Preciso de uma ajuda em automação

Olá a todos vocês… Vou tentar esclarecer a condição que me encontro, não tenho formação em informática em iot e em nada relacionado a computação. Sou um cara que tenho um trabalho braçal e nem segundo grau eu tenho más sou louco por tecnologia e faço de tudo pra conseguir minhas coisas. Então estou precisando que alguém me ajude a fazer uma automação com o Home Assistant. Tenho uns sensores de temperatura e umidade do ar Dht11 que eu mesmo montei e me orgulho de ter conseguido isso só com pesquisas e leituras que fiz. Uso um Nodemcu Esp8266 com tasmota e faço a leitura dos sensores com o MQTT junto ao Home Assistant. Só preciso que alguém me ensine a fazer uma automação para ligar um ventilador quando a temperatura for acima de por exemplo 28°C. Tentei… Tentei e não consegui, realmente preciso de uma ajuda. Agradeço a todos.


Estes são os meus sensores de temperatura e umidade… uso uma saboneteira e a pinto de preto, assim baixo o custo e funciona bem.

2 curtidas

Já tentou usar o Node-red?
Acho que por ele deve conseguir de boa

2 curtidas

Oi @RenatoL,

Vc pode fazer de duas maneiras diferentes. Pra fazer “somente” o que vc tá pedindo, vai lá nas configurações, escolha automações, clica no “+” para adicionar uma nova automação. Daí em “trigger” (gatilho? Não uso meu HA em pt-br) escolha a opção numeric state, selecione o sensor de temperatura e em “above” coloque a temperatura que vc quer (28). Em actions escolha “call service”, “home-assistant.turn_on” e selecione o ventilador. Ta aí o resumo. Mas… não me entenda mal… automações são o “básico” do home-assistant. Sugiro que vc gaste um tempinho lendo a documentação para entender como funciona, já que vc conseguiu fazer coisas bem mais sofisticadas lendo :-).

A outra maneira bacana de resolver o mesmo problema é usar uma integração chamada “generic termostat”. Com ela vc cria um “termostato” virtual usando um sensor de temperatura qualquer e um switch/light/etc qualquer que tenha “on” e “off”. Eu uso aqui com um aquecedor “burro”. Se a temperatura do quarto for menor que X, o HA liga o switch do aquecedor, quando a temperatura chega em X o HA desliga e assim vai mantendo a temperatura do quarto constante. Essa integração funciona com ar condicionado/ventilador tb.

p.s. Muito boa ideia da saboneteira! Vou copiar :-). Se usar um silicone deve até ficar a prova d’agua!

1 curtida

Muito obrigado pela dica, vou pesquisar sobre.

Chegando em casa vou fazer como você descreveu. Meu muito obrigado mesmo!!

@RenatoL, como o @CLyra respondeu deve funcionar perfeitamente, recomendo adicionar uma condição pra essa automação somente acontecer quando vc estiver em casa, senão o ventilador vai ligar sem ninguem em casa e sua conta de luz vai aumentar sem necessidade.
existem algumas opções para automação baseada em localização a que utilizo é a integração com o aplicativo de celular Life360.

1 curtida

Desculpe te incomodar …mas na hora de gravar a automação aparece a observaçao …Message malformed: Entity ID is an invalid entity id for dictionary value @ data[‘trigger’][0][‘entity_id’] … e não grava . Alguma dica pra me ajudar?

Acho que aqui é o problema…

Muito obrigado por essa dica também. Fico muito agradecido pela sua atenção.

Isso é bem simples com o node-red! Da uma lida aqui e vai ver:

1 curtida

Lógica simples, se for 28 no termostato ligar o ventilador.

Com o node-red instalado, pega um node do “events: state” e dentro dele coloca em Entity ID o seu sensor, embaixo em “if state” (se o estado for) coloca o número 28 e clica em Done.

Depois pega um node “call service” (chamar serviço). Em “domain” vai achar o tipo do dispositivo que é o seu ventilador, em “service” vai escolher a ação, para ligar coloca em “turn_on” e em “Entity id” vai colocar o seu ventilador. Clique em Done.

Depois é só ligar os dois nodes (clica no quadrado, segura e solta em cima do outro quadrado) e clica em deploy.

Pronto, se o termostato for 28 vai ligar o ventilador.

1 curtida

Assim que chegar em casa vou fazer isso, meu muito obrigado mesmo!!

ué… vc tem que dizer qual “entidade” tem que ser ligada. Qual o nome da tomada onde o ventilador tá ligado? clica na setinha e escolhe o que que tem que ser ligado!
Ao contrário do que o outro colega recomendou, vc não precisa do node-red. O HA é mais que o suficiente para a maioria das automações. Claro que em algum momento vc pode querer fazer automações bastante sofisticadas que testam varias condições e fazem coisas diferentes de acordo com estas, daí sim o node-red, ou o appdaemon, facilitam bastante.

Olá

Podes meter o código ymal para ter esses gráficos?

Gostei imenso

1 curtida

Estou realmente tentando, más vou ter que parar por aqui no momento. Pode parecer que estou com azar, más não encaro assim. Não enchergo bem e o meu óculos crebou é sério quebrou… Vou pedir a vocês que tenham paciência comigo. Não consigo prosseguir NO MOMENTO… PORQUE JAMAI DESISTO… E Conto com vcs… Parei aqui…

1 curtida

Estou passando aqui pra dizer a todos vcs o quanto foram importantes pra mim este final de semana… Digo de coração… TODOS AQUI DO FÓRUM foram muito legais pra com minha pessoa. Resumindo estou muito feliz pois o Ventilador Ligou… Ligou assim que os 28 chegaram!!! Uma coisa extremamente simples más que aqui em casa fez uma Grande Diferença. Meu muito obrigado :+1:t2:

2 curtidas

Para os gráficos eu uso Grafana.