Nodes de Tempo! Time Range e Delay! Aprenda a usar! Tutorial básico!

Existem nodes de tempo que tem funções que podem te ajudar a montar suas automações!
Os nodes time range e delay são importantes para a elaboração de automações, conhece-los é essencial!

O node time range é um node de Condição!

No node time range você limita um tempo para o node permitir a passagem do payload da automação, dando andamento a automação.

1

No node time range é essencial preencher a latitude e a longitude, é com a sua localização no mundo que o node sabe os horários e pode aplicar corretamente. Sem essas informações o node não funciona.

Aqui temos as opções:

Start time - tempo de início
Start time offset - diferença de tempo de início (ainda não utilizei)
End time - fim do tempo
End time offset - diferença de fim de tempo (ainda não utilizei)

Dica: geralmente eu só preencho o inicio e fim do tempo. É dentre esse tempo que o node vai permitir que a automação aconteça.

Sabemos que cada dia é diferente do outro em relação a horários e a hora do por do sol por exemplo muda conforme as estações do ano também por isso podemos preencher usando a hora dentre 00:00 e 23:59 , uma hora de 24 horas ou podemos usar momentos específicos do dia:

sunrise - nascer do sol (a borda superior do sol aparece no horizonte)
sunriseEnd - fim do nascer do sol (a borda inferior do sol toca o horizonte)
goldenHourEnd - hora “dourada” da manhã termina (com luz suave, melhor hora para a fotografia)
solarNoon - sol do meio-dia (o sol está na posição mais alta)
goldenHour - hora “dourada” da noite começa
sunsetStart - começa o pôr do sol (a borda inferior do sol toca o horizonte)
sunset - termina o pôr do sol (o sol desaparece abaixo do horizonte, começa o crepúsculo civil)
dusk - crepúsculo (começa o crepúsculo náutico da noite)
nauticalDusk - crepúsculo náutico (início do crepúsculo astronômico da noite)
night - começa a noite (escuro o suficiente para observações astronômicas)
nadir - nadir (momento mais escuro da noite, o sol está na posição mais baixa)
nightends - termina a noite (começa o crepúsculo astronômico da manhã)
nauticalDawn - amanhecer nautico (amanhecer náutico começa o crepúsculo)
dawn - madrugada (termina o crepúsculo náutico da manhã, começa o crepúsculo civil da manhã)

É só escrever o momento do dia que automaticamente a automação acontece.

Um exemplo de automação com o node time range:

Lógica: Quando houver movimento no sensor da área se for dentre 17:50 da tarde e 05:30 da manhã as luzes da área vão ser ligadas.

exemplo2

Com o node delay o node segura a automação e só a libera depois do tempo de espera que configuramos.

4

Em Action temos a opção Delay each message (delay por cada mensagem) e temos opções de fixed delay (delay fixo), random delay (delay aleatório) e substituir o atraso com msg.delay.

Em delay fixed podemos escolher o tempo de espera fixo que o node vai segurar a automação. Podemos escolher entre milissegundos, segundos, minutos, horas e dias.

Em random delay podemos escolher um delay aleatório, um tempo de espera aleatório.

Em override delay with msg.delay substituímos o delay com msg.delay. (ainda não utilizei)

Em Action temos a opção Rate Limit (taxa limite) e temos as opções all messages (todas as mensagens) e for each msg.topic (para cada msg.topic).

Em All messages podemos limitar a quantidade de mensagens por um tempo que o node deixa passar e marcando (com essa configuração o node controla a passagem de mensagens pelo tempo configurado) a opção “drop intermediate messages” o node só aceita uma mensagem durante o tempo estipulado e ignora o recebimento de outras.

Em “para cada msg.topic” a limitação de taxa pode ser aplicada a todas as mensagens ou agrupá-las de acordo com seu valor de msg.topic. Ao agrupar, as mensagens intermediárias são eliminadas automaticamente. A cada intervalo de tempo, o node pode liberar a mensagem mais recente para todos os tópicos ou liberar a mensagem mais recente para o próximo tópico.

Um exemplo de automação com o node delay:

Lógica: Quando a porta for aberta e o sensor de porta for aberto as luzes são ligadas e após 2 minutos as luzes são apagadas.

Espero ter ajudado, um abraço!

Vídeo:

Quer conhecer mais um node de condição? Da uma lida aqui:

3 Likes

Completei o tutorial com novas informações sobre os momentos do dia que podemos utilizar também para preencher o node time range e criar automações!

Leandro, estou seguindo seu exemplo para ligar um Sonoff Th16 a um dispositivo. A automação está funcionando normalmente mas não funciona quando eu tento utilizar o Time Range. Por exemplo, eu quero que o dispositivo ligue todos os dias as 23h00 e desligue as 5h00, se a temperatura do dispositivo estier menor ou igual a 30C, a automação está ignorando esta parte do horário.

1 Like

Aperta Deploy no canto direito em cima, se está com a bolinha azul é pq não deu Deploy. Só vai funcionar se a temperatura for maior que 30°, se ela não for não vai funcionar.
Coloca aqui o que configurou dentro dos nodes, não adianta só colocar o fluxo… não tenho como saber como configurou…

1 Like

pelo que eu consegui identificar aqui, sua automação está apenas ligando o dispositivo quando a temperatura for maior que 30 graus e estiver dentro do horário programado.
Esse horário que você programou significa que a automação só vai acontecer quando o sensor informar 30 graus e estiver dentro do range de horário que você programou.
Você não disse o que não está funcionando mas acredito que seja a parte de desligar o dispositivo.
Na sua lógica falta um ponto para desligar o dispositivo.
Ao meu ver, ou você coloca uma automação que desligue sempre as 05:00 ou então, num fluxo mais complexo, checar o status do switch e quando ele estiver “on” mandar para um outro node de time range entre 04:59 e 05:00 mandar o comando “off”.

2 Likes

Posso usar tanto o delay quanto o stoptimer para “segurar” o avanço do fluxo, os dois estão corretos ou é recomendado o delay?

Outra pergunta, ainda estou aprendendo, tem algum node de condição que além de horário, eu consiga escolher o dia da semana? (seg, ter, qua, etc)??

Não tem isso de correto, o importante é funcionar a automação.

Segue o node pra fazer agendamento de horários:

1 Like

Entendi, obrigado Leandro. Aproveitando, outra pergunta que estou me batendo pra achar.

Estou com aquela automação de quando ele receber uma notificação no celular, avisar na Alexa, porem se eu recebo 5 notificações seguidas, a Alexa avisa 5 vezes. Estou procurando algo que compare o tempo da última notificação, por exemplo: se a hora atual menos 10 minutos for maior que a hora da última notificação, ele continua o fluxo. Algo nesse sentido, um intervalo de 10 minutos entre uma notificação e outra, mesmo que tenham várias notificações nesse intervalo, elas serão descartadas.

Acho que ficou claro né? ehehehehehe

Com o Delay vc faz isso, da uma lida ali em cima…

1 Like

Consegui fazer, obrigado leandro!!