Obter último estado Sonoff DW2 após reinicio HA

Olá pessoal, boa noite.

Estou substituindo um sensor RF em uma porta minha por um DW2.

No RF, eu possuo uma rule no tasmota que me permite saber o último estado do sensor, mesmo após o reinicio do HA, que eu programo para ser feito todos os dias. Ele roda numa VM e o servidor faz o reinício programado diário.

Existe alguma maneira de conseguir obter este último estado? Porque senão fica unavaiable até ele conectar novamente na rede wi-fi, ou alguém abrir a porta. Lembrando que ele está na integração Sonoff Lan.

Abraços,

Guga Carvalho

Oi,

Ficar rebootando o HA não me parece uma boa ideia, mas sim um jeito de mascarar outros problemas! Mas supondo que isso seja inevitável, o que dá pra fazer é o seguinte: 1) uma automação para salvar o estado do sonoff toda vez que ele mudar. Vc pode jogar esse valor em um tópico do MQTT ou usar a integração custom variable[1]; 2) outra automação a ser disparada quando o HA inicia, que leia esse valor e use o python_script.set_state[2] para setar o estado.

[1] GitHub - rogro82/hass-variables: Home Assistant variables component
[2] Home Assistant script to set an entity's state, used with the IKEA Tradfri remote control. · GitHub

Olá boa noite.

Minha intenção de tentar obter o estado do sensor de maneira mais rápida, é somente pelo fato de não ter de ficar aguardando com eles parecendo unavaiable.

Tentei algumas formas através de template e sql no sensors.yaml, mas não obtive sucesso.

Mas também posso conviver com o intervalo de atualização destes sensores pela própria cloud da Sonoff, que varia em torno de 30 a 60 minutos. As vezes antes, porém não existe uma regra. É o problema que este sensor só funciona exclusivamente em cloud.

Quanto ao reinício do servidor, isso foi uma tarefa que eu passei a atribuir desde que migrei o HA para uma VM em 2018. Dessa maneira evito que o Windows resolva por conta própria instalar e reiniciar a máquina em algum momento inoportuno. Ou no caso de a VM ou qualquer outra coisa, por algum motivo travar, e eu estiver viajando, existe uma chance de no reboot as coisas voltarem ao normal.

Agradeço a ajuda.

Att.

Guga