Nodes de Tempo! Time Range e Delay! Aprenda a usar! Tutorial básico!

Existem nodes de tempo que tem funções que podem te ajudar a montar suas automações!
Os nodes time range e delay são importantes para a elaboração de automações, conhece-los é essencial!

O node time range é um node de Condição!

No node time range você limita um tempo para o node permitir a passagem do payload da automação, dando andamento a automação.

1

No node time range é essencial preencher a latitude e a longitude, é com a sua localização no mundo que o node sabe os horários e pode aplicar corretamente. Sem essas informações o node não funciona.

Aqui temos as opções:

Start time - tempo de início
Start time offset - diferença de tempo de início (ainda não utilizei)
End time - fim do tempo
End time offset - diferença de fim de tempo (ainda não utilizei)

Dica: geralmente eu só preencho o inicio e fim do tempo. É dentre esse tempo que o node vai permitir que a automação aconteça.

Um exemplo de automação com o node time range:

Lógica: Quando houver movimento no sensor da área se for dentre 17:50 da tarde e 05:30 da manhã as luzes da área vão ser ligadas.

exemplo2

Com o node delay o node segura a automação e só a libera depois do tempo de espera que configuramos.

4

Em Action temos a opção Delay each message (delay por cada mensagem) e temos opções de fixed delay (delay fixo), random delay (delay aleatório) e substituir o atraso com msg.delay.

Em delay fixed podemos escolher o tempo de espera fixo que o node vai segurar a automação. Podemos escolher entre milissegundos, segundos, minutos, horas e dias.

Em random delay podemos escolher um delay aleatório, um tempo de espera aleatório.

Em override delay with msg.delay substituímos o delay com msg.delay. (ainda não utilizei)

Em Action temos a opção Rate Limit (taxa limite) e temos as opções all messages (todas as mensagens) e for each msg.topic (para cada msg.topic).

Em All messages podemos limitar a quantidade de mensagens por um tempo que o node deixa passar e marcando (com essa configuração o node controla a passagem de mensagens pelo tempo configurado) a opção “drop intermediate messages” o node só aceita uma mensagem durante o tempo estipulado e ignora o recebimento de outras.

Em “para cada msg.topic” a limitação de taxa pode ser aplicada a todas as mensagens ou agrupá-las de acordo com seu valor de msg.topic. Ao agrupar, as mensagens intermediárias são eliminadas automaticamente. A cada intervalo de tempo, o node pode liberar a mensagem mais recente para todos os tópicos ou liberar a mensagem mais recente para o próximo tópico.

Um exemplo de automação com o node delay:

Lógica: Quando a porta for aberta e o sensor de porta for aberto as luzes são ligadas e após 2 minutos as luzes são apagadas.

Espero ter ajudado, um abraço!

Quer conhecer mais um node de condição? Da uma lida aqui: