Projeto com Wemos D1 mini + chip CD4066, porém com um touch ao invés de botão físico

Pessoal,
Eu estou seguindo o projeto do seguinte link: https://hassiohelp.eu/2019/10/29/trasformare-tutto-in-smart/ porém, um de meus acionamentos não é um botão e sim uma superfície metálica touch, onde ao tocá-la com a mão, aciona um comando.
A minha dúvida é: posso considerar o touch como um botão normal?
Se sim, como o touch somente tem um fio, qual seria o segundo (fazendo às vezes do dedo)? Seria o neutro?
Alguém poderia me dar uma luz, por favor?
Desde já, obrigado.

Oi @edersong,

O CD4066 permite colocar um interruptor controlável parallelo de um interruptor físico. Assim pode tomar controle a distância, tipo remotamente. Isso ainda não é smart, mas permite o uso smart. Acho legal este desenho para entender o ciruito integrado

Sensores táteils (touch) em geral não mandam “sinal” nem um, elas são apenas butões normais, sensores binários. Normalente eles tem 3.3V ou 5V, gnd e um output que no mais complicado dos casos pode ser configurado. O exemplo do TTP223 é

Agora depende muito de que você quer fazer, como é este aparealho que você quer integrar no Home Assitant. Os que eu encontrei até hoje deu para fazer com CD4066 e estas peças são tão baratas, não tem como perder muito mesmo.

1 curtida

Boa noite, só vi o tópico agora, sou novo por aqui.
Se você usar um esp32, ele tem quatro entradas toutch que são capacitivas, não precisam de contato elétrico, uma chapina de metal por baixo de uma superfície de plástico serve como contato, agora eu ainda não sei como programar no espHome, quando meu nível de conhecimento chegar lá, talvez eu possa explicar melhor de como usar isso.
espero ter contribuído, nem que seja com a idéia.

1 curtida