NOVO Sonoff NSPanel (temperatura e umidade)

Efetuei a aquisição de dois paineis NS da Sonoff.

Ao adicionar os mesmos no HA vi que cada um deles apresenta 4 entidade
switch.sonoff_xxxxxxxxxx_1
switch.sonoff_xxxxxxxxxx_2
switch.sonoff_xxxxxxxxxx_3
switch.sonoff_xxxxxxxxxx_4

Os terminados em 1 e 2 são os botões físicos do aparelho, agora os terminados 3 e 4 eu não identifiquei.
Este equipamento tem sensor de temperatura embutido, pode ser um deles, porem eu não consegui fazer a leitura.

Se alguém puder ajudar, agradeço.

1 curtida

Ola os dois primeiros não são os botões, são os reles. Os outros dois até onde eu consegui achar informação ninguém sabe o que faz.

É isso mesmo, os dois primeiros OK, os demais é que são o mistério.
Até agora só encontrei ele 100% funcional no HA com firmware para ESPHome.

Dois são relés, dois são os botões (até onde consegui mapear) mas preciso estudar melhor

O alexxit parece estar trabalhando pra colocar ele no sonofflan, mas acho que o melhor seja flashear com esphome msm

Qual a integração está usando? Eu uso o SonoffLan e para mim não foi reconhecido.

Ele não é reconhecido mesmo.
A principio para poder usar ele no HA tem que mudar el para esphome.
Ai sim, ele não só vai poder controlar pelo HA como vai poder fazer uma infinidade de coisas a mais.

Reparei que nos atributos de todas as 4 entidades atribuidas ao NSPanel ele aparece as informações de temperatura e umidade.

Alguém sabe se é possível usar estas informações no HA?

Sim, vc pode criar um template pra pegar essas informações!
Como nesse exemplo:

Em sensor no configuration.yaml

- platform: template
    sensors:
      temperaturansp:
        friendly_name: temperaturansp
        unit_of_measurement: '°'
        value_template: "{{ state_attr('switch.nspanel', 'temperature') }}"

Nesse caso ele vai pegar o valor de temperature do switch e criar um sensor novo!

1 curtida

Desculpe poderia me ajudar mais expecificamente onde devo criar isso que me indicou?
Pois adicionei via File editor, no arquivo: /config/configuration.yaml e ele me apresenta o seguinte erro: “end of the stream or a document separator is expected at line 29, column 1: - platform: template”.

Obrigado.

É em sensor, tudo oq vc for criar de sensores no Home Assistant fica em sensor: no configuration.yaml, mas não precisa repetir o sensor:, é só necessário um só e tudo vai nele.

sensor:
  - platform: template
    sensors:
      temperaturansp:
        friendly_name: temperaturansp
        unit_of_measurement: '°'
        value_template: "{{ state_attr('switch.nspanel', 'temperature') }}"
  - platform: template
    sensors:
      umidadensp:
        friendly_name: umidadensp
        unit_of_measurement: '%'
        value_template: "{{ state_attr('switch.nspanel', 'humidity') }}"
1 curtida

Muito obrigado.
Agora com sua ajuda eu consegui fazer.
A temperatura está funcionando OK
Apenas a umidade que fica sempre em 50%, más isso é culpa do NSPanel que manda sempre esse valor.
Vou ver a placa dele se consigo adicionar o sensor de umidade. Se funcionar posto aqui. :+1:t2:

1 curtida

Vc usa o addon da própria eWelink?
No meu não consigo encontrar o danado, fica só mostrando que é incompatível com a web:

image

Esquece esse add-on da ewelink, ele é uma bosta!
Coloca o SonoffLan que resolve!

Entendi, já ouvi falar mesmo. Mas essa parada de criar uma segunda conta, compartilhar os dispositivos me deu uma descrença… Por isso nunca tentei, mas parece que enfim chegou o dia.
Curiosidades a parte, não sei se cabe nesse tópico, mas alguém por aqui conseguiu usar de uma forma interessante aquele termostato? Achei ele tão tosco, ficar ligando e desligando um módulo rele, imaginei como seria maravilhoso capturar os valores que estão lá (liga/desligado, temperatura setada,…) e controlar um ar condicionado pelo Home Assistant ou IFTTT. E principalmente tirar a obrigação de ter um módulo associado a ele para funcionar.

Eu uso ele ligado em um aquecedor de ambiente fixo na parede.
Funciona muito bem, quando deixo o termostato ligado ele controla corretamente a temperatura do ambiente.

Olá, recentemente instalei tasmota em um nspanel, notei que a temperatura interna está com muita diferença da temperatura real, alguém saberia como calibrar ou incrementar um valor para ela ser exibida corretamente?

Segue arquivo de configuração, teria alguma variável que pudesse incrementar o valor da diferença, assim tendo a temperatura correta.

https://github.com/blakadder/nspanel/blob/main/nspanel.be

Optei por instalar esphome e fazer todo layout do zero no nextion.

Pessoal, só pra atualizar a postagem, atualmente o NSPanel está no firmware 1.3.1 e a integração sonoff lan encontra 6 Entidades.
uma entidade pra cada botão/relé do NSpanel
uma entidade que liga ou desliga os dois relés juntos
uma entidade de termperatura externa (pega informação do tempo da sua localidade)
uma entidade de temperatura local, onde o nspanel está instalado
um entidade de termostato.

1 curtida