nada pra isso acontecer.