Projeto com Wemos D1 mini + chip CD4066, porém com um touch ao invés de botão físico

Pessoal,
Eu estou seguindo o projeto do seguinte link: https://hassiohelp.eu/2019/10/29/trasformare-tutto-in-smart/ porém, um de meus acionamentos não é um botão e sim uma superfície metálica touch, onde ao tocá-la com a mão, aciona um comando.
A minha dúvida é: posso considerar o touch como um botão normal?
Se sim, como o touch somente tem um fio, qual seria o segundo (fazendo às vezes do dedo)? Seria o neutro?
Alguém poderia me dar uma luz, por favor?
Desde já, obrigado.

Oi @edersong,

O CD4066 permite colocar um interruptor controlável parallelo de um interruptor físico. Assim pode tomar controle a distância, tipo remotamente. Isso ainda não é smart, mas permite o uso smart. Acho legal este desenho para entender o ciruito integrado

Sensores táteils (touch) em geral não mandam “sinal” nem um, elas são apenas butões normais, sensores binários. Normalente eles tem 3.3V ou 5V, gnd e um output que no mais complicado dos casos pode ser configurado. O exemplo do TTP223 é

Agora depende muito de que você quer fazer, como é este aparealho que você quer integrar no Home Assitant. Os que eu encontrei até hoje deu para fazer com CD4066 e estas peças são tão baratas, não tem como perder muito mesmo.